Teste de Amónia consoante o PH


Recommended Posts

Olá,

 

 

Estou aqui com uma dúvida, e preciso de ajuda.

 

No teste de amónia da Nutrafin, deu-me resultado com água azul, mas ainda mais escuro que na tabela no máximo, que é 6.1.

Agora o meu PH está a 5.0, ou menos.

Segundo a tabela da Nutrafin, com Ph 6.0( é o mínimo que aparece na tabela ) , posso ter a amónia a 6.1 ou 7.3, que ainda se mantém na zona verde,ou seja , está sem problemas.

 

Isto está correcto?

 

Obrigado.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era para o post ir para os últimos postados :D

 

 

Mas na tabela, ao PH de 5.0 com amónia 7,3 aparece nos níveis a verde. A amónia não varia consoante o PH? Se ha ph's em que 7.3 é seguro?

 

È que na tabela está na zona verde, se tiveres o Ph 6.0. ou 5.0.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era para o post ir para os últimos postados :D

 

 

Mas na tabela, ao PH de 5.0 com amónia 7,3 aparece nos níveis a verde. A amónia não varia consoante o PH? Se ha ph's em que 7.3 é seguro?

 

È que na tabela está na zona verde, se tiveres o Ph 6.0. ou 5.0.

Sim, em pH's mais elevados a amónia é mais nociva, enquanto em pH's mas baixos a amónia não é tão nociva (Sobe o pH, desce a tolerância à amónia)

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

De facto um pH mais baixo permite valores de Amónia mais elevados

 

Mas isto não quer dizer que devas permitir um nível que a amónia suba no aquário.

 

Só por curiosidade que espécies estas a manter nesse pH.

 

E sabes o que provocou o aumento da amónia.

 

Cump.

 

Paulo Vedor

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, mas na tabela da Nutrafin, em Ph 5.0, está como verde\seguro.

 

 

Mantinha...já não tenho nada cá dentro, mas já não fazia os testes há já algum tempo.

 

Mantive uma Arowana , entre outros amazónicos. Até me dá jeito, pois a água vem da torneira assim, neste PH.

Mas não sei se subiu, ou se já sai assim da torneira. Tenho de testar a da torneira.

Editado por Rui J. Rocha

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, mas na tabela da Nutrafin, em Ph 5.0, está como verde\seguro.

 

 

Mantinha...já não tenho nada cá dentro, mas já não fazia os testes há já algum tempo.

 

Mantive uma Arowana , entre outros amazónicos. Até me dá jeito, pois a água vem da torneira assim, neste PH.

Mas não sei se subiu, ou se já sai assim da torneira. Tenho de testar a da torneira.

 

Olá

Um pH desses na torneira é excelente pena eu não ter a tua solte.

 

Em relação a amónia mesmo que por algum motivo ela pudesse sair alta da torneira um aquário estabilizado e com uma boa filtragem a funcionar deveria reduzir rapidamente o valor de amónia, é realmente estranho um valor tão alto. Valores dessa ordem só me apareceram em aquários que estavam a fazer a ciclo.

 

Abraço

 

Paulo Vedor

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

Lamento desapontar-vos, mas aqui segue uma tradução em cima do joelho do site da JBL (marca de renome):

 

 

Notem que os valores introduzidos no "Laboratório online" foram Temp. 27ºC, KH6, GH7, pH5, NH4 7, NO2 0, NO3 10 e PO4 0,25.

Considerei os outros elementos (ferro, cobre, etc...) irrelevantes.

 

"Informação:"

 

A amónia representa a 1ª etapa da degradação das proteínas azotadas que 1º se transformam em nitritos pelas nitrosobactérias e em seguida em nitratos pelas nitrobactérias. A amónia não é tóxica (NH4) mas a sua concentração não deverá passar o valor recomendado para não perturbar o processo de transferência de amónia que se transforma em produto altamente tóxico a partir do pH 6. A partir de aí uma parte da inofensiva NH4 transforma-se em tóxico NH3.

Quanto mais alto for o pH em relação a 6, mais tóxica se transforma a amónia.

 

Nos aquários e lagos funcionando correctamente a amónia nunca poderá estar em evidência a não ser por desequilíbrio bacteriológico. Sendo a amónia a 1ª substância do ciclo do azoto há que mantê-la em níveis próximos do 0 para evitar a produção de nitritos (também tóxicos).

 

Atenção que esse "verde" é arriscado.

É portanto imperativo manter a amónia am níveis próximos do zero pois qualquer inadvertida subida do pH poderá matar os peixes em grandes quantidades.

 

 

 

Esse nível verde torna-se portanto muito arriscado a não ser que estabilizes o pH ao "milímetro".

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto.

 

Realmente isto é estranho, não estava a compreender bem isto da Nutrafin. Parece mesmo que o verde é arriscado.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Não coloquei nem vou colocar em causa o valor apresentado pela Nutrafin "Hagen".

 

Em relação a amónia acho que não restam duvidas que um pH menor torna menos perigoso a existência de um pico de amónia e que é muitas vezes aconselhado a redução de pH quando surge picos de amónia nos aquários evitando assim danos maiores até o problema estar corrigido.

 

É claro que os picos de amónia devem ser corrigidos e se possível devem se encontrar a zero ou perto desse valor independentemente do pH do aquário é também importante ter em conta que a medida que o pH desce também diminui a eficiência das colónias de bactérias do aquário.

 

Deixo aqui a tabela da JBl infelizmente não encontrei para valores inferiores de pH 7 mas em confronto com a da Nutrafin para os mesmos valores talvez seja possível verificar se existe uma diferença considerável nos valores apresentados.

 

JBLNH4.jpg

 

Abraço

Paulo Vedor

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas segundo essa tabela, a tendência é , quando menor o PH, menor será o problema com a amónia.

Mas claro que é melhor baixar esta amónia...

Editado por Rui J. Rocha

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.