Recommended Posts

Publicado

boas, eu tenho um aquario de 55 litros, dimensões 60x30x30, tenho glossostigma e musgo de java agarrado a um tronco, tenho fertilizante e CO2, o que se passa é que a agua esta a ficar verde e tipo gordurosa, e cheio de bolhas em cima. o que sera que esta mal

Publicado: (editado)
  xdragoner disse:
boas, eu tenho um aquario de 55 litros, dimensões 60x30x30, tenho glossostigma e musgo de java agarrado a um tronco, tenho fertilizante e CO2, o que se passa é que a agua esta a ficar verde e tipo gordurosa, e cheio de bolhas em cima. o que sera que esta mal

Aqui tens algumas dicas para tentares resolver o assunto:

- Muitas tpa's

- Filtro UV (mais eficiente no curto prazo, mas tambem mais dispendioso)

Mas deves tentar verificar se não estás a fertilizar a mais, ou luz a mais, pois parece que quem esta a gostar são as algas.

Por experiência o que resulta mesmo são as tpa's.

Cumps

Paulo

Editado por pjdm1
Publicado:

Boas,

que tipo de filtro tens nesse aquário?

eu tive uma vez um aquário que ficou com água verde, nesse aquário usava um filtro tipo mochila e ensinaram-me um método para livrar da água verde.

Cortas uma T-shirt velha ou um pano velho (mas limpo) de algodão (que nao largue pêlos) e cortas um pedaço que vá tapar a esponja do filtro e colocas na esponja á saida do filtro.

Retiras o pedaço de pano sempre que ele ficar verde (eu tirava de 2 em 2 dias) e colocas um novo.

Não fertilizas enquanto tens água verde, só quando tiveres uns dias com a água cristalina é que voltas a fertilizar, mas começas com doses pequenas e vais aumentando aos poucos.

No meu caso eu apaguei a luz por uns 3 ou 4 dias e as plantas não se ressentiram, mas como tu tens glosso se calhar é melhor só diminuires o nº de horas.

Este método é fácil com filtros tipo mochila, com os outros filtros é capaz de ser complicado.

Publicado:

Creio que será de evitar dar muitas opiniões sem primeiro saber como estão os parâmetros da água.

Lembrem-se que as algas podem aparecer por haver nutrientes a menos ou desiquilibrados. Para acabar definitivamente com o problema deve-se saber qual a sua raíz.

Penso que seria melhor fazer uns testes para saber como está o Nitrato, Fosfato, Ferro, pH, etc.