Recommended Posts

Publicado

Aqui vai a minha duvida ...

Adquiri no Sábado um casal de discus e desde essa altura não comem.

Têm um comportamento escondido e agora têm uma espécie de aranhão na pele com saida de felimentos brancos.

Ora eu comecei no dia que trousse um tratamento preventivo de Sterasin, mas o aranhão não desaparece e agora apareceram os tais filamentos brancos.

Também já tentei a comida congelada com vitaminas e nada.

Estou francamente a ficar deveras preocupada ... e não sei se hei-de mudar para outro tratamento ou não ...

Alguém pode ajudar-me ?

Já agora não tem nitritos, PH é neutro e temperatura a 31º

Publicado:

Olá,

Os peixes estão escuros ?

Neste tipo de situações é comum os peixes começarem a produzir um excesso de muco.

Este genero de viscosidade e aliado ao facto de terem sido adquiridos recentemente, leva-me a crer que o problema seja mesmo esse.

Como tratamento podes utilizar o Sera Costapur ou Costamed e elevar a temperatura para 32ªC.

Pouca luz no aquario... filtrada por jornais colocado em cima da tampa por exemplo.. é importante controlar os niveis de stress ; aumentar ligeiramente a oxigenação.

Uma fotografia neste caso ajudava uma vez que não estou a visualizar a situação em toda a sua plenitude confome o descrito....

"espécie de aranhão na pele com saida de felimentos brancos."

Atentamente,

Miguel

Publicado:

Acho que esses filamentos são mesmo o muco.

O arranhão que referes pode ser normal no disco. Alguns apresentam um arranhão a meio do corpo (na horizontal). Eu tenho 2 onde se nota esse mesmo risco...

Faz o que disse o Miguel...

Se tiveres hipótese faz trocas parciais de água diariamente repondo sempre medicamento mediante a água que retiras. Isto deve ser feito com cuidado para não stressar os discos.

Durante a doença é normal que não comam, por isso, se não comerem, não te preocupes. Deita umas vitaminas na água.. Vai deitando pouca comida só para ver se eles "se fazem" a ela.

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Não estão escuros ... e até têm as côres bonitas

Vou experimentar fazer isso mesmo, pôr uma pedra difusora no aquário e manter a luz apagada a maior parte do tempo.

As vitaminas já deitei na água e ando a mudar um pouco de água todos os dias, até porque torna-se necessário visto que deixam os restos de comida.

De resto, acho que vou acender uma velinha !

Publicado:

Olá,

Reduzir os niveis de stress é sempre meio caminho andado..

Juntamente com a velinha eu optava por um tratamento para tentar combater ... o que me parece ser parasita externo da pele.

Atentamente,

Miguel

Publicado:

Ola

é normal que os discus tenham um periodo de adaptação longo, cheguei a ter um grupo de discus que ficou quase um mes sem comer.

Eu, como não gosto muito de por medicamentos no aquario, simplesmente faria mudas de agua todos os dias e aumentava a temperatura para cima de 30 graus (o que com este calor nao é dificil) e tinha muita paciencia.

Abraço

Publicado:

Oi

Alguns apresentam um arranhão a meio do corpo (na horizontal). Eu tenho 2 onde se nota esse mesmo risco...  

A linha lateral do corpo está presente em todos os discos, pois faz parte da fisiologia de quase todos os ciclideos.

Sendo assim, Dfenix acho que te estás a precipitar, isto porque disseste que era um casal logo adultos, certo?

A Hiperplasia (produção de muco) não é sempre sinal de doença...já que durante o acasalamento é uma constante, isto porque é a primeira alimentação de alevinos.

Ainda mais, porque é na linha lateral a principal fonte de alimento.

Por isso mantem a agua limpinha espera e verifica sinais exteriores que te indiquem algo.

Não te precipites em pôr medicamentos.

Analisa 1º e depois age.

BJs

frame.jpg

Publicado:

Olá!

Eu também acho que medicamentos devem ser admnistrados, só após um diagnóstico correcto e em ultimo caso.

Os arranhões nos discus, passam em meia dúzia de dias não te preocupes!

No entanto, avalia todos os dias a situação, se começar a desenvolver fungos actuas.

Vai dando notícias!

Publicado:

boas

certeficate se os filamentos brancos se sai da pele ou das fezes?

se for parazitas externos esperimenta o protozin,tenho tido bom resultado com este medicamento e não causa problema no ciclo do teu aquario.

se for parazitas internos inernos vais a famacia mais perto da tua casa e compras flagyl desfazes os comprimidos e mesturas na comida deves fazer este processo todos os meses de 3 a 8 dias como prevenção mesmo que os teus peixes não os tenham.

cumprimentos

joão

Publicado:

Olá a todos,

acho que o João disse quase tudo mas em relação ao muco, e se realmente os Discus se escondem então é mesmo muco derivado do stress de terem trocado de "casa", neste caso precisam de algum tempo para se ambientarem, se tiverem alguma doença, acho que o melhor ´falares com quem te vendeu os Discus, essa pessoa é quem te pode e deve ajudar o mais rápido possivel.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Olá,

Bem, os discus estão melhores ....

Fui à loja que me vendeu os discus e fiquei a saber que a água deles era parcialmente de osmose e que uma das componentes da alimentação era o coração de boi.

Adicionalmente recomendaram-me um medicamento.

Portanto passei a fazer mudas parciais de água, dia sim dia não, de seguida fiz a medicação e à comida que lhes dou juntei o coração de boi.

Resultado, os tais mucos brancos desapareceram e agora já ambos comem. :oops:

• 2 semanas depois...