Vasco Matos Publicado Julho 29, 2008 Publicado Julho 29, 2008 (editado) Boas! Achei umas madeiras envelhecidas espectaculares para fazer um ''layout'' à maneira,porém essas madeiras estão bstante velhas...já as fervi e deixei de mlho,mas largam muito,mas muito tanino. A minha pergunta é se não haverá um produto qualquer que eu possa envolver estas madeiras,de modo a que elas ''parem no tempo''. O produto teria de ser inofensivo,de modo a que as madeiras possam ir para dentro do aquário, ou estilo um método de ''petrificação'' qualquer inofensivo. Já pensei em envolver as madeiras em silicone, como este é transparente poderia ficar-se a ver a madeira,ficando esta protegida da água,mas...não sei se resultará. !!! Editado Julho 29, 2008 por Zogli Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
William Publicado: Julho 29, 2008 Publicado: Julho 29, 2008 acho que estas a queres "inventar" demais... lol Citar
Oluap12 Publicado: Julho 29, 2008 Publicado: Julho 29, 2008 Boas! Achei umas madeiras envelhecidas espectaculares para fazer um ''layout'' à maneira,porém essas madeiras estão bstante velhas...já as fervi e deixei de mlho,mas largam muito,mas muito tanino. A minha pergunta é se não haverá um produto qualquer que eu possa envolver estas madeiras,de modo a que elas ''parem no tempo''. O produto teria de ser inofensivo,de modo a que as madeiras possam ir para dentro do aquário, ou estilo um método de ''petrificação'' qualquer inofensivo. Já pensei em envolver as madeiras em silicone, como este é transparente poderia ficar-se a ver a madeira,ficando esta protegida da água,mas...não sei se resultará. !!! acho que a unica maneira é deixa-las em agua e ir trocando a agua até nao deitarem nada Citar
SCO Publicado: Julho 29, 2008 Publicado: Julho 29, 2008 Boas Mete no autoclismo... Citar Tanga540 Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt
Vasco Matos Publicado: Julho 29, 2008 Autor Publicado: Julho 29, 2008 O problema é que eu sei que caso meta as madeiras na água elas irão apodrecer...O que queria era um produto tipo verniz que cobrisse a madeira,a protegesse,mas que fosse inofensivo para colocar dentro do aqua. Por certo deve haver algo do género. Daqui a pouco já coloco fotos dos pedaços de madeira, para vocês verem o porquê de eu querer fazer isto. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
rui kid Publicado: Julho 29, 2008 Publicado: Julho 29, 2008 Boas Zogli, Na minha opinião tentava criar uma camada isolante com resina epoxi ou então com um verniz epoxi ou acrílico, mas não sei se eles libertam algum componente prejudicial para a água. Contudo, se usares uma boa camada de resina mat (para ficar mais natural) não vais ter trocas entre a madeira e a água. A minha ideia é fazer algo como nos fundos 3D que se usam nos aquários. Citar
Daniel Almeida Publicado: Julho 29, 2008 Publicado: Julho 29, 2008 Então, e fotos disso? Citar Daniel Almeida
Vasco Matos Publicado: Julho 29, 2008 Autor Publicado: Julho 29, 2008 (editado) Estive à bocado a falar com um amigo que trabalha numaloja de ferragens e afins e ele a unica coisa que tinha era um verniz sintético que serve para pintar barcos...porém não sabe se é mau para a Fauna do aqua... Rui Kid, essa resina mat é transparente? E isso pode ser usado em aquários? E alguém sabe se essa resina ou verniz epoxi ou acrilico é inofensivo para a Fauna? Aqui vão uma fotos para verem do que se trata. O formato destas madeiras é singular,e se conseguisse trata-las conseguia criar um ambiente ''agreste'' no aqua, colocando-as na vertical fazia um tipo de paisagem peculiar. Não sei se dá para ver bem nas fotos, mas dentro de um aqua ficava excelente! Estas são só um exemplo,pois tenho muitas mais. Editado Julho 29, 2008 por Zogli Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
João Teixeira Publicado: Julho 29, 2008 Publicado: Julho 29, 2008 (editado) Boas Zogli Para essas madeiras velhas a melhor solução seria teres acesso a um autoclave para que os taninos saissem mais rapidamente. Como sempre as soluções antigas são as melhores, passo a explicar: Arranjas uma rede e um local num rio com água corrente (rio sem sinais de poluição) e colocas com pedras de forma imersa essas madeiras assegurando que o sentido dos veios são os mesmos da corrente. Deixas essa madeira durante 1 (um) mês no rio, após a qual deves retirar e ferver por diversas vezes, verás que desta forma se torna muito mais simples 'limpares essa madeira' O processo descrito acima era utilizado antigamente para limpeza dos taninos antes de impregnação de parafina liquida por fervura ou com autoclave. Do meu ponto de vista a melhor forma de se tratar uma madeira nobre para posterior trabalho em marcenaria É dificil e moroso o processo, reconheço que sim, mas dá-te garantias de sucesso neste caso. Abraço JT P.S.: Nem penses em utilizar nenhum tipo de resina para essa madeira, seria a mesma coisa que lançá-la ao fogo ... Editado Julho 29, 2008 por Jota-T Citar
Vasco Matos Publicado: Julho 29, 2008 Autor Publicado: Julho 29, 2008 Olá Jota-T! O problema é as madeiras estarem muito frágeis e temo que mesmo que estejam muito tempo submersas, quando postas no aquário não durem, e começem a apodrecer e deteriorar as condições da água. E outro problema é que moro em Lisboa,e não tenho acesso a nenhum rio ou ribeira. Achas que com algum tipo de verniz safava o caso? O meu problema é que não conheço nenhum verniz que seja inofensivo para a Fauna... Isso era o ideal,pois era como que uma capa,e a madeira como que parava no tempo. O que queria era como que ''petrifica-las''. Entretanto já as fervi, e estão agora de molho,mas os taninos deixam a água preta em algumas horas...não dará mesmo para colocar no aqua sem uma ''capa'' protectora... Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
João Teixeira Publicado: Julho 30, 2008 Publicado: Julho 30, 2008 (editado) Boas Zogli Lamento mas não dará para colocar qualquer capa protectora, essa iria apenas acelerar a decomposição da madeira visto ser velha e estar já sob o efeito da água. Os normais vernizes não podem ser utilizados, temo que a parafina tenha igualmente um efeito prejudicial para o aqua. A utilização de resinas é por mim desaconselhada tendo em vista o periodo de gestação de insectos xilófagos possivelmente existentes que poderão resistir alguns anos até eventualmente perfurarem a protecção ou revestimento. O meu conselho é que te dirijas à Fundação Ricardo Espirito Santo que tem uma secção especifica de restauro de peças em madeira e de estudos especificos nessa área e perguntes qual a melhor forma de tratar a madeira em questão para a poderes colocar num aquário e que produtos devas utilizar (leva uma amostra da madeira em questão) Outra opção é continuares a ferver ininterruptamente até que todos os taninos saiam da madeira. Se for madeira muito velha e se tiver sido utilizada em construção tem de certeza anilinas (corantes) adicionados com verniz celulósico ou óleo de linhaça, que embora não se possa, aparentemente, ver possam provocar esse excesso de coloração e sejam igualmente fatais num aqua. Posso efectuar um estudo e verificar/identificar a madeira em questão se me puderes enviar uma pequena amostra (efectivamente pequena apenas para testes), de facto são optimas para um layout, temo é que não as consigas usar pelas razões que enumeraste. Outro factor em consideração é o estado presente de decomposição das mesmas, tinham alguns insectos xilofagos antes do tratamento? tais como o comum caruncho ? Se de facto tinha, ficas desde já a saber que o 'caruncho' não é mais que um 'agricultor' que cuida nas inúmeras galerias de 'plantações' de fungos para degradação da celulose da qual se alimenta. Se este for igualmente o caso podes ter mais outro problema para resolver que será resolvido com muitas fervuras com sal! Abraço JT Editado Julho 30, 2008 por Jota-T Citar
rui kid Publicado: Julho 30, 2008 Publicado: Julho 30, 2008 Relativamente ao tratamento de madeira antiga (para estrelização), sei que o que utiliza é o congelamento prolongado (não sei ao certo quanto tempo mas penso que serão uns meses largos). Tenho conhecimento de empresas de restauro que têm autênticas salas para congelar mobília. Relativamente à resina, também estive a maturar um pouco a questão. Sei que se pode utilizar resina em aquários, mas não sei que tipo de resina, nem se compensa monetáriamente. Ainda por cima tens de considerar o que já foi dito por aqui, no interior da madeira ela vai continuar a decompor-se. E deves considerar que a resina é maleável mas não elástica, isto é, se a madeira encolher ou aumentar o volume a resina pode estalar e lá vai tudo por água abaixo. Na minha opinião, não querendo desmoralizar, acho que era preferível comprares outra madeira com o mesmo formato, mas nova. Citar
magolo Publicado: Julho 30, 2008 Publicado: Julho 30, 2008 Boas Uma tecnica de arqueologia que podes usar é deixar a madeira numa solução de açucar durante um tempo (http://www.lisboa-renovada.net/doc/conservsub/06_madeira.pdf) segue este link. No entanto não sei até que ponto a poderás usar novamente no aquario. Citar
João Teixeira Publicado: Julho 30, 2008 Publicado: Julho 30, 2008 BoasUma tecnica de arqueologia que podes usar é deixar a madeira numa solução de açucar durante um tempo (http://www.lisboa-renovada.net/doc/conservsub/06_madeira.pdf) segue este link. No entanto não sei até que ponto a poderás usar novamente no aquario. Boas É de facto interessante, o PEG é vulgarmente utilizado para impregnação da madeira e porterior corte em micrómetro para identificação da espécie ou estudo de espécies em diferentes tipos de solos, a sua utilização em aquário é impossivel porque com o tempo o PEG dissolve-se no aqua, o mesmo se passa em relação ao açucar, embora seja uma alternativa mais barata, este irá dissolver-se no aqua. Não estou a ver solução para o problema a não ser repetidas lavagens e identificação da espécie para se poder apurar qual o indice de degradação que a mesma poderá sofrer no ambiente de um aquário. Pensando racionalmente será de facto melhor considerar outras hipóteses ou então sempre podes considerar as lavagens constantes e fervuras e arranjares um aqua de teste prolongado a 1 ano por exemplo ... usa-se o eterno e constante teste e erro para determinar a viabilidade da mesma. Citar
babykhan Publicado: Julho 30, 2008 Publicado: Julho 30, 2008 Boas Pelo que vi das fotos parece que tens aí umas vigas de carvalho ou castanho usadas antigamente na construção civil. Pelo avançado estado de deterioração garantidamente tens 'caruncho' instalado e seguramente terás também anilinas impregnadas. Como deves saber a libertação desses químicos num Aqua equivale a uma guerra termonuclear e biológica em simultaneo, não falando na libertação dos esporos das " 'plantações' de fungos para degradação da celulose " que tão oportunamente o Jota-T documentou. Apesar de reconhecer a beleza estética das mesmas não acho viável a sua utilização num Aqua. Mesmo recorrendo a um auto-clave ou a processos artesanais de cozimento e/ou congelação, não suponho que ainda haja integridade estrutural para garantir que esses troncos não se desfaçam pouco tempo depois de expostos à temperatura 'tropical' de um Aqua. Quanto à utilização de resinas para efeitos estruturantes, neste caso não é aplicável, pois não há estrutura inicial sólida o suficiente para se manter. Espero não estar a dizer nenhuma barbaridade... Abraço Citar O meu Gerador de CO2 Químico O meu Muro das Lamentações (em estrangeiro FEEDBACK )
Vasco Matos Publicado: Julho 30, 2008 Autor Publicado: Julho 30, 2008 Jota-T, obrigado pelas dicas, vou passar então na Fundação e ver o que me aconselham. De facto a madeira não paresentava sinais de caruncho visiveis, houve um pedaço que eu abri aos bocados para examinar e não havia nenhum caruncho, porém a madeira está ratada,exactamente como o caruncho ''trabalha''... Teria todo o gosto em enviar-te uma pequena amostra,podes enviar-me a morada em mp? É que esta madeira é excelente para um layout que eu tinha pensado,mas nunca a colocaria no aqua sem uma capa protectora. Porque veio da rua,e não sei ao que esteve exposto,para além de ser demasiado velha. Se fosse troncos secos de uma mata colocaria depois de uma fervura,(excepto de madeiras resinosas) neste caso esta madeira inevitavelmente me deterioraria as condições da agua de qualquer aqua. Contudo já coloquei um pedaço num nano ''vodafone'' que tenho na varanda, para poder avaliar melhor. Rui Kid,obrigado também pelad dicas! O que eu estava a pensar seria primeiro secar a madeira totalmente e depois aplicar um verniz qualquer. Claro que a madeira estando molhada e depois seca já não vai ao fundo,flutua inevitavelmente,mas eu arranjava maneira de ela ficar no sitio que eu queria. Estando bem seca dentro do verniz a decomposição seria mais lenta do que se estivesse exposta ao ar. Magolo vou ver agora o link que me enviaste,deve ser interessante,obrigado! Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Recommended Posts