Recommended Posts

Publicado

Olá amigos

Em conformidade com esta minha "dependencia salina", não consegui resistir; E como tal vou esta semana receber o meu novo aqua de 800L.

Como tenho á 8 meses o de 270L montado e cheio de corais (SPS principalmente) gostava que me dessem umas dicas de como fazer a transição do aqua que tenho montado para o novo.

Perguntas:

Tenho utilizado sempre agua OI. Será que faço bem utilizar agua natural para introduzir a agua restante ?

Quanto tempo devo ficar a espera para introduzir os corais e peixes no aqua novo ?

O aqua antigo vai ficar sem a iluminação (vai para o novo). Quanto tempo posso ter lá os corais e os peixes (sem luz) ?

Como o aquario novo vai levar perto de 600L de agua nova, será que vou ter outra vez de passar pelo aparecimento de algas ?

Vou utilizar mais aragonite. Devo pôr a areia do aqua antigo (já colonizada) em cima ou por baixo da nova ?

Agradecia as vossas "doutas" opiniões :wink:

Publicado:
Tenho utilizado sempre agua OI. Será que faço bem utilizar agua natural para introduzir a agua restante ?
Na minha opinião sim, desde que tenhas confiança no local de recolha da água natural.

Quanto tempo devo ficar a espera para introduzir os corais e peixes no aqua novo ?

Se vais utilizar apenas a mesma rocha que tinhas no aquário pequeno, podes passar tudo de uma vez. Se vais utilizar rocha não curada então tens que esperar que o ciclo (amónia, nitritos....) termine.

O aqua antigo vai ficar sem a iluminação (vai para o novo). Quanto tempo posso ter lá os corais e os peixes (sem luz) ?
Os SPS não convém ficarem sem luz durante muito tempo. Três dias no máximo para os mais resistentes mas tenta evitar isto a qualquer custo. Se tiveres algum mais sensível (normalmente mais colorido) este período sem iluminação pode ser suficiente para começar a perder tecido.

Os peixes podem ficar bastante mais tempo. Talvez devas só passar as HQI para o aquário novo quando passares também os corais.

Como o aquario novo vai levar perto de 600L de agua nova, será que vou ter outra vez de passar pelo aparecimento de algas ?

Depende. Concerteza que vais querer ter mais rocha e sendo esta nova, mesmo que curada, poderá ganhar algas. Tudo depende do cuidado que tenhas com a limitação de nutrientes, da qualidade da rocha nova e do grau de "curamento" que a rocha nova terá.

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.