miltonleopoldo Publicado: Agosto 4, 2008 Publicado: Agosto 4, 2008 Boas.Há opiniões muito diversas em relação à utilização dos UV´s... No meu caso, tenho um AquaCristal da JBL de 5w, ligado 24h/24h e até agora não tenho notado qualquer problema. Desligo apenas quando estou a fazer algum tratamento e durante poucas horas após fertilizar a água. E tens o exterelizador UV ligado como? Citar Milton Santos aquariofilia para android CO2 para aquarios Aquários:Leopoldo's Lagoon(2008) , Red Mountain(2008), Leopoldo's Lagoon Malawi(2011)
Lost Publicado: Agosto 4, 2008 Publicado: Agosto 4, 2008 eu gostava de saber se posso ligar um UV a saida do Filtro que tenho ou se preciso de uma bomba extra!! o filtro é um Eheim 2234 Ecco de 500Lh Citar
fjabrantes Publicado: Agosto 5, 2008 Publicado: Agosto 5, 2008 podes ligar á saida do filtro, agora segundo es experts dizem, se a agua passar muito depressa, nao mata tantas bacterias, mas elimina mais as algas. Tambem depende da poetencia do uv, se colocares um de 9 watts se calhar e suficiente Citar
miltonleopoldo Publicado: Agosto 5, 2008 Publicado: Agosto 5, 2008 (editado) Passa mesmo muito depressa, logo o tempo de exposição da agua a luz UV é menor.Logo extereliza muito pouco. Quanto menor o fluxo de agua melhor. Basta ver no caso dos Exterilzadores da JBL o fluxo recomendado na documentação que acompanha o equipamento, vais ver que é bem menor ao fluxo do filtro eheim que tens. A JBL recomenda que no caso de termos um filtro externo e para não termos de gastar mais dinheiro numa bomba, para colocarmos um T a saida do filtro uma para o aquario outra para o exterizador UV. Eu tou com o mesmo problema que tu e em principio esta semana resolvo o problema. Editado Agosto 9, 2008 por miltonleopoldo Citar Milton Santos aquariofilia para android CO2 para aquarios Aquários:Leopoldo's Lagoon(2008) , Red Mountain(2008), Leopoldo's Lagoon Malawi(2011)
miltonleopoldo Publicado: Agosto 9, 2008 Publicado: Agosto 9, 2008 Conforme a sugestão JBL coloquei um T a saida do filtro externo. Uma saida para o aquario outra para o Exterilizador UV. Ficou a funcionar lindamente! Citar Milton Santos aquariofilia para android CO2 para aquarios Aquários:Leopoldo's Lagoon(2008) , Red Mountain(2008), Leopoldo's Lagoon Malawi(2011)
Lost Publicado: Agosto 10, 2008 Publicado: Agosto 10, 2008 eu por acaso tenho uma bomba (ja vinha com o uv) esta a funcionar bem mas vou esperar pelos resultados!! So nao gosto mto de a ver dentro do aquario!! e mais uma peça la dentro e nao gosto muito. O meu UV e de 15W. Citar
-OLIVEIRA- Publicado: Agosto 13, 2008 Publicado: Agosto 13, 2008 boas malta ,como vejo q são entendidos na "matéria" gostaria q me ajudassem,então o q se passa é o seguinte eu tenho um aqua de 650l de capacidade ,e ,este momento tenho uma uv diy de 15 w (cerca de 70 cm) pendurada atrás do aqua e ligada a saida dum filtro eheim professional 2225- .acho esse método um pouco inseguro,apesar de funcional,devido ao rsco do silicone poder se desfazer o o proprio tubo de pvc q protege a lampada se poder degradar e provocar fuga de agua(ja aconteceu a membros do forum).... estava a pensar em comprar uma uvc ,por na parte de cima do aqua ,entre as lampadas (visto o meu aqua ser da rena e ter o sistema de calhas q correm e é fechado por tampas)ligar o filtro a uma bomba de circulação de agua independente colocada no aqua so para esse fim ,tenho um espaço de 7 cm de altura e 7 cm de largura para colocar o filtro uvc. gostaria q me dissessem qual a potencia da lampada mai indicada para a litragem do meu aqua,qual o filtro mais indicado e qual o caudal de agua necessário para uma acção total da lampada de maneira a esta desmpenhar a sua função germicida e algicida.cumps. agradecia q me ajudassem de maneira a q conseguise realizar este projecto da melhor maneira ,pois não considero o meu sistema actual muito fiável e tou sujeito a que qualquer dia me aconteça uma desgraça em casa.obrigado. Citar Me &Mr Wayne em Hong Kong - Discus Wayne Center
miltonleopoldo Publicado: Agosto 13, 2008 Publicado: Agosto 13, 2008 Olá, Para 650l terias que ter um filtro UV de 36W. Agua cristalina o fluxo de entrada no UV deve ser 400 -1000 l/h Anti-algas e germes o fluxo de entrada no UV deve ser 200-400 l/h http://www.aquaristikshop.com/cgi-bin/neu/...mp;t=temartic_e Citar Milton Santos aquariofilia para android CO2 para aquarios Aquários:Leopoldo's Lagoon(2008) , Red Mountain(2008), Leopoldo's Lagoon Malawi(2011)
Ricardo.Fonseca Publicado: Agosto 13, 2008 Publicado: Agosto 13, 2008 tenho uma 36w da sera no meu aqua d 950 ltrs. está ligada à saída do 2050 q debita teoricamente 1000l/h mas deve estar a debitar uns 800/900 l/h. o ideal seria ainda reduzir-lhes o caudal p mais poder germicida. a água encontra-se bastante cristalina, à parte do efeito d turfa - q não tem nada a ver c o resto. abraços a todos ricardo Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
-OLIVEIRA- Publicado: Agosto 13, 2008 Publicado: Agosto 13, 2008 boas rikasfonsas podes me dizer qual a referencia da tua uv (pois pesquise no site dasera e nada) e podes me dizer quanto custou e quais as medidas da mesma miltonleopoldo ,por acaso tens esse filtro da jbl????podes me dar as medidas do mesmo(alt e larg) ou alguem q tenha????cumps,e obrigado. Citar Me &Mr Wayne em Hong Kong - Discus Wayne Center
miltonleopoldo Publicado: Agosto 13, 2008 Publicado: Agosto 13, 2008 (editado) boas rikasfonsas podes me dizer qual a referencia da tua uv (pois pesquise no site dasera e nada) e podes me dizer quanto custou e quais as medidas da mesma miltonleopoldo ,por acaso tens esse filtro da jbl????podes me dar as medidas do mesmo(alt e larg) ou alguem q tenha????cumps,e obrigado. Eu tenho o de 5W q tem de comprimento 21cm podes ver a tabela abaixo a largura é de +-6cm: JBL AquaCristal UV-C 36W SERIES II 36W 53cm JBL AquaCristal UV-C 5W SERIES II 5W 21cm JBL AquaCristal UV-C 18W SERIES II 18W 36,5cm JBL AquaCristal UV-C 11W SERIES II 11W 36,5cm JBL AquaCristal UV-C 9W SERIES II 9W 30,5cm Conforme o rikasfonsas disse, se quiseres ter um efeito germicida o caudal tem que ser baixo. Editado Agosto 13, 2008 por miltonleopoldo Citar Milton Santos aquariofilia para android CO2 para aquarios Aquários:Leopoldo's Lagoon(2008) , Red Mountain(2008), Leopoldo's Lagoon Malawi(2011)
-OLIVEIRA- Publicado: Agosto 13, 2008 Publicado: Agosto 13, 2008 Eu tenho o de 5W q tem de comprimento 21cm podes ver a tabela abaixo a largura é de +-6cm: JBL AquaCristal UV-C 36W SERIES II 36W 53cm JBL AquaCristal UV-C 5W SERIES II 5W 21cm JBL AquaCristal UV-C 18W SERIES II 18W 36,5cm JBL AquaCristal UV-C 11W SERIES II 11W 36,5cm JBL AquaCristal UV-C 9W SERIES II 9W 30,5cm Conforme o rikasfonsas disse, se quiseres ter um efeito germicida o caudal tem que ser baixo. obrigadão ,tenho 1 bomba propositada para isso com caudal regulavel de 100 a 400lh,alargura e de 6cm ,supostamente a alt-tambem e?????nao,cumpsa. Citar Me &Mr Wayne em Hong Kong - Discus Wayne Center
Recommended Posts