Recommended Posts

Publicado

Boas!

Gostaria de saber que tipo de tronco utilizar e como o preparar, pois neste hobby eu prefiro fazer a comprar já feito.

Se alguém me indicar alguns sites com informação pretendida, agradeço.

Obrigado

Publicado:

Boas, os troncos normalmente usados não são mais do que raizes de mangais. O tratamento é so darlhe uma boa fervidela antes de o colocar no aqua.

PEACE !!!

barras.gif

Publicado:

Eu comprei um tronco numa loja de animais fervi-o e meti no aqua, a única coisa que aconteceu foi a água ficar com um tom mais acastanhado que é normal, mas com TPAs voltou ao normal e está impecavel...

O tronco também pode baixar o PH. No meu aqua isso não se verificou, mas sei normalmente há uma descida no PH e isso é um factor a ter em conta...

Publicado:

Olá!

Os troncos que tens disponiveis nas lojas, servem perfeitamente.

Antes de os introduzires no aquário, deverás pegar numa escova e dar uma escovadela para retirar poeiras. Em seguida, ferves numa panela água, colocas o tronco la dentro com adição de sal. Trocas essa água de 3 em 3 dias adicionando sempre sal. Fazes este processo até ficar minimamente cristalina.

Fica bem.

Diogo Oliveira

Publicado:

mais facil é a tecnica do autoclismo, metes o tronco dentro da caixa do autoclismo, e deixas la tar durante umas 2 semanas, como a agua ta spre vazar e enxer (conforme o uso da sanita tambem ehehe), mais limpo que isso é dificil de conseguires.

:)

Pic_652_1.jpg
Publicado:

Eu sei que posso comprar, mas quando tenho um hobby eu prefiro ter as coisas feitas por mim, dai ser um hobby. Claro que não sou contra o facto de se comprar determinadas coisas nas lojas, não é nada disso, eu sou é mais adepto do faça você mesmo.

Bem, mas que tipos de madeiras se pode usar?

Publicado:
Eu sei que posso comprar, mas quando tenho um hobby eu prefiro ter as coisas feitas por mim

Compreendo o seu ponto de vista mas colocar madeiras num aquário exige certos cuidados. Normalmente os troncos para aquário receberam um tratatamento natural ou artificial que o permite manter mergulhado sem apodrecimento e sem alterar substancialmente a química da água. É mais seguro comprar numa loja algo próprio do que tentar arriscar. Mas este é de facto um tema interessante, esperemos que alguém tenha mais informações para partilhar.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Publicado:

Boas,

o último tronco que preparei foi de videira. Além da beleza, é uma madeira muito densa, o que ajuda a fazer o mais difícil: afundar.

O tronco tem de estar bem seco e não estar podre. Tal como aqui disseram, o melhor é fazer umas fervuras com sal e deixar de molho durante uma ou duas semanas. Depois de bem limpo e de já não boiar, é só colocar no aquário. além de barato, dá um efeito espectacular, sendo fácil prender algumas plantas, como as anúbias.

Em breve, vou ter de preparar mais alguns, pois com um pleco e um panaque, a madeira desaparece a olhos vistos

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!