Psicadelic Publicado Agosto 5, 2008 Publicado Agosto 5, 2008 (editado) Boas pessoal, já tenho o meu aquário a uns 6 meses, resolvi agora começar a dar mais atenção a fertilização pois tenho montes de plantas e não tenho substracto logo tenho que ter fertilização liquida. As caracteristicas do Aquario são: Tamanho: 100 x 40 x 50 Iluminação: 4 x 30 W CO2: Botija PH: 6.6 - 6.8 PO4: 0 Fertilizo com tropica uma tampa por dia. Comprei hoje o testes de PO4 e reparei que deu 0, qual o valor normal para o meu aquário? e onde posso adquirir P04? e já agora qual a quantidade que devo adicionar todos os dias ?? Quais são os proximos passos que devo fazer ? Que mais testes devo comprar ? Agradecia uma ajudinha !!! Editado Agosto 6, 2008 por Psicadelic
João Teixeira Publicado: Agosto 5, 2008 Publicado: Agosto 5, 2008 Boas os valores aceitaveis serão estes : K - Potássio 20 até 30 ppm NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm Mg - Magnésio 45 até 50 ppm Consegues encontrar os testes em qualquer loja ou entrares numa encomenda em grupo para os comprares mais baratos.
Psicadelic Publicado: Agosto 5, 2008 Autor Publicado: Agosto 5, 2008 Boas os valores aceitaveis serão estes : K - Potássio 20 até 30 ppm NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm Mg - Magnésio 45 até 50 ppm Consegues encontrar os testes em qualquer loja ou entrares numa encomenda em grupo para os comprares mais baratos. Desses tedos ja tenho o PO4, qual será o proximo adquirir mais importante ?? Em relação ao PO4 onde posso comprar para adicionar ?? Abraço
Broa Publicado: Agosto 6, 2008 Publicado: Agosto 6, 2008 Desses tedos ja tenho o PO4, qual será o proximo adquirir mais importante ??Em relação ao PO4 onde posso comprar para adicionar ?? Abraço Boas, Não é que seja a pessoa mais indicada para te responder a questões sobre plantados, pois embora já tenha aquario á muitos anos, só á poucos meses comecei a sério... Mas deverias comprar o de NO3 - Nitratos e assim já ficavas a saber se necessitavas de comprar fertilizante de PO4 e NO3, pois de FE-Ferro e K-Potássio irás ter de comprar de certeza pois a nossa água da torneira não os tem em quantidade suficiente. No meu caso, e ainda não percebi muito bem o porquê, os níveis de PO4 e NO3 estão sempre elevados, embora faça TPA´s de 2 em 2 dias e tenha uma quantidade razoável de plantas para os consumir, mas desconfio que seja do substrato. Bem, espero ter ajudado... Cumprimentos João Sousa
rui kid Publicado: Agosto 6, 2008 Publicado: Agosto 6, 2008 Boas, O ideal é fazeres a fertilização toda em separado e de preferência diáriamente. Podes comprar os fertilizantes em muitas farmácias ou na HA (patrocinador do forum). Para começares a entrar no esquema aconselho-te a ler este tópico que me ilucidou em várias questões. Se continuares com dúvidas é só ir dizendo.
krypticall Publicado: Agosto 7, 2008 Publicado: Agosto 7, 2008 No meu caso, e ainda não percebi muito bem o porquê, os níveis de PO4 e NO3 estão sempre elevados, embora faça TPA´s de 2 em 2 dias e tenha uma quantidade razoável de plantas para os consumir, mas desconfio que seja do substrato. boas Nao será antes excesso de populaçao no aquario e derivado a alimentaçao que usas ( discos ) ??
Godlike Publicado: Agosto 7, 2008 Publicado: Agosto 7, 2008 (editado) No meu caso, e ainda não percebi muito bem o porquê, os níveis de PO4 e NO3 estão sempre elevados, embora faça TPA´s de 2 em 2 dias e tenha uma quantidade razoável de plantas para os consumir, mas desconfio que seja do substrato. Boas, de certeza que é discus que manténs no aquario... Se for discus, os nitratos ficam sempre elevados e as plantas não dão conta do recado. Através das TPA consegues baixar o valor mas atenção que a fazeres a sinfonagem tens de aspirar o areão o melhor possivel... pois os nitratos encontram-se em maior concentração junto do areão... Fosfátos são derivados das comidas que dás, senão estou em erro as papas e comida congelada são o que libertam mais fosfatos na coluna de água... Nessas situações acho que o melhor é optares por meter resinas nos filtros... não para eliminar por completo mas sim para reduzir os ppm.. Boas, em posts anteriores tens os valores recomendados para manter um plantado saudável.. Em relação aos testes compra assim que possivel o teste de NO3. A fauna que manténs no aquario é muito importante, pois os nitratos são resultantes dos excrementos dos peixes, ou seja, se tiveres peixes que façam muita porcaria (ex:discus) logo os nitratos vão ser altos, mas se tiveres guppys numa quantidade razoável possivelmente os nitratos vão ser praticamente nulos.. A adição de potassio é essencial para ajudar as plantas a consumirem os outros macro nutrientes PO4 e NO3. os micro nutrientes tb são necessários (qualquer fertilizante de micro nutrientes serve e basta seguir as indicações recomendadas) CO2+boa iluminação ajuda bastante na coloração e crescimento das plantas de forma saudável. Ferro é importante também mas aconselho uma adição em pequena escala, muito importante para um crescimento saudável e também promove boas colorações nas plantas vermelhas, este ultimo que referi em excesso na coluna de água provoca muitas algas.. CUMPS Editado Agosto 7, 2008 por Godlike Cumps
Jorge Gonçalves Publicado: Agosto 7, 2008 Publicado: Agosto 7, 2008 Boas, Desses tedos ja tenho o PO4, qual será o proximo adquirir mais importante ??Em relação ao PO4 onde posso comprar para adicionar ?? Apenas para complementar o que foi dito... não vale a pena andares à procura de testes de K (Potássio) pois não vais encontrar. Testes de NO3, PO4 e Fe são bastante importantes para conseguires saber as quantidades de fertilizantes que deves adicionar ao aquário. Os fertilizantes podes comprar em pó em farmácias (em determinadas zonas do país não é fácil de encontrar) ou encomendar na Horizonte Aquático e fazes as misturas em casa. Também podes optar pelos fertilizantes líquidos de marca, por exemplo, Seachem, que tem uma boa relação preço/qualidade e tem os vários nutrientes separados. Invert Farm... Os meus aquários de invertebrados
danieldani Publicado: Agosto 10, 2008 Publicado: Agosto 10, 2008 Boas, Apenas para complementar o que foi dito... não vale a pena andares à procura de testes de K (Potássio) pois não vais encontrar. Testes de NO3, PO4 e Fe são bastante importantes para conseguires saber as quantidades de fertilizantes que deves adicionar ao aquário. Os fertilizantes podes comprar em pó em farmácias (em determinadas zonas do país não é fácil de encontrar) ou encomendar na Horizonte Aquático e fazes as misturas em casa. Também podes optar pelos fertilizantes líquidos de marca, por exemplo, Seachem, que tem uma boa relação preço/qualidade e tem os vários nutrientes separados. Boas!! Nas farmacias como peço o potassio e o ferro?? E que quantidades devo utilizar?? Eu comprei à tempos sulfato de magnesio e disseram-me para meter uma colher de sopa por cada 100l de agua semanalmente... estara correcto?? Para não arriscar comprei o plant nutrition liquid da Trópica (micronutrientes) e tb o Florin - K (potassio) Falta-me portanto o ferro. certo??
Godlike Publicado: Agosto 10, 2008 Publicado: Agosto 10, 2008 Boas!! Nas farmacias como peço o potassio e o ferro?? E que quantidades devo utilizar?? Eu comprei à tempos sulfato de magnesio e disseram-me para meter uma colher de sopa por cada 100l de agua semanalmente... estara correcto?? Para não arriscar comprei o plant nutrition liquid da Trópica (micronutrientes) e tb o Florin - K (potassio) Falta-me portanto o ferro. certo?? Boas o fertilizante de ferro podes comprar também da seachem.. Cumps
danieldani Publicado: Agosto 11, 2008 Publicado: Agosto 11, 2008 Boas o fertilizante de ferro podes comprar também da seachem.. Oki oki!! Vou ver isso então! Obrigado
Psicadelic Publicado: Agosto 11, 2008 Autor Publicado: Agosto 11, 2008 Boas pessoal, comprei Tropica com fosfatos e comprei o teste de NO3 então ca vai: PO4 = 0 N03 = 10 PH = 6.8 - 7 Estou a fertilizar com 5 ml de Tropica desde 6ª Feira, mesmo assim ainda não tive melhoramentos. Já a muito tempo que não faço um TPA pois de 2 em 2 semanas adiciono cerca de 5 a 10 litros de agua pois há muita agua no aquario que me evapora. Estou é a ficar com algumas Algas no aquario. Vou esperar mais alguns dias a ver se os Fosfatos recuperam, tenho todas as plantas com montes de raizes.
Recommended Posts