Agua para Aquario filtrada por filtro Brita(Cartucho)


Recommended Posts

Pessoal,

 

Estou a maquinar um esquema para fazer TPA.

E lembrei-me de por um filtro(cartucho da brita) no circuito da agua para o Aqua e assim colocava agua da torneira pre filtrada no aqua. O que acham?

 

http://www.brita.net/pt/index.html?&L=8

 

BRITA

 

A carga filtrante BRITA Classic reduz o calcário e outras substâncias que prejudicam o sabor e o odor da água da torneira, como por ex. o cloro. Além disso, reduz também o alumínio e a presença de determinados metais pesados (ex.: cobre e chumbo) e alguns pesticidas (ex.: diurão). Reduz ainda as impurezas orgânicas. O resultado é uma água mais limpa e clara com óptimo sabor, para preparar bebidas quentes e frias e refeições mais saborosas. Terá também menos incrustações calcárias nos seus aparelhos de ferver água. O resultado é uma água mais limpa e clara com óptimo sabor, para preparar bebidas quentes e frias e refeições mais saborosas. Terá também menos incrustações calcárias nos seus aparelhos de ferver água.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Com um filtro de cartucho com carvão activado que compras mais barato numa grande superfície (área dos equipamentos das piscinas), Tecnifiltro, ou outra, resolves melhor o problema e com muito menor custo.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Com um filtro de cartucho com carvão activado que compras mais barato numa grande superfície (área dos equipamentos das piscinas), Tecnifiltro, ou outra, resolves melhor o problema e com muito menor custo.

Cumprimentos

 

 

Tira-me da ignorancia o carvão activo retira o cloro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Milton

 

Sim os filtros com carvão activado retêm o cloro e outros produtos nocivos mas tambem alguns benéficos,como medicamentos, nutrientes, etc., por isso deves utilizá-los apenas nas trocas parciais de água (TPA), ou para retirar do aquário os medicamentos utilizados depois do tratamento de uma eventual doença dos peixes.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Milton

 

Também considerei essa hipótese para tratar a agua da torneira antes de a colocar no aquário mas acabei por desistir.

Experimentei e de facto o filtro da Brita é bom para filtrar metais pesados, cloro e também baixa o Ph da àgua o que pode ser bom nalguns casos. Não consegue no entanto retirar nitratos e fosfatos da água da rede que é um dos meus problemas.

Outro factor a ter em consideração é a quantidade de água que cada carga consegue filtrar e que é limitada. Contactei o representante da Brita e pela informação que me deu apenas daria para fazer TPA's semanais de 20 a 30% em aquários com pouca litragem.

Cada carga tem a duração de 4 semanas e após esse periodo tem de ser trocada e têm que se fazer contas ao custo mensal da carga versus a quantidade de garrafões de àgua do LIDL que se conseguem comprar pelo mesmo preço.

Um dos componentes do filtro da Brita é carvão activado e parece-me também que não será boa ideia filtrar com carvão activado a água que utilizamos nos nossos aquários pois vai-lhe retirar componentes necessários à flora e fauna. Pelo menos tenho essa ideia mas os mais sábios que me corrijam se estiver errada :?

 

Para resolver os problemas que a minha água da torneira tem tinha 2 opções : ou desistia e usava só água engarrafada( hipótese que descartei logo à partida) ou tinha que tratar previamente a água.

Optei então por tratar a água da seguinte forma :

Encho semanalmente um reservatório com cerca de 40 litros com àgua da rede que trato com turfa para baixar o Ph, Fosex para retirar os fosfatos e BioNitratex para retirar os nitratos.

Esta água fica uma semana a agitar com uma bomba de água lá dentro (bomba esta que depois tb serve para bombar a água para dentro do aquário na altura da TPA).

 

Cumprimentos

Margarida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tira-me da ignorancia o carvão activo retira o cloro?

Em quantidades ínfimas, senão seria demasiado fácil e os "anti-cloros" não teriam saída.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em quantidades ínfimas, senão seria demasiado fácil e os "anti-cloros" não teriam saída.

Cumps.

 

Os anti-cloros têm saída porque são usados por quem têm pequenos volumes de água a alterar nas TPAs... em grandes volumes ou se filtra a água logo com carvão à saída da torneira ou deixa-se repousar, caso contrário gastava-se mais em anti-cloros que em comida, água e electricidade tudo junto.

 

Cumps

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os anti-cloros têm saída porque são usados por quem têm pequenos volumes de água a alterar nas TPAs... em grandes volumes ou se filtra a água logo com carvão à saída da torneira ou deixa-se repousar, caso contrário gastava-se mais em anti-cloros que em comida, água e electricidade tudo junto.

 

Cumps

Boas ,

Permite-me discordar com este textozinho:

http://www.ag.ndsu.edu/pubs/h2oqual/watsys/ae1029w.htm#what

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.