Recommended Posts

Publicado

Olá Pessoal,

TIve uma ninhada de Platys cerca de 50 alevins (numa maternidade).

Alguem sabe qual é viabilidade de eles sobreviverem até terem tamanho de gente?

Tenho que ter algum cuidado especial além dos alimentar?

Cumps,

MS

Publicado:
Olá Pessoal,

TIve uma ninhada de Platys cerca de 50 alevins (numa maternidade).

Alguem sabe qual é viabilidade de eles sobreviverem até terem tamanho de gente?

Tenho que ter algum cuidado especial além dos alimentar?

Cumps,

MS

o cuidado que tens de ter, é dar flocos o mais esmigalhado que conseguires e se possivel da uns 35 peixes aos grandes para eles comeram pois uma maternidade é pequena para tao poucos peixes

Publicado: (editado)

Ja tive 42 platys numa criadeira (maternidade de rede, um pouco maior que a de plástico), passado cerca de 3 semanas passei-os para um aquário improvisado (qq coisa um bocado maior que uma caixa vodafone), colocando lá agua do aquario onde estavam, assim a habituação nao leva quase tempo nenhum. Penso que os grandes nao necessitam comer cerca de 35 alevinos, acho desnecessário faze-lo... E existe comida própria para alevinos e também podes dar artémia recém-eclodida, crescem mais rápido.

Editado por WildSusy
Publicado:

nao des nada !!! podem crescer na criadeira na boa . alimenta-os bem e mete uma pedra difusora na maternidade para que a comida nao fique no fundo e movimente a agua naquele espaço.

nao morre nenhum ao contrario do que dizem :morning:

Publicado:

Oi tudo bem .os platis assim como as molys são peixes bem resistentes;ao contrario dos gupies em q a taxa de mortalidade é bem alta.tal como te disseram noutra resposta esmigalha os flocos o maximo possivel,um pouco dde vitaminas de quando em quando,colocaos num aquario a parte 1mes mes e meio e é deixar a natureza fazer a sua propria seleção .os + fracos e "doentes" morrem para q os + fortes vivam.Não precisas de os dar a comer aos outros quando crescerem se não quiseres todos os q sobreviverem podes sempre da-los há sempre amigos ou conhecidos q tos vão agradecer . Ou vendê-los quem sabe. Miguel Amdrade (indio)

Publicado:

Oi, reparei na foto que realmente tens muitos detritos no fundo da maternidade. Se não tiveres forma de colocar lá uma pedra difusora, podes ir "renovando" a agua da maternidade, com a ajuda de um copo: retiras do aquario e despejas para dentro da maternidade, ou vice versa, ate desaparecerem os detritos. PS: Sao bonitos

Já os coloquei numa maternidade de rede muito maior e coloquei 1/3 dos pequenos num aqua de 22Lt com um pleco(Vai em bora na 6F).

E perguntam voces porque 1/3? Porque esse aqua de 22lt para alem de estar aquecer muito, tem muitos detritos graças ao pleco.Estou a fazer tpa de 50% de 2 em dois dias.COmo quero garantir a sua viabilidade estou a mudar alevins aos pouco para esse aqua.

Editado por miltonleopoldo

estão fantásticos, até me fizeste inveja ;) também queria ter tantos pequeninos laranjinhas :)

Acho piada ao facto de teres contado os 42 alevins, nunca me dei a esse trabalho, é preciso muita paciencia e mesmo que quisesse também não conseguia, eles nascem no aqua e escondem-se logo

agora com a passagem do tempo continua a actualizar o tópico para acompanharmos a evolução dos pequenotes :D

Editado por Marta Silva

Publicado:

O aquário fica com um efeito muito bonito cheio de alevinos assim!

Mas vou te dar uma dica!

Não é regra (é claro) mas eu gosto muito de devolver à natureza pelo menos 10% dos peixes que nascem! Me sinto até melhor por saber que um dia um casal teve que ser retirado de seu habitat para povoar o meu aquário!

;) Pode parecer bobo mas pra mim é tão importante e ético! :)

• 2 semanas depois...
Publicado:
O aquário fica com um efeito muito bonito cheio de alevinos assim!

Mas vou te dar uma dica!

Não é regra (é claro) mas eu gosto muito de devolver à natureza pelo menos 10% dos peixes que nascem! Me sinto até melhor por saber que um dia um casal teve que ser retirado de seu habitat para povoar o meu aquário!

:D Pode parecer bobo mas pra mim é tão importante e ético! :-D

O que queres dizer com "devolver à natureza"?

Publicado:
Ja tive 42 platys numa criadeira (maternidade de rede, um pouco maior que a de plástico), passado cerca de 3 semanas passei-os para um aquário improvisado (qq coisa um bocado maior que uma caixa vodafone), colocando lá agua do aquario onde estavam, assim a habituação nao leva quase tempo nenhum. Penso que os grandes nao necessitam comer cerca de 35 alevinos, acho desnecessário faze-lo... E existe comida própria para alevinos e também podes dar artémia recém-eclodida, crescem mais rápido.

Então e nessa caixa da vodafone como conseguias manter agua quente para eles ? com um termostato ? :D

Publicado:
Então e nessa caixa da vodafone como conseguias manter agua quente para eles ? com um termostato ? :(

Sim, com termostato e tb usei um filtro pequenino. Neste momento os platis ja estao juntamente com outros alevinos de mollys, espadas e guppies e na "caixa" tenho cerca de 100 alevinos de molly que nasceram la. Se alguem quiser.... :)

Eis as fotos de alguns meninos que ainda estão comigo(16 já estão com as novas familias)

DSCF1918.jpg DSCF1920.jpg DSCF1919.jpg

DSCF1925.jpg

Editado por miltonleopoldo

quase que parecem que estao gravidos (0s alevinos

Editado por calhau0
Publicado:
quase que parecem que estao gravidos

A femea que é a do lado direito...esta constatemente a ter filhotes...

Eu neste momento estou a deixar a selecção natural a funcionar.

A femea que é a do lado direito...esta constatemente a ter filhotes...

Eu neste momento estou a deixar a selecção natural a funcionar.

Convém senão qualquer dia é uma praga cheers

Editado por mexas

Rodolfo Valentim

assinaturajpeg.JPG

:.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:

Publicado:

Tão a ficar gordos !

OS teus andam aos pares??

os que eu levei para casa, só sabem andar aos pares !

Carlos Fonseca.
O nosso Aqua... O nosso NanoAqua... 1 dos meus albuns fotograficos

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

FeedBack Carlos1979

Publicado:

pois a mim bem me parecia que essa tava gravida mas tava a falar dos alvinos

agora eu tenho uma espada e nao sei se esta gravida