Sexo dos Escalares


[StR]

Recommended Posts

Buenas,

acabei de vir de um F.D.S lindo,cheio de festas,touradas,largadas,ect...e antes de vir para Lisboa (hoje) passei por Vila Viçosa e vi la uma loja de animais,eu que sou muito curioso e tenho perguntado em todas as lojas como se distinguem os Escalares...desde pequeninos a grandes,e q as "Antenas"(nao sei como se chama) e que as das fêmeas são brancas e as dos machos pretas...

Afinal os alentejanos sabem alguma coisa... :lol::lol::lol:

 

Abraços

bOoM

 

 

 

8) bE cOoL 8)

Like a Fish

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Em relação distinção do sexo dos escalares é uma coisa muito dificil de fazer, existem algumas teorias sobre a forma da cabeça, sobre as barbatanas, etc etc, a realidade é que os unicos capazes de ver as diferenças são os próprios escalares, já que para teres um casal é necessário juntares alguns num aquario, e depois caso haja um casal, esses dois irão naruralmente se separar dos outros e irão procriar, só na altura da postura dos ovos é que nós conseguimos ver qual é macho e qual é femea, uma vez que a femea irá colocar vários ovos e os machos irão fertelizar esses ovos com o seu esperma, antes disso nõa há forma prática e efecaz de ver qual é qual.

Cumpts.

Azevedo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Pessoal!

O nosso amigo CT1FUE esta certo e dificil a identificação som precisão do sexo dos escalares,somente em peixes adultos isso esta mais aparente

o macho e mais esguio e como todo Ciclideo possui as nadadeiras maiores e mais afiladas,e as femeas o ventre mais volumoso proximo a epoca de reprodução seu ovioduto e facilmente identificavel proximo a nadadeira anal. em cor e forma ambos são identidos.

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLá:

 

Na altura da postura, dá para ver:

 

o espermiducto no macho (fino e afilado):

4-%20espermiducto%20(macho).JPG

 

e o ovopositor na fêmea (+ grosso e rombo):

3-%20ovopositor%20(fêmea).JPG

 

A "crista" na cabeça é exclusiva dos machos, mas não de todos:

foto1.JPG

 

Em adultos, os machos são normalmente os maiores peixes.

 

Depois de uma boa refeição, as fêmeas ficam muito mais roliças.

 

Abraços

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, eu tb já reparei que o meu escalar marmoreado quando acaba de comer fica com a brraiga um pouco inchada e ao fim de 30m volta ao normal, eu já li que isto é uma das características das fêmeas.

 

Um abraço

 

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Buenas,

ja repararam que as femeas tem as "antenas" todas brancas e os machos nao?Assim da para escolher logo um casal de escalares quando pekenos :?::?:

Mas a melhor maneira e as "antenas" serem so de uma cor para nao haver confusoes :!:

 

 

 

Abraços

bOoM

 

 

:oops: bE cOoL :wink:

Like a Fish

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi [stR]bOoM,

 

Pelo que tenho lido e falado com pessoal expert em escalares, essa teoria das antenas não é lá muito viável, veja-se por exemplo aquele belo macho que o Luis postou na ultima foto, segundo a tua teoria seria uma femea??? A crista diz tudo -> MACHO!!!

 

Fiquem bem... :?:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

bOoM]

ja repararam que as femeas tem as "antenas" todas brancas e os machos nao?Assim da para escolher logo um casal de escalares quando pekenos  8)  8)  

Mas a melhor maneira e as "antenas" serem so de uma cor para nao haver confusoes :!:  

 

A minha melhor femea tem "antenas" com 3 cores: branco, preto e azul, por isso acho que n é por aqui! Além disso tenho outra femea que tem as "antenas" todas brancas! :wink:

 

 

AbraçoS!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O que escrevi foi baseado na minha experiencia própria, uma vez que tive 3 escalares e tive a sorte de ve-los na corte e postura dos ovos, infelizmente não sobreviveu nenhum dos ovos, isto pq uns dias antes da postura tinha comprado um Heros Severum que apesar de ser muito mais pequeno que os escalares comeu os ovos e fez com que os escalares perdessem o interesse pelos ovos.

E tambem baseei-me em conversas com outras pessoas que já tiverem vários escalares e me deram a opinião identica aquela que escrevi.

Cumpts.

António azevedo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Em relação distinção do sexo dos escalares é uma coisa muito dificil de fazer, existem algumas teorias sobre a forma da cabeça, sobre as barbatanas, etc etc, a realidade é que os unicos capazes de ver as diferenças são os próprios escalares,

 

bem por vezes nem eles distinguem muito bem... tenho um casal de escalares que são 2 femeas :D

 

sobre o tamanho... ja tive um casal a procriar e a fêmea era muito maior do que o macho. ela dava tanta porrada nele que ficou cego de um olho e acabou por falecer....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Motar,

 

 

Essa é uma forma que muitos aquariofilos costumam utilizar para tentar identificar o sexo do peixe em questão.

 

Na foto em baixo, entre o preto e o amarelo ( é um casal ), consegues distinguir o macho da femea ? :(

 

 

Abraço

Miguel

 

 

p.s. Tenho noção que a foto está um pouco escura e os peixes não estão perto... vamos apenas centrar a nossa atenção na aparência e no porte que cada um apresenta.

 

 

>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá !!

 

 

Luis,

 

hehe :lol:

 

Eles estão optimos, até criam em aquario comunitário com ph superior a 7,5 e dureza superior a 14.

 

O fim de semana foi bom ? :wink:

 

 

Motar,

 

Estás correcto. De facto o macho é o preto e a femea é a amarela.

 

 

Um grande abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas :lol:

 

Os meus escalares no Fim de Semana posaram ovos :) , mas comeram-nos todos. :lol:

Será normal visto ser um aquário comunitário, ter nove escalares ou ser a primeira postura? :lol::lol:

De quanto em quanto tempo voltam a por? :shock::shock:

 

Obrigado e desculpem a ignorância :shock::lol:

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi !

 

 

Quanto ao distinguir o macho da femea..... consigo faze-lo de 2 formas..... pelo orgao sexual, onde se nota perfeitamente qual a femea e o macho.... Ou de forma mais impirica, atraves do porte.... Ou seja se repararem as femeas parece que tem os labios (boca) mais fina e harmoniosa. O macho e' uma boca mais dura e labios mais grossos.

Quanto ao teu casal, acho que os devias ter separado. Agora, consoante a idade deles e ambiente onde estao devem demorar entre 7 a 15 dias a porem ovos outra vez.

Este fim de semana obtive mais um casal de escalares, muitos novos e pequenos, mas noto perfeitamente que sao casal. So' meteerem uns 70 ovos e de forma muito atabalhoada.... A femea deixa cair os ovos e o macho nem ligava 'a postura :? ate' que la' se lenbrou :P

So estao uns 2 ou 3 fecundados..... Os bichos em questao tem entre 6 a 7 meses de vida..... tem muito tempo para fazer melhor :oops::):oops:8)

Abraco

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Neves,

 

Já fiz reprodução de escalares e uma coisa que te aconselho é deixares a luz do aquário ligada durante a noite durante 3/4 dias. Se não fizeres isto os pais acabam por comer os ovos por não conseguirem proteger-los convenientemente.

 

Ao 3/4 dia aconselho-te a retirar os ovos para outro aquário e colocares uma pedra difusora de bolhas junto aos ovos de forma a ajuda-los a soltarem-se.

 

Coloca durante um dia uma pequena casca de banana dentro de um pequeno copo com água, depois poem a água que estava no copo dentro do aquário onde estão os ovos. Este é o melhor método inicial de alimentação para oviparos [conselho dado pelo sr. Rui (RuiMar)].

 

Depois aconselho-te a fazeres criação caseira de artémia para puderes dar aos teus pequenos alevins.

 

NOTA: Só faças a primeira mudança de àgua passado 10 dias depois de os teres colocado no aquário de criação.

 

Espero ter ajudado!

In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

P1010011.JPG

 

demoram sempre umas posturas a "entrar no ritmo"... é natural comerem as primeiras! segue os conselhos dados anteriormente e se tiveres adiciona musgo de java ao aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A tecnica da casca de banana só é util para oviparos. Para os viviparos pode-se dar logo que nascam artémia viva ou cima seca triturada.

 

Espero ter ajudado

In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais