Jorge Jesus Publicado: Julho 30, 2008 Autor Share Publicado: Julho 30, 2008 BoasComo te disse pessoalmente, para meteres sais (pó), expliquei-te porquê e agora estou a perceber porque achas que eu estava a querer vender…(eu não trabalho na loja mas costumo dar uma ajuda ao meu amigo Oliveira…mas não engano ninguém que me pede ajuda…nem tão pouco ganho qualquer comissão. E tentei ajudar te e aconselhar-te, mas tu é que não estavas muito interessado em ouvir…bem para uma próxima vez que nos encontrarmos lá podemos conversar sobre os Tanganyikas e podes tirar todas as duvidas que tiveres, terei muito gosto em te ajudar. Mas para já vou repetir algumas coisas muito importantes que já te disse: Tu vai montar um Aqua de 60cm para Tanganyikas, não são nem Vitórias nem Malawi’s…o Tanganyika, mal comparando, é um sistema idêntico aos mares de água salgada, só que em vez de cloreto de sódio (sal), tem outros sais e pH entre os 8.2 e os 9, (superior ao da água do mar), penso que ninguém mantém peixes de água salgada num aqua só com sal de cozinha… Se no Malawi existem grandes variações de pH e de GH e Temperatura no Tanganyika não é bem assim e por esse motivo os peixes são mais sensíveis a alterações dos parâmetros da água e num aqua de 60cm não é fácil evitar isso… Claro que em vez de comprares os “pós” “Buffer” do comercio, podes fazer tu esse Buffer para isso basta o bicarbonato de sódio, que como já disseram aqui compra-se no Continente por 50cent’s mas a sua função principal não é subir o KH, mas sim afinar o pH nos 8.2 (não quero dizer com isso que não sobe o KH…) e sulfato de magnésio que é muito importante para a manutenção dos Tanganyikas em boa forma e saudáveis e ajuda a sobir o KH e GH…bem pelo menos eu uso isso … Um abraço, até breve Boas, Aqui não se trata de me tentares enganar com a venda do pó, a verdade é que tenho muitas duvidas e gosto de ter mais que uma opinião para poder decidir em consciencia sobre todo e qualquer assunto. Nunca foi meu proposito insinuar que me estavam a tentar enganar na loja do Sr. Oliveira, loja essa onde sempre fui bem atendido e esclarecido, pelo Sr. Oliveira e neste mes já por umas 3 ou 4 vezes contigo, essa opinião não é só minha, é também da minha mulher, e do meu amigo que ontem fiz questão de levar a loja. Se por acaso essa foi a tua interpretação peço desculpa, não era essa a intenção, de tal modo que deixei de ir a algumas lojas na margem sul ficando fiel a loja do Sr. Oliveira. Ainda hoje estivemos a falar e tirei mais umas duvidas e não trouxe o tal pó porque tenho o aquario a ciclar e tenho 15 dias para faze-lo. Um abraço e espero encontrar-te brevemente lá na loja para podermos falar mais um pouco. O meu Malawi - 450 lts Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AGA Publicado: Julho 30, 2008 Share Publicado: Julho 30, 2008 (editado) (...)podes fazer tu esse Buffer para isso basta o bicarbonato de sódio, que como já disseram aqui compra-se no Continente por 50cent’s mas a sua função principal não é subir o KH, mas sim afinar o pH nos 8.2 (não quero dizer com isso que não sobe o KH…) e sulfato de magnésio que é muito importante para a manutenção dos Tanganyikas em boa forma e saudáveis e ajuda a sobir o KH e GH…bem pelo menos eu uso isso … Um abraço, até breve Boas Bentes. O que dizes sobre o Tanganyka corresponde mais ou menos à ideia que tinha sobre o lago. Embora não tivesse presentes as características de forma concreta (já que não tenho Tangas e não os estudei) tinha a ideia (vamos lendo...) que seria mais "exigente" ao nível do KH e GH. Por isso deixei bem claro que tinha Malawi e que ainda assim usava o tal bicarbonato de sódio para subir o KH. Neste lago, para a água deste lado, tenho a certeza que está bem (opinião que também tinham e têm aquariofilistas muito mais experientes que eu). Quanto ao Tanganyka (e não só), o "expert" és tu! Tenho só um pequeno "aditamento" ao que dizes, nem é propriamente uma correcção já que tu também acabas por referir algo parecido. Quando dizes que a função do bicarbonato é subir o pH eu não consigo dissociar as coisas, pois o bicarbonato de sódio sobe o kH. Acontece que, como sabes, há uma relação de equilíbrio químico entre os carbonatos, pH e CO2, pelo que a uma subida em KH resulta numa subida de pH. (estou a admitir nulas outras "interferências"). Ou seja, praticamente "tanto faz" termos um frasco que diz "pH +" ou "KH +", pois no fundo o que lá está dentro deverá ser o mesmo... É claro que poderão existir produtos XPTO que não são à base de bicarbonato de sódio (ou são mas sob outra "marca"), mas esses eu desconheço, já que não me interessam, pois o Na2CO3 custa 50 cents, como dizes. Cumprimentos Editado Julho 30, 2008 por AGA [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size] Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge Jesus Publicado: Julho 30, 2008 Autor Share Publicado: Julho 30, 2008 Boas, fica aqui uma foto do projecto inicial, ainda faltam algumas coisa, mas podem desde já deixar os vossos comentários e sugestões. Abraço JJ O meu Malawi - 450 lts Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
NCR2007 Publicado: Julho 30, 2008 Share Publicado: Julho 30, 2008 Boas, Já agora, e a título de mera curiosidade, alguém me diz a como sai da torneira a água na Quinta do Conde?? Abraço,NCR Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
NCR2007 Publicado: Julho 30, 2008 Share Publicado: Julho 30, 2008 Boas Bentes. O que dizes sobre o Tanganyka corresponde mais ou menos à ideia que tinha sobre o lago. Embora não tivesse presentes as características de forma concreta (já que não tenho Tangas e não os estudei) tinha a ideia (vamos lendo...) que seria mais "exigente" ao nível do KH e GH. Por isso deixei bem claro que tinha Malawi e que ainda assim usava o tal bicarbonato de sódio para subir o KH. Neste lago, para a água deste lado, tenho a certeza que está bem (opinião que também tinham e têm aquariofilistas muito mais experientes que eu). Quanto ao Tanganyka (e não só), o "expert" és tu! Tenho só um pequeno "aditamento" ao que dizes, nem é propriamente uma correcção já que tu também acabas por referir algo parecido. Quando dizes que a função do bicarbonato é subir o pH eu não consigo dissociar as coisas, pois o bicarbonato de sódio sobe o kH. Acontece que, como sabes, há uma relação de equilíbrio químico entre os carbonatos, pH e CO2, pelo que a uma subida em KH resulta numa subida de pH. (estou a admitir nulas outras "interferências"). Ou seja, praticamente "tanto faz" termos um frasco que diz "pH +" ou "KH +", pois no fundo o que lá está dentro deverá ser o mesmo... É claro que poderão existir produtos XPTO que não são à base de bicarbonato de sódio (ou são mas sob outra "marca"), mas esses eu desconheço, já que não me interessam, pois o Na2CO3 custa 50 cents, como dizes. Cumprimentos Boas, Receio não ter compreendido...Por regra, tentamos obter um PH e um GH adequados aos peixes que mantemos. O KH é algo que, neste âmbito, apenas nos facilita ou dificulta a vida, segundo creio. Lendo o teu post, fico com a sensação que usas o bicarbonato com o objectivo de aumentares o KH e não, por exemplo, o PH....É isto?? Note-se, efectivamente, que já li nalgum local que o KH - e não, por exemplo, o GH - é que é relevante no caso dos discus... Abraço,NCR Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AGA Publicado: Julho 31, 2008 Share Publicado: Julho 31, 2008 (editado) Boas, Receio não ter compreendido...Por regra, tentamos obter um PH e um GH adequados aos peixes que mantemos. O KH é algo que, neste âmbito, apenas nos facilita ou dificulta a vida, segundo creio. Lendo o teu post, fico com a sensação que usas o bicarbonato com o objectivo de aumentares o KH e não, por exemplo, o PH....É isto?? Note-se, efectivamente, que já li nalgum local que o KH - e não, por exemplo, o GH - é que é relevante no caso dos discus... Boas. Este tópico até se começa a transformar num local onde se está a aprofundar o que sabemos sobre o assunto - isto é um dos aspectos positivos da aquariofilia e dos fóruns. Eu cá até já sei mais umas coisas sobre tanganykas, o que é bom. Antes de responder à tua questão, levanto mais uma ideia para discutir: tenho visto muitos membros em busca do pH "ideal" para discus, por exemplo. Muitas vezes trata-se de fazer baixar o pH de 7,5 para 6,8... em busca do "tal" pH que eles (ou alguém) lhes disse que era de atingir. No entanto, já vi escrito por outros membros (que sabem mais de discus a dormir que eu acordado) que pH 7,5, para discus de "aviário" não tem qualquer problema e até tenho a ideia de ter visto escrito que os "meninos de aviário" até crescem melhor em pH acima de 7... A dúvida instala-se: até que ponto será assim tão pertinente ir em busca de um pH no qual os peixes, no fundo, nunca viveram? (embora a sua evolução tenha sido feita nessas condições...) No meu caso deixei de utilizar bicarbonato no aquário de "criação" e não noto nenhuma diferença, pelo que me questiono se valerá mesmo a pena continuar a usar esse "aditivo" no principal. (uso porque é barato, embora não convicto da sua necessidade). Poder-se-á colocar a questão: e quais são as condições do Malawi comparado com a água que tens? Eu pergunto quando? Em que zona? Antes ou depois da estação seca? etc, etc... isto que estou a escrever deve ser entendido como campo de discussão sobre a necessidade de atingir as "tais" condições “ideais”, não como ter a certeza que não é necessário ser tão "purista", ao ponto de transformar o aquário num laboratório de química. Quanto à tua questão, vou responder-te genericamente e excluindo situações limite (o que eu digo é muito linear, há compostos que podem alterar um pouco isto, mas o princípio é sempre o mesmo...). A questão é: como fazes subir o pH? Diminuir o CO2 dissolvido (não me parece viável) ou adicionando bicarbonato de sódio, por exemplo. Este aumenta a dureza carbonatada (O KH deve-se fundamentalmente devido a carbonatos e bicarbonatos, nas tais situações "tipo"). Acontece que esses sais (bicarbonato, por exemplo) vão reagir com a água (em equilíbrio químico) fazendo com que diminua a concentração de H+, logo o pH sobe. No fundo o pH sobe devido à introdução de algo que faz subir o kH... e descerá se fizeres baixar o kH. (o equilíbrio desloca-se em sentido contrário) No entanto estas reacções têm constantes baixas (por isso são equilíbrios) e continua sempre a existir mais do que uma espécie química... daí o tal efeito tampão (ou buffer)... no fundo o equilíbrio tende a estabilizar em torno de certos valores e tem alguma resistência à alteração (no fundo isso até é bom para nós). Isto não é assim tão simples, pois nestes equilíbrios há mais compostos envolvidos, nomeadamente o CO2. No entanto vou-me manter por aqui e deixo um link onde se discute abundantemente equilíbrio químico... não sei se aguentas... (os gajos são malucos ). Bem, o "Just Me" talvez não... http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...70157&st=25 Até existem tabelas que relacionam KH X pH X CO2 (válidas, por exemplo, sem utilização de turfa, que já introduz ácidos que vão alterar os valores de pH...) Não devo ter ajudado assim muito, mas tentei Cumprimentos Editado Julho 31, 2008 por AGA [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size] Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
aquaben Publicado: Julho 31, 2008 Share Publicado: Julho 31, 2008 Viva, Jorge Eu não levei a mal o facto de estares a pedires outras opiniões sobre “Buffer”, antes pelo contrario acho que fizeste muito bem e como te disse eu continuo ao teu dispor para te ajudar no que for preciso, o meu comentário foi mais pelo facto de aqui no fórum demasiadas vezes criticarmos as lojas por não nos aconselharem e só estarem interessadas em vender os seus produtos…e foi aí que errastes, 1º como já te disse eu não ganho nada com as vendas da loja do Oliveira, mas tens de ter em conta que eu quando estou lá é para ajudar o Oliveira…na loja não te posso dizer como deves fazer “buffer” caseiro, pois ele tem lá disso para venda…depois em relação aos peixes logicamente que tenho de mostrar e falar sobre os que ele tem lá para venda e não vou apontar defeitos nos peixes que estão lá à venda, mas quando um cliente quer um certo peixe e eu lhe vou mostrar outra espécie como alternativa, acho que quer dizer alguma coisa…portanto quando vocês estavam a querer escolher os Lamprologus brevis e eu vos mostrei os Lamprologus multifasciatus, era para vos mostrar peixes que para além de serem de melhor qualidade vão ficar bem melhor nesse teu(vosso) aqua… Agora vou comentar o teu tópico na sala do Lago Tanganyika, (devias ter logo posto este tópico nessa sala…), mas antes fica aqui o meu convite para visitarem o meu fishroom, fica perto da Loja do Oliveira e podemos combinar essa visita por MP, e aí já posso te mostrar e dar várias dicas sobre os Tanganyikas. Um abraço, até breve José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts