theeyes Publicado Agosto 4, 2008 Publicado Agosto 4, 2008 (editado) Boas tarde malta, nasceram hoje a minha primeira cria de alvins de escalares, e de depois de ler muito sobre isso surgiu-me uma duvida de ultima hora em relação á atermia , tem mesmo de ser atermia recém nascida ou pode ser atermia seca já porta a utilizar, eu comprei seca pronta a utilizar será que dá para alimentar os meus escalares recém nascidos ou eles não se vão alimentar e vão acabar por morrer?? Aquele abraço: Theeyes Editado Agosto 18, 2008 por theeyes
José Garcia Publicado: Agosto 4, 2008 Publicado: Agosto 4, 2008 Boas tarde malta, nasceram hoje a minha primeira cria de alvins de escalares, e de depois de ler muito sobre isso surgiu-me uma duvida de ultima hora em relação á atermia , tem mesmo de ser atermia recém nascida ou pode ser atermia seca já porta a utilizar, eu comprei seca pronta a utilizar será que dá para alimentar os meus escalares recém nascidos ou eles não se vão alimentar e vão acabar por morrer?? Aquele abraço: Theeyes Boas tem que ser artémia recém eclodida. P.S- é alevins e não alvins Cpts José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
theeyes Publicado: Agosto 4, 2008 Autor Publicado: Agosto 4, 2008 (editado) hehehe alvins os meus alevins já tem tanta fome que comeram o E: Vou tentar arranjar atermia para eclodir, só espero ainda ir a tempo. Obrigado José Garcia, pela dica e pela correcção lol Editado Agosto 4, 2008 por theeyes
José Garcia Publicado: Agosto 4, 2008 Publicado: Agosto 4, 2008 Boas nasceram quando ? José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
José Garcia Publicado: Agosto 4, 2008 Publicado: Agosto 4, 2008 Boas ainda não precisas de os alimentar já ! só passados três dias é que deves começar a alimenta-los Cpts José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
Hugo Martins Publicado: Agosto 4, 2008 Publicado: Agosto 4, 2008 hehehe alvins os meus alevins já tem tanta fome que comeram o E: Vou tentar arranjar atermia para eclodir, só espero ainda ir a tempo. Obrigado José Garcia, pela dica e pela correcção lol Viva! Por vezes nem a artemia recem eclodida eles conceguem comer, tambem podes dar um pó muito fino (da Sera), mas 1º tens de o amulecer em agua do aqua, dentro de recepiente para que fique quase liquido. Força ai! eu já vinguei escalares por duas vezes da 1ª 27 alevins e 2ª 24 boa sorte
Jorge Oliveira Publicado: Agosto 4, 2008 Publicado: Agosto 4, 2008 Se passares por Aveiro ou tenhas alguém que passe por cá eu OFEREÇO de bom gosto culturas de aveia que foi o que dei aos meus 19 que não fungaram e tem crescido bastante bem,é a ajuda que te posso dar. O meu feedback
cristovao Publicado: Agosto 5, 2008 Publicado: Agosto 5, 2008 da so artemia recem nascida quando os pequenos tiverem a nadar! pequenas doses varias vezes ao dia abraço
theeyes Publicado: Agosto 5, 2008 Autor Publicado: Agosto 5, 2008 Boas malta, alguém me sabe dizer onde posso arranjar ovos de atermia na zona de Braga?? em Famalicão só encontrei em uma loja da marca Nutron e custa uma pipa de massa 16€ não se arranja mais barato?? Aquele abraço: Theeyes
Hugo_animais Publicado: Agosto 5, 2008 Publicado: Agosto 5, 2008 Boas malta, alguém me sabe dizer onde posso arranjar ovos de atermia na zona de Braga??em Famalicão só encontrei em uma loja da marca Nutron e custa uma pipa de massa 16€ não se arranja mais barato?? Aquele abraço: Theeyes Há uns pacotes da Sera cada saqueta custa 1€ pa i... eu compro a 1,25€ cumps
José Garcia Publicado: Agosto 5, 2008 Publicado: Agosto 5, 2008 Boas tens também a hipótese da dares JBL fluid José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
Hugo_animais Publicado: Agosto 5, 2008 Publicado: Agosto 5, 2008 Eu nao aconselho muito o nobilfluid so por uma coisa suja muito a agua e de tantas tentativas que tive com as colisa lalia e nao consegui nada... mas isso agora acabou pois todos os alevins que tiver daqui para a frente vao ser alimentados com artemia recem nascida..
David Nunes Publicado: Agosto 5, 2008 Publicado: Agosto 5, 2008 Viva, Aconcelho-te artémia recem eclodida!!! (é o melhor) Os teus alvins já começaram a nadar???? se sim deves começar a dar artémia no dia a seguir a começarem a nadar!!!! O Jogo Online do momento: http://s3.br.gladiatus.com/game/c.php?uid=19464
José Miguel Gonçalves Publicado: Agosto 5, 2008 Publicado: Agosto 5, 2008 Boas malta, alguém me sabe dizer onde posso arranjar ovos de atermia na zona de Braga??em Famalicão só encontrei em uma loja da marca Nutron e custa uma pipa de massa 16€ não se arranja mais barato?? Aquele abraço: Theeyes boas, em Braga tens no Sr. Sousa em frente à Igreja de S. Vicente... tem frascos de 20ml da hobby a 6,50€ não é muito barato mas é o que se arranja... opcionalmente podes mandar vir da alemanha numa próxima encomenda conjunta que fica muito mais barato... ...boa aquariofilia...José Miguel Gonçalves (ex-mg17)a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedbackvisita o meu álbum (clica aqui)os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!!
Eu_Pedra Publicado: Agosto 6, 2008 Publicado: Agosto 6, 2008 Já está quase tudo dito mas... Atenção José Garcia á nota de que se deve dar comida 3 dias depois de os alevins nascerem Se aguardarem tanto tempo, o mais certo é os mais fracos morrerem!!- é muito tempo pois o saco vitelino que tinham , quando estão já estão a nadar já deu o que tinha a dar Eu dou artémia recem eclodida assim que todos estão a nadar (logo mesmo dia 0), não espero nem mais 1 dia e todos eles, sem excepções comem logo. Todos eles conseguem comer se fôr artémia recem eclodiada- que é pequena Se fôr outra comida - assim sim só os mais fortes é que resistem e os mais fracos vão logo sucumbir ( ao fim de 2 /3 dias começam a morrer) Dito isto por experiência, consigo margens de 95/98 % de eficácia ( pois faço pausas de alimentação ao fim de 6/7 dias e 15/20 dias para os mais fracos sucumbirem - muito poucos). Não vou colocar aqui as minhas experiências mas posso adiantar que passado 6/7 dias eles já aguentam 1 dia sem comer, mas não mais do que isto. O truque é fazeres uma grande quantidade( grande mesmo) de artémia recem eclodida, e congelares ainda viva (se já tiver morta a grande maioria não os come e só suja a água). Depois é só colocares em 2% de água salgada em covetes no congeladoe ires dando 2/3 vezes ao dia consoante o número de alevins. Não falha e é limpinho pois a água descongela muito rapidamente, e a artémia saía devagar para eles se alimentarem, 5 Estrelas Pedro Soromenho Pedro Soromenho
José Garcia Publicado: Agosto 6, 2008 Publicado: Agosto 6, 2008 Boas Pedro excelente explicação a tua ....acho que serve como referência essa tua explicação. Cpts José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
theeyes Publicado: Agosto 7, 2008 Autor Publicado: Agosto 7, 2008 Boas, hoje reparei que grande parte dos meus alevins morreram então todos branco no fundo não sei o porque, talvez se deva a minha inexperiência, o que acham que devo fazer para tentar salvar os restantes, amanha já lhes dou a atermia recém eclodida a ver se tenho algum sucesso .consegui arranjar da SERA em uma loja de Barcelos. Aquele abraço : Theeyes
Valter Silva Publicado: Agosto 12, 2008 Publicado: Agosto 12, 2008 Os escalares só crescem bem com artémia.... não vale a pena inventar!!! Com artémia tira-se facilmente 500 escalares de uma postura (sim, leram bem quinhentos)..... E, tal como disse o Pedro, deve começar a dar-se artémia no dia que eles começam a nadar! Ou seja, o dia que se vê uma nuvem de alevins a passear pelo aquário!! Quando eles estão a absorver o saco vitelino NÃO se deve dar artémia, pois só iremos poluir a água, eles ainda não comem nada! Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês
theeyes Publicado: Agosto 12, 2008 Autor Publicado: Agosto 12, 2008 (editado) Boas malta, os meus escalares morreram todos não ficou um para contar história, nasceram no dia 4/8/08 e gradualmente ião morrendo, no dia 9/8/08 já não tinha nenhum com vida, não faço ideia do que terá corrido mal, passo a citar o procedimento que tomei com os meus escalares alevins, Dia 1 2/8/08 os escacares desovaram Dia 2 3/8/08 como os escalares estão em um comunitário resolvi tirar a folha que continham os ovos para uma maternidade feita em vidro com 10com/10alt/10lag que adaptei dentro de o aquário principal para manter a temperatura com uma pedra difusora e juntei duas gotas de esha 2000 para os fungos. Dia3 4/8/08 nasceram os alevins, estavam no fundo a rabi ar, poucos fora os ovos que fungaram Dia4 5/8/08 troquei +/- 10% de agua Dia5 6/8/08 alguns alevins morreram, tentei os tirar com uma agulha Dia6 7/8/08 alguns alevins morreram, troquei +/-10% de agua Mas os restantes continuam no fundo presos com por uma bolinha (é normal isso acontecer) Dia7 8/8/08 alguns alevins morreram, e dei pela primeira vez artemia recem eclodida aos resistentes Dia8 9/8/08 já não tinha nenhum com vida O que é que eu fiz mal Aquele abraço: Theeyes Editado Agosto 12, 2008 por theeyes
Jorge Jesus Publicado: Agosto 12, 2008 Publicado: Agosto 12, 2008 O que é que eu fiz mal Aquele abraço: Theeyes Boas, Eu acho que deixaste dias demais os alevins sem alimento, pelo que percebi foram 4 dias- Depois na minha opinião não sou a favor de maternidades dentro dos aquarios, é preferivel um aquario a parte para esse efeito, mas não sei se no teu caso tens condições e possibilidades para isso? abc JJ O meu Malawi - 450 lts Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Valter Silva Publicado: Agosto 13, 2008 Publicado: Agosto 13, 2008 (editado) Boas, Eu acho que deixaste dias demais os alevins sem alimento, pelo que percebi foram 4 dias- Não.... Fizeste bem em dar artémia 7 dias após a desova..... Está correctissímo esse procedimento.... Deves dar artémia qd vires a "nuvem" a nadar (normalmente acontece 7 dias após a desova, isto a 27ºC na agua) Algumas notas: -> O mais certo é teres envenenados os pequenotes por nitrito ou nitratos (são mais sensíveis que os pais) -> Onde foste buscar a agua para encher a maternidade ?? -> A maternidade tinha comunicação de agua com o resto do aquário?? -> 10% de troca de agua de 2 em 2 dias é pouco.... tem de ser 10% diários para tirares o medicamento rapidamente -> Lê o meu artigo que explico o que deves fazer exactamente para teres sucesso: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry202993 -> Se precisares de ajuda tens lá o meu mail ou "posta" por aqui Cumpts Editado Agosto 13, 2008 por Valter Silva Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês
Eu_Pedra Publicado: Agosto 13, 2008 Publicado: Agosto 13, 2008 Boas Nunca vi dizeres que eles tinham começado a nadar, ou seja eles só estavam ainda a dar ao rabo. Se nunca chegaram a nadar, eles morreram de certeza por envenenamento devido a má qualidade da água, conforme o valter já disse. Consoante a quantidade da água, circulação e oxigenação da mesma, 10 % pode não ser nada. Já tive valores tão altos de 1 dia para outro que nem com 90 % de mudança de água estes chegaram perto dos 0 (ideal). Nesse dia e nos seguintes trocava-lhes 3 vezes a água ao dia. Por isso é importante monotorizarmos a qualidade da água, especialmente amónia e nitritos e irmo-nos orientado. Eles são pequenos mas necessitam á mesma de 1 filtro biológico- eu coloco uma esponja com um tubo com oxigénio e coloco sempre bactérias nitrificantes assim que coloco lá os ovos- coloco tanbêm uma pedra difusora. Coloco-os num aquário com 18 litros e vou controlando a qualidade da água, para ver se tenho de mudar mais água que o normal. Pedro Soromenho
Jorge Jesus Publicado: Agosto 14, 2008 Publicado: Agosto 14, 2008 Boas Nunca vi dizeres que eles tinham começado a nadar, ou seja eles só estavam ainda a dar ao rabo. Se nunca chegaram a nadar, eles morreram de certeza por envenenamento devido a má qualidade da água, conforme o valter já disse. Boas, realmente nunca foi mencionado que os escalares já nadavam, foi um lapso meu, desculpem lá qq coisinha. abc JJ O meu Malawi - 450 lts Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Recommended Posts