Gato Fedorento Publicado Julho 31, 2008 Publicado Julho 31, 2008 Olá a todos Tenho procurado perceber o setup ideal para um plantado num aqua de 600 litros com sump de 120 mas não tenho conseguido perceber. Filtragem Em relação ao sistema de filtragem o que é aconselhado? Interno? Externo? É obrigatorio a agua que sai do(s) filtro(s) entrar directamente no aqua ou pode cair na sump e desta ir para o aqua principal através de uma bomba de retorno, tipo os salgados? Movimentação Dentro do aquario a unica movimentação de agua é provocado pelo retorno da sump? CO2 Para além da botija e valvula selonoide o que é mais necessario? Como se difunde o CO2 proveniente da garrafa na agua? Que mais material é necessário? Obrigado pela ajuda Citar
rui kid Publicado: Julho 31, 2008 Publicado: Julho 31, 2008 Boas, Também estou a fazer um plantado de +/- 600l Dá uma vista de olhos neste tópico que é do William a construir um aqua grandote. Lá vais ter algumas respostas. Quanto à filtragem, parece-me que estás um pouco confuso. Se usares SUMP não necessitas de mais filtros, pois a SUMP é que te vai filtrar a água. O melhor é um ou dois filtros externos. Eu vou usar uma SUMP porque já tinha um aquário a mais de 100l. A desvantagem de uma SUMP num aqua plantado é que aumenta as trocas gasosas, logo aumenta a perda de CO2 para a atmosfera. Para reduzir esta perda eu tapei a minha SUMP. Não te esqueças que se pretendes um aqua muito plantado não é necessário muito caudal no filtro (bomba de injecção no caso da SUMP) para, mais uma vez, reduzir as trocas gasosas com a atmosfera. Por isso não te preocupes muito com a movimentação da água. Para o CO2 necessitas de botija, redutor de pressão, válvula de agulha, válvula selenóide e de preferência um conta bolhas (muito fácil de fazer). Para injectares o CO2 na água, no teu caso (e no meu), devido à litragem da banheira é aconselhavel um reactor externo. Eu fiz um que me ficou barato e foi fácil de montar. Podes vê-lo neste tópico. Citar
miltonleopoldo Publicado: Julho 31, 2008 Publicado: Julho 31, 2008 Boas, Também estou a fazer um plantado de +/- 600l Dá uma vista de olhos neste tópico que é do William a construir um aqua grandote. Lá vais ter algumas respostas. Quanto à filtragem, parece-me que estás um pouco confuso. Se usares SUMP não necessitas de mais filtros, pois a SUMP é que te vai filtrar a água. O melhor é um ou dois filtros externos. Eu vou usar uma SUMP porque já tinha um aquário a mais de 100l. A desvantagem de uma SUMP num aqua plantado é que aumenta as trocas gasosas, logo aumenta a perda de CO2 para a atmosfera. Para reduzir esta perda eu tapei a minha SUMP. Não te esqueças que se pretendes um aqua muito plantado não é necessário muito caudal no filtro (bomba de injecção no caso da SUMP) para, mais uma vez, reduzir as trocas gasosas com a atmosfera. Por isso não te preocupes muito com a movimentação da água. Para o CO2 necessitas de botija, redutor de pressão, válvula de agulha, válvula selenóide e de preferência um conta bolhas (muito fácil de fazer). Para injectares o CO2 na água, no teu caso (e no meu), devido à litragem da banheira é aconselhavel um reactor externo. Eu fiz um que me ficou barato e foi fácil de montar. Podes vê-lo neste tópico. Faltou dizer um Difusor de CO2 Citar Milton Santos aquariofilia para android CO2 para aquarios Aquários:Leopoldo's Lagoon(2008) , Red Mountain(2008), Leopoldo's Lagoon Malawi(2011)
rui kid Publicado: Julho 31, 2008 Publicado: Julho 31, 2008 Faltou dizer um Difusor de CO2 O reactor externo é para substituir o difusor de CO2, por isso não faz partes da lista de compras. Citar
Recommended Posts