Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas,

Vai uma atualização:

Filtragem:

- 1 eheim 2080

- 2 eheim 2117

Parece-me agora uma afiltragem razoavel :wink:

Fauna:

10 Cypris Utinta

4 Tropheus (gostaria de ajuda na identificação) foram comprados como "tropheus moori moliro" mas não me parece, até porque dois são avermelhados e os outros 2 acastanhados.

1 Casal de Lelupis

1 casal de Telmos com várias crias

1 casal de julis

1 Synodontis Ocellifer

Frente com reflexo:

p6231605awc7.jpg

Sem reflexo:

p6231607mn9.jpg

p6231658uv0.jpg

p6231637xx5.jpg

Lado esquerdo:

p6231617tu2.jpg

Lado direito:

p6231614xe8.jpg

p6231627uw6.jpg

Lá dentro:

p6231650nf3.jpg

As fotos possiveis para ajuda na identificação dos tropheus:

p7291883qd3.jpg

p7291892xh8.jpg

p7291870gx2.jpg

p7291895fj5.jpg

p7291897ry9.jpg

p7291886hr1.jpg

Falta tapar a traseira do aqua com fundo preto.

Pergunto:

Estará bem as saidas de agua, ou dispunham de outra forma?

identificação dos tropheus?

Cumps

Editado por SCO

Tanga540

img023.jpg

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Publicado:

Boas

Não tendo a certeza mas os tropheus parecem-me golden kazumba

Abraço

BATTLES ARE DONE FOR THOSE WITH THE COURAGE TO ACHIEVE

Publicado:
Boas

Não tendo a certeza mas os tropheus parecem-me golden kazumba

Abraço

Boas, obrigado Artur pela resposta.

Não sei, mas pela pesquisa no google, os golden kazumba parecem ter umas riscas mais largas e um amarelo mais acentuado.

2 parecem-me sp red (1ª e 2ª foto) pois tem o corpo avermelhado. Os outros 2 é que continuo com muitas duvidas, pois não têm esse avermelhado são mais para o castanho. (peixes de cima na 3ª e 4ª foto o de baixo nota-se o reflexo vermelho). No entanto o padrão das riscas é o mesmo.

Continuo com muitas duvidas. ::D:

Cumps

Orlando

Tanga540

img023.jpg

Publicado:
O facto dos Tropheus estarem mais acastanhados que outros é normal... só os dominantes apresentam a totalidade de cores que são expectáveis...

Precisamente! Até nos meus já noto bem isso:

2678977217_8f95dccef2_o.jpg

2678976681_b53907eb4f_o.jpg

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

Meu Blog

Publicado:

Opss..

Realmente não tinha pensado nisso....

Já agora parece-vos os tropheus sp red moliro?

Vou ver se consigo uma fotos melhores.. :wink:

cumps

Tanga540

img023.jpg

Publicado:
Sem dúvida que são sp. moliro. A core dos juvenis e dos dominados é exatamente essa!

abraço

Obrigado ;)

Tanga540

img023.jpg

Publicado: (editado)

Agora com fundo azul:

p8072015hb1.jpg

p8072017ty6.jpg

Brincadeira com a máquina:

Telmatochromis temporalis sheel - Macho

p3031293bg11ho7.jpg

p7311962ie5.jpg

Cumps

Orlando Marta

Editado por SCO

Tanga540

img023.jpg

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas,

Regresso de férias e a primeira coisa a fazer é ir olhar para o aqua. E o que vejo? :blink: Vejo um um Tropheu de Barriga inchada e outro escondido no fundo do aqua.

O que penso? )/&$%#"#!%#"$&%$#####%%##%" BLOAT :drinking:

19/08/2008 á noite:

Após consulta de toda a informação que pude retirar do forum, fui á Farmacia e comprei uma caixa de Flagyl, 40 comprimidos a 4,50€.

Dissolvi um comprimido com um pouco de agua do aqua, juntei um pouco de granulado. Esperei que o granulado ficasse impragnado com o medicamento e mandei lá para dentro.

Todos os peixes comeram menos o Tropheu de barriga inchada e outro escondido.

Desfiz mais 6 comprimidos, dissolvi em agua e despejei para dentro do aqua.

20/08/2008 demanhã:

10 comprimidos desfeitos e dissolvidos em agua do aqua, lá para dentro.

Estou pensar repetir estes passos todos durante 5 dias, fazer um tpa de 50% e repetir o tratamento.

Sei que o Tropheu de barriga inchada vai ser impossivel recuperar, mas o que anda escondido tenho esperança que melhore.

O Lelupi macho tambem está com a barriga inchada, mas anda activo e come.

Conselhos são bem vindos.

Cumps

Tanga540

img023.jpg

Publicado:

Boas,

Em primeiro lugar manter a calma. :wink:

Depois o ideal é fazeres esse tratamento de 8 em 8 horas, mas se não dá faz uma logo de manhã e outra ao final do dia.

A comida com flagyl, também ajuda e é eficaz, mas só para os que comem. Atenção às comidas, á qualidade da água, dos parametros, temperatura, etc.

Espero que melhorem.

Um abraço

Publicado:

3º dia de tratamento:

Ontem á noite cheguei a casa e como já estava a espera oTropheu de barriga inchada estava morto.

Parecia o peixe balão e a barriga estava completamente branca.

O outro Tropheu que tem andado escondido parece um pouco melhor (mais activo, não muito). Não tem a barriga inchada, mas está esbranquiçada.

O Lelupi a pareceu-me completamente saudavel.

Notei em outro Tropheu e nos Telmos, fezes brancas com pontos pretos e muito compridas, 3 a 4cm sem exagero.

misturei novamente comida com flagyl, todos comeram menos o tropheu que anda escondido. Mais 7 comprimidos dissolvidos lá para dentro.

Hoje de manha, mais 8 comprimidos dissolvidos. Logo vou fazer teste de nitratos e um TPa de 50%

Assim vai o tratamento.

Cumps

Tanga540

img023.jpg

Boas,

Em primeiro lugar manter a calma. ;)

Depois o ideal é fazeres esse tratamento de 8 em 8 horas, mas se não dá faz uma logo de manhã e outra ao final do dia.

A comida com flagyl, também ajuda e é eficaz, mas só para os que comem. Atenção às comidas, á qualidade da água, dos parametros, temperatura, etc.

Espero que melhorem.

Um abraço

Boas;

Obrigado Nuno pelo apoio.

Já agora gostava de saber opiniões sobre os TPAs durante o tratamento. Isto porque aquilo que li, á uma discrepância muito grande no espaçamento dos TPAs.

- Há quem diga que se deve fazer TPAs 12 em 12 horas de 50% da água

- Há quem diga que se deve fazer o tratamento durante 5 dias, fazer um TPA de 50% e voltar a repetir o tratamento.

Na minha opinião diariamente 2 TPAS parece-me muito. Por outro lado de 5 em 5 dias com introdução de tanto medicamento me parece muito.

Gostava que alguem dissesse alguma coisa. Não quero com isto por em causa quem tem estas duas teorias, até porque são pessoas muito bem informadas e me têm ajudado bastante.

Cumps

Orlando Marta

Editado por SCO

Tanga540

img023.jpg

• 4 semanas depois...
Publicado:
Então há novidades?

Espero que sejam boas.

Um abraço

Boas Nuno, acabei por me distrair com o tópico,

(24/8/2008)

Ao fim de 7 dias de tratamento, morreu o 2º Tropheu. Eram 4 ficaram 2.

Este tinha esperaça que se safasse, ontem não estava inchado (não parecia). hoje estava.

Concluo, que quando deixam de comer, dificilmente sobrevivem.

19/09/2008

Tendo em conta, que todos os outros peixes se alimentam, deixei de meter o medicamento na agua. Misturei com o alimento 2x ao dia mais 5 dias.

Os dois que ficaram, anda 1 frenético atrás do outro, não sei o que será. Mas antes isso, que estarem parados.

Fiquei agora na duvida se devo meter mais Tropheus para aumentar a colonia. Se os 2 que sobreviveram forem casal não mexo mais. Se concluir que são dois machos tenho de introduzir mais.

Não sei é como vejo, se são machos ou femeas?

Agradeço tambem as intervenções.

Cumps

Tanga540

img023.jpg

Publicado:
Eu nao sei ver se é macho ou femea, mas de uma coisa tenho a certeza, tens de aumentar a colonia.

Ola,

Não necessariamente, os Tropheus só andam em cardume enquanto juvenis ou quando não têm casal formado. Quando formam casal afastam-se do cardume e guardam ferozmente o seu territorio. Pelo menos nos Duboisi é assim.

Posso tambem estar enganado, mas pelo que li foi á conclusão que cheguei, mas, estou cá para aprender. :P

Cumps

Orlando

Tanga540

img023.jpg

Publicado:
Ola,

Não necessariamente, os Tropheus só andam em cardume enquanto juvenis ou quando não têm casal formado. Quando formam casal afastam-se do cardume e guardam ferozmente o seu territorio. Pelo menos nos Duboisi é assim.

Posso tambem estar enganado, mas pelo que li foi á conclusão que cheguei, mas, estou cá para aprender. :D

Cumps

Orlando

Cada espécie tem a sua "tara" mas os meus não formam casal coisa nenhuma. Os meus tropheus, os machos "dominantes" (digo isto porque tenho 3 zonas de dominio, cada um com um macho) aviam todas as fêmeas que podem e atacam todos os outros machos.

As fêmeas são mais ou menos "autorizadas" a permanecer no território dos machos, mas o normal é andarem todos em cardume no terço superior do aquário e os machos cá em baixo a patrulhar as rochas e a expulsar todos os que se aventurem nos seus dominios.

Mas existe quem mantenha com bastante sucesso apenas casais, portanto tudo é possivel.

Já agora na natureza o comportamento é identico ao que eu tenho no aquário (respeitando a devida dimensão é claro). Os machos estabelecem um território só permitindo fêmeas nele para desovar e expulsando-as de seguida e as fêmeas e machos dominados formam cardumes.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

• 1 mês depois...

Boas,

Depois do bloat, muitas duvidas se levantam. Sobraram 2 Tropheus sp red, 1 anda sempre escondido só sai para comer (muito rapidinho) o outro é dono e senhor do aquario.

Não faço ideia se o que está escondido é macho ou femea, o que é certo é que quando sai das rochas leva logo uma coça com alguma tremedeira á mistura.

Será que se consegue chegar alguma conclusão, sobre sexagem só por este comportamento?

Quando falamos de Tropeus Sp Red ou Tropheus Moorii Moliro, estamos a falar da mesma especie de peixe?

Mudando de assunto :D

Telmatochromis Temporalis shell Femea:

pa202357bus5.jpg

3 em 3 semanas praga de filhotes

pa202349iu9.jpg

Cumps

Orlando

Editado por SCO

Tanga540

img023.jpg

• 1 mês depois...
Publicado:

Fotos e mais fotos, todas más! Mas... não sei mais e a maquina não ajuda :naughty::tongue:

1- Pseudo-geral:

pb222418pz3.jpg

2- Lelupi macho:

pb232460qv8.jpg

3- Tropheu sp red

pb232465nn3.jpg

4 - Viuvo altolamprologus com 8 ou 9 anos:

pb232466ht0.jpg

5-

pb232470tf7.jpg

6 - Telmatochromis aqui nascido:

pb232475hy6.jpg

7 - Telmatochromis aqui nascido:

pb232478vc3.jpg

8 -

pb232480sa4.jpg

9

pb232496eb0.jpg

10

pb232497hf4.jpg

11

pb232511wa0.jpg

12

pb232514eg6.jpg

13

pb232516mv9.jpg

14

pb232517wk3.jpg

15

pb232520pg7.jpg

16

pb232528zn5.jpg

17 - As duas de boca cheia:

pb232529va1.jpg

18 - Pai Telmo:

pb232530lq2.jpg

19 - Casal de lelupis, femea á esquerda:

pb232531ya6.jpg

20 - Com uma maquina decente talvez desse para ver os ovos:

pb232534jq0.jpg

21

pb232537me2.jpg

22

pb232541cl1.jpg

23 - as anubias:

pb232574sw2.jpg

24 O Lelupi:

pb232580cs9.jpg

25

pb232593eh8.jpg

26

pb232594zi6.jpg

27

pb232595bb0.jpg

28 - O rasto do cypri!!!

pb232596tv9.jpg

29

pb232597sh7.jpg

30

pb242614bd9.jpg

31-Lado direito:

pb242616sc6.jpg

32-Lados esquerdo:

pb242618tg1.jpg

33

pb242625za3.jpg

34

pb242626ny1.jpg

35

pb242635bq0.jpg

36

pb242629qk0.jpg

Os tropheus sp red moliro são made Diogo Lopes, por isso já vem ensinados para as fotos. :blink::)

Os cipris pelo menos duas com boca cheia....

Comentários eram bem vindos, depois deste trabalho todo...não é para avaliar a qualidade das fotos! :marrar

Tanga540

img023.jpg

• 4 semanas depois...
Publicado:

Boas,

Seis meses depois de montar o filtro, resolvi limpalo, não que tivesse falta de caudal mas tinha alguma curiosidade em avaliar o desempenho do eheim 2080.

A intenção era só limpar a filtragem mecanica, mas acabei por lavar tudo, até porque tenho mais dois filtros e não ia interferir em nada com o sistema.

Tinha alguma curiosidade em abrir o filtro, por vezes aparecem alguns alevins e é sempre uma surpresa.

Desta vez a surpresa foi encontrar centenas de Tuberculatas:

pc212754up8.jpg

pc212763hx2.jpg

Depois de varias lavagens da esponja azul, tive que meter uma nova porque foi praticamente impossivel em tempo util retirar todas as Tuberculatas da esponja.

pc212775ii4.jpg

pc212777zv8.jpg

Estas voltaram para dentro do aquario, não me encomodam nada e vão removendo a areia, as restantes foram pelo lavatorio abaixo.

pc212768jh3.jpg

Já agora um Lelupi:

pc042749kf0.jpg

e femeas de Cipris com a boca cheia.

pc042744tq3.jpg

Conclui que as Tuberculatas fizeram um bom trabalho dentro do filtro, pois não havia restos de comida agarrados á esponja. De qualquer maneira não deixei lá nenhuma.

Abraço

Tanga540

img023.jpg

• 3 semanas depois...
Publicado:

Boas,

Novamente um surto de Bloat no meu aquario, de 7 Tropheus sp red sobram 3. A minha experiencia com vegetarianos neste aquario acaba aqui. Os que sobrarem, ficam, não entra mais nenhum tropheu neste tanque. Não fiz nenhum tratamento de choque, tenho nos ultimos dias misturado Flagyl com a comida de uma forma preventiva, com a intenção de que a doença não se propague aos restantes.

Em 10 anos de aquariofilia devo ter perdido cerca de 13 peixes, 10 eram Tropheus. Por isso chega! Não tenho sorte, condicões, cuidado ou conhecimento para os manter.

Desta vez, nada teve haver com a alimentação, deve ter sido do stress, luta por territorios entre duas colonias de origens diferentes no aquario.

Diogo, dos 3 que restam, 2 são do teu cardume, sinto-me frustrado por não ter sabido cuidar dos excelentes exemplares que me vendes-te.

2 surtos de Bloat em 5 meses, para mim chega!!!

Cumps

Tanga540

img023.jpg

Publicado:
Boas,

Novamente um surto de Bloat no meu aquario, de 7 Tropheus sp red sobram 3. A minha experiencia com vegetarianos neste aquario acaba aqui. Os que sobrarem, ficam, não entra mais nenhum tropheu neste tanque. Não fiz nenhum tratamento de choque, tenho nos ultimos dias misturado Flagyl com a comida de uma forma preventiva, com a intenção de que a doença não se propague aos restantes.

Em 10 anos de aquariofilia devo ter perdido cerca de 13 peixes, 10 eram Tropheus. Por isso chega! Não tenho sorte, condicões, cuidado ou conhecimento para os manter.

Desta vez, nada teve haver com a alimentação, deve ter sido do stress, luta por territorios entre duas colonias de origens diferentes no aquario.

Diogo, dos 3 que restam, 2 são do teu cardume, sinto-me frustrado por não ter sabido cuidar dos excelentes exemplares que me vendes-te.

2 surtos de Bloat em 5 meses, para mim chega!!!

Cumps

Qual é a comida que lhes estás a dar?

E quantas vezes por dia?

Quantidade?

Publicado:

Agora dou a seguinte mistura:

-Sera Granugreen

-JBL novo rift

-Spirulina em flocos Nutrafin

-New Life Sepectrum

1 vez por dia, Para dosear a comida utilizo a colher de plástico que vem na embalagem de DECALCIT (parece pequena ), é provável que seja demais.

Cumps

Tanga540

img023.jpg

Publicado:
Agora dou a seguinte mistura:

-Sera Granugreen

-JBL novo rift

-Spirulina em flocos Nutrafin

-New Life Sepectrum

1 vez por dia, Para dosear a comida utilizo a colher de plástico que vem na embalagem de DECALCIT (parece pequena ), é provável que seja demais.

Cumps

A ideia é tentar perceber o porquê do BLOAT!!!

Não interessa agora, interessa antes... o que davas e quantas vezes.....

Porque é preciso prevenir a perceber as causas.

Eu faço estas questões porque adquiri à pouco tempo Tropheus e ainda não tive qualquer problema, mas pelo que percebi estes peixes são muito rigorosos tanto na comida como na qualidade da água, nomeadamente, no que diz respeito ao oxigénio dissolvido!