Necesidade de baixar pH?


Recommended Posts

Boas.

 

No meu aquário de 200l tenho tido um pH constante de 7.4 até hoje, sendo que verifiquei ter havido variação para cima (tenho os testes da Nutrafin que apenas vão até 7.6, tendo obtido o máximo).

Acontece que neste aquário tenho:

2 labeos

3 escalares (vou adicionar mais 3 no próximo fds que me vão ser oferecidos)

6 gouramis

2 ancistrus

1 synodontis

1 pseudomistus siamensis

2 botias palhaço

1 enguia

1 faca

 

A questão é que preferia ter a água estabilizada entre os 7.2 e os 7.4. A minha questão é, caso realmente haja necessidade de baixar o pH, como o fazer sem ter de recorrer à aquisição de produtos quimicos? Estiver a ver no fórum e há quem comente a adição de vinagre ou ácido fosfórico, sendo que este último pode levar à criação de algas.

 

De referir que tenho turfa no filtro (externo), dKH a 2 (constante), e uma variação do NO3 de 15 para 50 em apenas 4 dias. O NO2 está a 0.

Tenho apenas troncos no aquário, tendo preferido não utilizar rochas.

Tenho duas lâmpadas, uma branca e uma azul e bastantes plantas. Verifiquei que algumas das folhas antigas estão a morrer, mas a maior parte das plantas tem rebentos, portanto penso que se estejam a desenvolver. As folhas mortas têm sido retiradas.

Há coisa de 1h atrás efectuei TPA de 26l com água da torneira, sendo que a mesma tem pH 7.0.

 

Que me dizem?

Editado por DarkRequiem
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

o KH inferior a 3-4º NÃO estabiliza o pH. Com 2º é natural que o pH varie.

Experimenta 1 colher de chá de bicarbonato de sódio por 50 litros para aumentar 40 KH.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

o KH inferior a 3-4º NÃO estabiliza o pH. Com 2º é natural que o pH varie.

Experimenta 1 colher de chá de bicarbonato de sódio por 50 litros para aumentar 40 KH.

Cumps.

 

 

Boas.

 

Mas olha lá, assim vou aumentar o pH também, certo? E eu queria mesmo era diminui-lo, caso haja essa necessidade.

Haverá outra forma de aumentar o KH sem aumentar o pH? Até porque pelo que li, quanto maior for o pH, maior a quantidade de NO3, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.