Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas pessoal, já tenho o meu aquário a uns 6 meses, resolvi agora começar a dar mais atenção a fertilização pois tenho montes de plantas e não tenho substracto logo tenho que ter fertilização liquida.

pict5114gx2.th.jpg

As caracteristicas do Aquario são:

Tamanho: 100 x 40 x 50

Iluminação: 4 x 30 W

CO2: Botija

PH: 6.6 - 6.8

PO4: 0

Fertilizo com tropica uma tampa por dia.

Comprei hoje o testes de PO4 e reparei que deu 0, qual o valor normal para o meu aquário? e onde posso adquirir P04? e já agora qual a quantidade que devo adicionar todos os dias ??

Quais são os proximos passos que devo fazer ? Que mais testes devo comprar ?

Agradecia uma ajudinha !!!

Editado por Psicadelic
Publicado:

Boas os valores aceitaveis serão estes :

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

Consegues encontrar os testes em qualquer loja ou entrares numa encomenda em grupo para os comprares mais baratos.

Publicado:
  Jota-T disse:
Boas os valores aceitaveis serão estes :

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

Consegues encontrar os testes em qualquer loja ou entrares numa encomenda em grupo para os comprares mais baratos.

Desses tedos ja tenho o PO4, qual será o proximo adquirir mais importante ??

Em relação ao PO4 onde posso comprar para adicionar ??

Abraço

Publicado:
  Psicadelic disse:

Abraço

Boas,

Não é que seja a pessoa mais indicada para te responder a questões sobre plantados, pois embora já tenha aquario á muitos anos, só á poucos meses comecei a sério...

Mas deverias comprar o de NO3 - Nitratos e assim já ficavas a saber se necessitavas de comprar fertilizante de PO4 e NO3, pois de FE-Ferro e K-Potássio irás ter de comprar de certeza pois a nossa água da torneira não os tem em quantidade suficiente.

No meu caso, e ainda não percebi muito bem o porquê, os níveis de PO4 e NO3 estão sempre elevados, embora faça TPA´s de 2 em 2 dias e tenha uma quantidade razoável de plantas para os consumir, mas desconfio que seja do substrato.

Bem, espero ter ajudado...

Cumprimentos

João Sousa

Publicado:

Boas,

O ideal é fazeres a fertilização toda em separado e de preferência diáriamente. Podes comprar os fertilizantes em muitas farmácias ou na HA (patrocinador do forum).

Para começares a entrar no esquema aconselho-te a ler este tópico que me ilucidou em várias questões.

Se continuares com dúvidas é só ir dizendo.

Publicado:
  Broa disse:
No meu caso, e ainda não percebi muito bem o porquê, os níveis de PO4 e NO3 estão sempre elevados, embora faça TPA´s de 2 em 2 dias e tenha uma quantidade razoável de plantas para os consumir, mas desconfio que seja do substrato.

boas

Nao será antes excesso de populaçao no aquario e derivado a alimentaçao que usas ( discos ) ??

Publicado: (editado)
  Broa disse:

Boas, de certeza que é discus que manténs no aquario... Se for discus, os nitratos ficam sempre elevados e as plantas não dão conta do recado.

Através das TPA consegues baixar o valor mas atenção que a fazeres a sinfonagem tens de aspirar o areão o melhor possivel... pois os nitratos encontram-se em maior concentração junto do areão...

Fosfátos são derivados das comidas que dás, senão estou em erro as papas e comida congelada são o que libertam mais fosfatos na coluna de água...

Nessas situações acho que o melhor é optares por meter resinas nos filtros... não para eliminar por completo mas sim para reduzir os ppm..

Psicadelic disse:

Boas, em posts anteriores tens os valores recomendados para manter um plantado saudável..

Em relação aos testes compra assim que possivel o teste de NO3.

A fauna que manténs no aquario é muito importante, pois os nitratos são resultantes dos excrementos dos peixes, ou seja, se tiveres peixes que façam muita porcaria (ex:discus) logo os nitratos vão ser altos, mas se tiveres guppys numa quantidade razoável possivelmente os nitratos vão ser praticamente nulos..

A adição de potassio é essencial para ajudar as plantas a consumirem os outros macro nutrientes PO4 e NO3.

os micro nutrientes tb são necessários (qualquer fertilizante de micro nutrientes serve e basta seguir as indicações recomendadas)

CO2+boa iluminação ajuda bastante na coloração e crescimento das plantas de forma saudável.

Ferro é importante também mas aconselho uma adição em pequena escala, muito importante para um crescimento saudável e também promove boas colorações nas plantas vermelhas, este ultimo que referi em excesso na coluna de água provoca muitas algas..

CUMPS

Editado por Godlike

Cumps

Publicado:

Boas,

Psicadelic disse:

Apenas para complementar o que foi dito... não vale a pena andares à procura de testes de K (Potássio) pois não vais encontrar. Testes de NO3, PO4 e Fe são bastante importantes para conseguires saber as quantidades de fertilizantes que deves adicionar ao aquário.

Os fertilizantes podes comprar em pó em farmácias (em determinadas zonas do país não é fácil de encontrar) ou encomendar na Horizonte Aquático e fazes as misturas em casa. Também podes optar pelos fertilizantes líquidos de marca, por exemplo, Seachem, que tem uma boa relação preço/qualidade e tem os vários nutrientes separados.

Publicado:
  Jorge Goncalves disse:
Boas,

Apenas para complementar o que foi dito... não vale a pena andares à procura de testes de K (Potássio) pois não vais encontrar. Testes de NO3, PO4 e Fe são bastante importantes para conseguires saber as quantidades de fertilizantes que deves adicionar ao aquário.

Os fertilizantes podes comprar em pó em farmácias (em determinadas zonas do país não é fácil de encontrar) ou encomendar na Horizonte Aquático e fazes as misturas em casa. Também podes optar pelos fertilizantes líquidos de marca, por exemplo, Seachem, que tem uma boa relação preço/qualidade e tem os vários nutrientes separados.

Boas!! Nas farmacias como peço o potassio e o ferro?? E que quantidades devo utilizar?? Eu comprei à tempos sulfato de magnesio e disseram-me para meter uma colher de sopa por cada 100l de agua semanalmente... estara correcto?? Para não arriscar comprei o plant nutrition liquid da Trópica (micronutrientes) e tb o Florin - K (potassio) Falta-me portanto o ferro. certo??

Publicado:
  danieldani disse:
Boas!! Nas farmacias como peço o potassio e o ferro?? E que quantidades devo utilizar?? Eu comprei à tempos sulfato de magnesio e disseram-me para meter uma colher de sopa por cada 100l de agua semanalmente... estara correcto?? Para não arriscar comprei o plant nutrition liquid da Trópica (micronutrientes) e tb o Florin - K (potassio) Falta-me portanto o ferro. certo??

Boas o fertilizante de ferro podes comprar também da seachem..

Cumps

Publicado:

Boas pessoal, comprei Tropica com fosfatos e comprei o teste de NO3 então ca vai:

PO4 = 0

N03 = 10

PH = 6.8 - 7

Estou a fertilizar com 5 ml de Tropica desde 6ª Feira, mesmo assim ainda não tive melhoramentos.

Já a muito tempo que não faço um TPA pois de 2 em 2 semanas adiciono cerca de 5 a 10 litros de agua pois há muita agua no aquario que me evapora.

Estou é a ficar com algumas Algas no aquario.

Vou esperar mais alguns dias a ver se os Fosfatos recuperam, tenho todas as plantas com montes de raizes.