Recommended Posts

Publicado

Boas, meu nome é Natacha e meu aqua de 20 litros de agua quente esta com uma praga forte!!! Só tem camaroes e algumas plantas e um tronquito. A praga é de uns bichos minusculos do tamanho de um ponto final feito com caneta ou lapis ( . ) e como extra existem tambem umas larvas brancas a nadar. Deposi reparei que alguns pontos finais, os bichos, tinham outros 2 pontos extra agarrados a eles tipo o simbolo do rato mickey. Decidi pegar nos alevins de guppys do aqua grande pra este. Eles começaram instintivamente a comelos. Passado dois dias não vi nada pensava que a praga tinha acabado e os guppys estavam bem gordinhos e grandes. Passado uns dias decidi acender a luz a meio da noite e para meu espanto o aqua estava infestado outra vez. Ou seja os bichos sao inteligentes decidem sair á noite quando os peixes não os conseguem ver para comer. QUE POSSO FAZER PARA ISTO ACABAR?!?!?

Publicado:

Gostava de te poder ajudar, mas nunca tive desses "pontos" nos meus aquário. Eles mexem-se mesmo? não são partículas em suspensão?

 

Vou mover o teu tópico para o subfórum correcto uma vez que este está mais direccionado para doenças de vivíparos :wink:

Publicado:

Ola, pelas suas descriçoes parece que sao copepodes, e esses "sacos" sao ovos, quanto as larvas nao sei.

Publicado:
Ola, pelas suas descriçoes parece que sao copepodes, e esses "sacos" sao ovos, quanto as larvas nao sei.

 

 

Sim parece ser mesmo isso. Já estao a ser comidos pelos alevins de guppys. Obrigado pela ajuda bigsmile

Publicado:

É isso mesmo são Copepods, sem sombra de duvida é assim uma imagem deles:

 

copepod.jpg

 

e ai com os dois saquinhos hehe!!

A classe Copepoda é a maior e mais diversificada dos crustáceos. Além disso, é considerado o grupo de organismos pluricelulares mais abundante no planeta, superando em número de indivíduos até os insetos. Esses microcrustáceos habitam os diversos ambientes aquáticos, incluindo terras úmidas. Os crustáceos de vida livre podem ser planctônicos, bentônicos, viver em águas subterrâneas, entre outros ambientes. Os copépodos de águas continentais não são tão diversos como os de água salgada, sendo que o plâncton é composto principalmente por Calanoida e Cyclopoida.

 

A maioria dos copépodos possuem de 1 a 5 mm de comprimento. Seu corpo é composto de cabeça, tórax e abdómen, sendo sua extremidade anterior arredondada ou pontiaguda. A cabeça está fundida com o primeiro e às vezes o segundo segmento torácico. Não possuem olhos compostos, porém há um olho naupliano mediano típico na maioria. As primeiras antenas são unirremes e longas. O tórax possui seis segmentos. O primeiro par de apêndices é modificado formando maxilípedes para alimentação. Os outros cinco pares de apêndices são semelhantes e simetricamente birremes. Entretanto, em algumas espécies os apêndices do último par, conhecido como P5, podem vir modificados para a cópula, assimétricos ou, até mesmo, unirremes. O abdômen possui cinco segmentos que são mais estreitos que o do tórax e não possui apêndices, exceto um par de ramos caudais no télson.

 

É e foi sem sombra de duvida também que fizes-te o melhor que poderias ter feito, como colocar os G(G a m b u s i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] affinis (guppys) pois como eles tem como base de alimentação larvas de mosquito entre outras, os killifish ou "killies" , também te ajudariam a resolver essa praga de Copepods.

G(G a m b u s i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] affinis

WildGuppy_Guinea.jpg

killifish

robertsoni.jpg

Cumprimentos do aquarofilista

Jorge Fernandes (ex-thormenthor)

EU: Understone Project

Especialista em Vivíparos, Discos e Escalares

Posted Imagehttp://jorgemfernandes.blogspot.com/