Hugo RSF Publicado: Outubro 8, 2004 Share Publicado: Outubro 8, 2004 O que eu quero dizer a ser mais simples que um reactor convencional de calcio é que eu pessoalmente preferiria ter um reactor de enxofre no meu aquário que uma botija de CO2. Ocupa menos espaço, não é tão perigoso, etc, etc, etc. É apenas neste sentido, porque em termos de eficácia, está mais que provado que não é tão equicaz como um reator de calcio com botija de CO2. :D Em relação à disnitrificação, aí não pude fazer qualquer teste porque já não tinha nitratos. Agora tu dizeres que está muito contente, pode querer dizer alguma coisa :D Nomeadamente que os nitratos baixaram muito. Se isto é verdade então as bacterias estão a trabalhar muito e bem, o que significa que terás muito maior percentagem de ácido, e consequentemente maior consumo de alcalinidade. Não? :D Está decidido: 200 x 100 x 65!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Cotter Publicado: Outubro 8, 2004 Share Publicado: Outubro 8, 2004 está mais ke provado ke este reactor debita bons niveis de calcio e nao consome alcalinidade.o proprio hugo ja constatou isso num dos meus reactores. Joao cotter nao terás o fluxo do teu desnitrificador muito alto nao dando tempo para a agua acidificar o suficiente para dissolver a media de calcio ke la tens dentroO fluxo à saída está a correr a fio o mais fino possível. O débito ronda os 80 a 90 litros por dia. Não te esqueças do tamanho do reactor (pelo menos 10 kg de cada media).faz uma medida ao ph á saida do reactor. Qual o pH à saída dos teus? e mais uma vez digo e volto a dizer.para uma boa dissolucao do calcio a agua dentro do desnitrificador tem ke fazer recirculacao completa,ou seja a recirculacao da agua tem ke ser no enxofre e no calcio,a agua tem ke passar varias vezes no enxofre e no calcio Sim, tenho uma AquaClear 402 a mandar a água mesmo até lá abaixo. João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Cotter Publicado: Outubro 8, 2004 Share Publicado: Outubro 8, 2004 Não? Não! :D :D :D LOL João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo RSF Publicado: Outubro 8, 2004 Share Publicado: Outubro 8, 2004 OK :D Está decidido: 200 x 100 x 65!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Cotter Publicado: Outubro 8, 2004 Share Publicado: Outubro 8, 2004 Ok eu explico :D :D O aquário estava ainda em fase de maturação e com muitas algas mas não apresentava níveis de nitratos detectáveis pelos testes. Com o desnitrificador (pelo menos presumo que seja o responsável) no espaço de pouco mais de 2 semanas (o desnitrificador antigo) as microalgas desapareceram e deram lugar à proliferação de coralina e outras macroalgas lindísimas que surgiram na RV. Verifiquei que a água está mais cristalina, apesar do ozonizador estar desligado, e o escumador está a tirar muito menos. O que é mais fantástico é que a o cálcio e a alcalinidade diminuiram e a coralina disparou! Os poucos corais duros presentes (provenientes do aquário antigo) parecem bastante animados :D A minha teoria é que o reactor consome radicalmente os nutrientes na água. Provavelmente quando a água entra no ractor consome imediatamente os orgânicos básicos, incluindo amónia e nitritos. Posteriormente consome os nitratos produzidos e à saída não existem quaisquer nutrientes. E fosfatos, será? O que é certo é que as coralinas para se desenvolverem necessitam de baixos níveis de fosfatos, nitratos e outros nutrientes (assim como os corais duros). Parece-me aquilo a que podemos chamar um filtro completo! Faz o ciclo do nitrogénio completo. Como efeito (e atenção que não estou a ter em conta a produção de outros compostos residuais) podemos compará-lo, no que respeita à funcão filtrante, a muitos quilos de RV ou a uma grande DSB a funcionar na perfeição. Aceito que estas afirmações sejam controversas :D Um abraço a todos João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
fizo Publicado: Outubro 8, 2004 Autor Share Publicado: Outubro 8, 2004 tou a ver ke estas a ter os mesmos resultados ke eu.convidote para trazeres o teu kit de testes e vires á minha casa fazer testes á agua do meu aquario e ao desnitrificador.desde ja digo ke nao ponho kualker aditivo de calcio nem kh á muito tempo.e mudas de agua ui ui ja nem me lembro.os 10 kh justificamsse com um fluxo baixo 2 gotas por segundo.mas tb por o meu teste ser por gotas cada gota e nao ser electronico.mas ke me deu o valor de 10 deu e o mesmo na agua do aquario. :D Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
fizo Publicado: Outubro 8, 2004 Autor Share Publicado: Outubro 8, 2004 axo ke tb terá a ver com a média de calcio.eu nos meus "para meu uso" estou a por a mesma midia ke se poe nos reactores de calcio,e estou a notar uma maior dissolucao de calcio do que se for areao de coral.é claro que o areao de coral funciona mas talvez nao tao bem como a midia de calcio dos reactores de calcio.tou a começar a pensar em meter midia de calcio nos proximos desnitrificadores que vender,mas os preços teem ke subir.e para kem ja vendi e kiser trocar vai ter ke dar mais um eurudos.pois essa midia fica a cerca de 12€ o kilo. essa midia tb foi a que foi para o desnitrificador que está com o hugo. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo RSF Publicado: Outubro 8, 2004 Share Publicado: Outubro 8, 2004 Também notei o mesmo que tu João, em dois aspectos. A coralina teve um boom e o escumador começou a funcionar "pior". Está decidido: 200 x 100 x 65!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Cotter Publicado: Outubro 8, 2004 Share Publicado: Outubro 8, 2004 tou a ver ke estas a ter os mesmos resultados ke eu.convidote para trazeres o teu kit de testes e vires á minha casa fazer testes á agua do meu aquario e ao desnitrificadorConvite aceite! Temos de combinar! desde ja digo ke nao ponho kualker aditivo de calcio nem kh á muito tempo.e mudas de agua ui ui ja nem me lembro.os 10 kh justificamsse com um fluxo baixo 2 gotas por segundo.mas tb por o meu teste ser por gotas cada gota e nao ser electronico.mas ke me deu o valor de 10 deu e o mesmo na agua do aquario. Então não te está a consumir alcalinidade nem a adicionar! estou a por a mesma midia ke se poe nos reactores de calcio,e estou a notar uma maior dissolucao de calcio do que se for areao de coral Eu também. Só media para reactores de cálcio (3 marcas diferentes). Já agora Fizo, qual o pH à saída do teu reactor? Hugo, ainda tens o reactor a funcionar no teu aqua? Se sim, quais os parâmetros que observas? Abraço João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo RSF Publicado: Outubro 8, 2004 Share Publicado: Outubro 8, 2004 Não, desliguei-o hà uns dias. Tinha valores de Calcio e KH altos e estáveis (nem tanto o de KH). O que mais gostei nesse aspecto foi a estabilidade do PH, relacionada de certeza pela subida do KH. Notei também os corais, sobretudo duros, menos abertos. Agora que retirei o reactor eles voltaram a abrir... Está decidido: 200 x 100 x 65!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Diogo Lopes Publicado: Outubro 8, 2004 Share Publicado: Outubro 8, 2004 Olá, É curioso que eu notei um boom de coralina! se é que isso é possível no meu sistema! O que notei foi que muitas das rochas que estavam a ficar cobertas de algas, voltaram a ficar só com coralinas e esta desenvolveu-se novamente. Os corais duros, ao contrário do que aconteceu com o Hugo, abriram mais. O débito de saída no meu Desnitrificador (aliás aconselhado pelo fabricante) é de 1 gota por segundo - o que me parece bastante mais reduzido que os Vossos. A água entra com uma bomba de 1000 litros/hora que faz a circulação interna - a saída é controlada com uma torneira. Não faço puto ideia que valores tenho neste momento, até porque adicionei cerca de 60 kg de RV ao sistema e as algas voltaram a instalar-se - espero que melhore rápido. Abraço, Diogo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
fizo Publicado: Outubro 8, 2004 Autor Share Publicado: Outubro 8, 2004 ele em vez de comsumir ou adicionar apenas estabiliza aos 10kh e 440ppm de calcio,ke penso ser os valores maximos por ele produzidos.pois se ele nao estivesse a adicionar nada os meus corais consumiam o calcio e o calcio e o kh baixavam muito rapidamente. eu tenho a agua cristalina como nunca e a coralina ta do melhor e tb tenho umas macroalgas muita eskesitas e bonitas a crescer verdes e vermelhas. e ao contrario do que possam pensar é aconselhavel terem muitos peixinhos e deitarem muita comidinha,pois quanto mais carga organica e nitratos forem produzidos mais o desnitrificador funciona e repoe calcio e dureza.pk depois de 1 mes e tal de funcionamento a agua fica de tal maneira limpa que o desnitrificador nao tem nada para trabalhar e começa a falhar na reposicao de calcio.por isso aconselho a ter uma boa fonte de nitratos e carga organica. .NUNCA PENSEI QUE ESTAS PALAVRAS FOSSEM DITAS NUM FORUM DE AQUARIOFILIA: e neste momento ja so tenho o escumador ligado por desporto.pk ele ja nao funciona.nao tira mesmo nada nada nada.em 15 dias so tenho agua de evaporacao no copo.tou a pensar vende-lo é um deltec ap600. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos André Publicado: Outubro 8, 2004 Share Publicado: Outubro 8, 2004 fala pessoal, Os testes estào sendo feitos em aquarios de peixes e corais, com DSB. Com exceçao de um ou outro aquario q tenha problemas com nitrato, todos os outros aquarios tem os niveis baixos,nào? Alguem saberia me dizer se o reator de enxofre em um aquario "fish only" com drywet/bioballs, onde o nitrato é alto (mais de 100 ppm), ele seria eficiente? []s Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Cotter Publicado: Outubro 8, 2004 Share Publicado: Outubro 8, 2004 Não faço puto ideia que valores tenho neste momento, até porque adicionei cerca de 60 kg de RV ao sistema e as algas voltaram a instalar-se - espero que melhore rápido.Se o reactor estiver bem dimensionado de acordo com o teu sistema, penso que as algas vão desaparecer num instante. banana rock Qual a quantidade aproximada de enxofre e carbonato de cálcio?pois se ele nao estivesse a adicionar nada os meus corais consumiam o calcio e o calcio e o kh baixavam muito rapidamente. Sim, isso tem lógica (a não ser que andes a fazer TPA's)! e ao contrario do que possam pensar é aconselhavel terem muitos peixinhos e deitarem muita comidinha,pois quanto mais carga organica e nitratos forem produzidos mais o desnitrificador funciona e repoe calcio e durezaJá tinha pensado nisso :D ! É de facto uma hipótese! :D aconselho a ter uma boa fonte de nitratos e carga organica. .NUNCA PENSEI QUE ESTAS PALAVRAS FOSSEM DITAS NUM FORUM DE AQUARIOFILIA Põe estas frases num tópico na área de Equipamentos de Manutenção de Água Doce só para ver o que dá!!! :D :D :D Os testes estào sendo feitos em aquarios de peixes e corais, com DSB. Com exceçao de um ou outro aquario q tenha problemas com nitrato, todos os outros aquarios tem os niveis baixos,nào?Que eu saiba ainda ninguém verificou aqui efectivamente uma descida de nitratos, já que entre todos nós que testámos não existiam previamente nitratos detectáveis pelos testes. Estou certo?Alguem saberia me dizer se o reator de enxofre em um aquario "fish only" com drywet/bioballs, onde o nitrato é alto (mais de 100 ppm), ele seria eficiente? Penso que o reactor faria nesse caso todo o sentido. Segundo alguns entendidos, é possível reduzir bastante mais de 10ppm por semana. Agora com esse nível de produção de nitratos, não sei se conseguiria manter perto de 0ppm. Pessoal, qual o pH no output dos vossos reactores de enxofre? No meu é 7,7 (no aquário está a 8,2). João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
fizo Publicado: Outubro 11, 2004 Autor Share Publicado: Outubro 11, 2004 eu tinha um problema cronico de nitratos no meu aquario tinhya sempre em 5 e 10 ppm.fazia mudas de agua de 30% e passado 3 dias ja tinha nitratos outra vez mas agora ja nao tenho nada.mas ja fiz um teste em relacao a grandes concentracoes de nitratos.vou explicar o procedimento. aquario de 60 litros com aproximadamente 15kg de rocha viva. puz uma carrada de comida la dentro e deixei fermentar por 5 dias. passados 5 dias tinha cerca de 40ppm de nitratos e amonia quase off the scale.liguei o desnitrificador que tenho que é para 800 litros ja ciclado e em 3 dias os nitratos ficaram estaveis a 5ppm a amonia desceu consideravelmente mas como ainda havia muita comida é impossivel eliminala por completo. acredito que num sistema com muitos peixes desde que se tenha um sistema produtor de nitratos seco humido,o desnitrificador consiga manter os nitratos perto dos 5 ou 10 ppm. ou ate mesmo a 0.mas isso so testando mesmo.nao consigo dar valores concretos. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Cotter Publicado: Outubro 11, 2004 Share Publicado: Outubro 11, 2004 Fizo, quando puderes, coloca aí o pH que tens à saída de um reactor já com o ciclo completo. Obrigado João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
fizo Publicado: Outubro 12, 2004 Autor Share Publicado: Outubro 12, 2004 a saida de ph do meu reactor está a 6.5 por isso é ke o teu reactor está a consumir kh e calcio. tens o ph muito alto lá dentro e nao tens dissolucao da media de calcio.para resolveres esse problema baixa o fluxo de agua no desnitrificador. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Diogo Lopes Publicado: Outubro 12, 2004 Share Publicado: Outubro 12, 2004 Olá João, Qual a quantidade aproximada de enxofre e carbonato de cálcio? O meu reactor tem 2 kg de enxofre e 1 de carbonato de cálcio - estas são as quantidades recomendadas pela marca. Abraço, Diogo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Cotter Publicado: Outubro 13, 2004 Share Publicado: Outubro 13, 2004 a saida de ph do meu reactor está a 6.5 por isso é ke o teu reactor está a consumir kh e calcio. tens o ph muito alto lá dentro e nao tens dissolucao da media de calcio.para resolveres esse problema baixa o fluxo de agua no desnitrificador. Segui o teu conselho, baixei o fluxo e agora tenho um pH de 8,1 à saída do reactor Mantém-se um diferencial de dureza entre o caudal que sai do reactor e a água do aquário, com o caudal do reactor com menos 0,6ºdKH. E já vamos no 18º dia que este reactor está a funcionar com um recheio que tinha estado noutro reactor durante mês e meio!!! João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
fizo Publicado: Outubro 13, 2004 Autor Share Publicado: Outubro 13, 2004 bom dia joao.preciso de saber umas informaçoes sobre o teu aquario.preciso de saber a litragem total dele.e as quantidades de enxofre e carbonato no reactor.voute explicar pk é ke tas a ter esses valores.Primeiro de tudo axo ke tens muito enxofre no reactor.voute explicar como faço as contas para calcular a medida de enxofre em relacao á litragem do aquario. para 100 litros de agua meio LITRO de enxofre.ou seja para 1000 litros de agua 5 LITROS de enxofre e mesmo assim axo ke é muito.depois de alguma experiencia a montar desni.tou a ver ke nao é preciso muito enxofre.e tu no teu caso axo ke abusaste um cadinhoooooooo.10 kilos é obra. embora as kauntidades sejam proporcionais e um reactor com 1kg de cada devia funcionar como um de 10kg de cada,infelismente as coisas nao sao assim.e tem ke haver um consenso na quantidade de enxofre.ainda nao tenho explicacao cientifica para este facto mas que é assim é.eu descobri isso por pura sorte,como o enxofre tá caro eu sempre puz menos do que o indicado e tive bons resultados.tens duas maneiras de por esse reactor a funcionar com bons valores.ou tiras enxofre para a relacao de 1kg de enxofre para 200 litros de agua ou começas a alimentar os teus peixes a dobrar.o ke se passa no teu desnitrificador é ke ele ja limpou a agua de toda a porcaria e precisa de uma fonte de carbono nao havendo materia organica ele virousse para os carbonatos.se tiveres menos enxofre ele vai consumindo a materia organica á medida que vai sendo produzida e nao tem necessidade de consumir os carbonatos da agua.o desnitrificador ke tu tens ai eu so o montava num aquario de 2000 ou 2500 litros.e sinceramente eu duvido que o teu aquario tenha essa litragem.nao leves este comentario como critica ofensiva mas leva sim como critica construtiva. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João M Monteiro Publicado: Outubro 14, 2004 Share Publicado: Outubro 14, 2004 Meus caros, Vou partilhar convosco nos próximos dias o efeito de um desnitrificador que o FIZO vai ter a amabilidade de montar em minha casa. Faço-o, porque embora seja muito mais agradável partilhar sucessos, também é importante partilhar insucessos para aprendermos (todos) com eles ou, neste caso, testes para verificar a efectividade de novos "produtos". Penso que este vai ser um bom teste. Na passada 2ª feira, 11/10, fiz testes ao aquário. Acusou um valor de nitratos de 50mg/l (sim... 50). Atirei-me ao ar, como imaginam... Os outros resultados: Nitritos - <0.3 mg/l (valor mínimo da escala) Nitratos - 50 mg/l Amónia - 0 Fosfatos - entre 0 e 0.25 (com teste de cor é dificil dizer ao certo. provavelmente 0.15-0.20) Calcio - 400 KH - 7-8 PH - 8-8.5 ( Provalemente 8-8.1 -cor..) Cobre - 0 Densidade - 1.024 Temp: 27º Nos testes feitos 20 dias antes, os nitritos e nitratos estavam no valor mínimo da escala. Antecipando questões: não morreu nenhum peixe nesse período, faço trocas de água, tenho OI, uso kalk, tenho caulerpas, tenho escumador, penso não dar excesso de comida, etc... Assim, ainda tenho dificuldade em perceber o que aconteceu. Uma possibilidade - já avançada pelo João Cotter com quem falei - é o substracto do aquário que é de concha pequena. Sei - hoje, não o sabia quando o montei - que é um erro estrtural porque pode acumular detritos, mas a camada que tenho de 3 cm, não justifica este descalabro. Vou mudá-lo assim que puder (terei que desmontar o aqua todo..) Nesses 20 dias a única alteração significativa no aquário foi a introdução de um C. loriculus, já quarentenado. Porém, entrou no aquário no Sábado à noite, pelo que não pode justificar estes testes na 2ª feira. Para atacar o problema, fiz já uma troca de 15% com água de OI e este Sábado farei mais uma de 20-25% com água natural que actualmente não tenho "em stock". Assim, os resultados que vier a obter não poderão ser 100% atribuídos ao desnitrificador, embora pense ser um bom teste, razão por que o partilho convosco. Em qq caso o desnit. precisará de uns 3 dias para ciclar antes de produzir efeitos. Vou dando notícias. Abraços Temperatura AbraçosJoão M Monteiro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo RSF Publicado: Outubro 14, 2004 Share Publicado: Outubro 14, 2004 Pterois. Com esses niveis de nitratos, o disnitrificador é uma óptima solução, mas para remedeio, não para resolução. Se tens 50 de nitratos, tens ái um problema qualquer, aconselho-te a resolvê-lo também ou então ficarás sempre dependente do disnitrificador que te deve baixar isso para perto de 0. Presumo que o disnitrificador que vais receber do Fizo seja o mesmo que ele teve a amabilidade de me emprestar para testar, pelo que quero desde já deixar aqui o meu público agradecimento ao Fizo pela disponibilidade que demonstrou ao emprestar-me tal equipamento. Está decidido: 200 x 100 x 65!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João M Monteiro Publicado: Outubro 14, 2004 Share Publicado: Outubro 14, 2004 Hugo, É de facto o mesmo e vou ligá-lo ao fim do dia. Estou de acordo contigo. O desnitrificador, para já, é para resolver os efeitos e continuo a tentar apurar a causa do problema. Até agora sem sucesso. Não percebo o boom do valor desde os últimos testes e não percebo a articulação entre os valores dos testes (nitritos 0, nitratos 50 e amonia 0, por exemplo). Mas vou continuar a tentar apurar as razões. Mas o teste ao desnitrificador será muito mais eficaz num aquário com 50 de nitratos (infelizmente) do que em aquários com valores a 0 ou perto disso, daí a minha intervenção neste tópico. Abraços AbraçosJoão M Monteiro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Cotter Publicado: Outubro 14, 2004 Share Publicado: Outubro 14, 2004 bom dia joao.preciso de saber umas informaçoes sobre o teu aquario.preciso de saber a litragem total dele.e as quantidades de enxofre e carbonato no reactorOlá Fizo. O sistema tem ao todo entre 1100 e 1200 litros.A carga orgânica ainda é muito pouca. Enxofre: entre 10 a 11kg Cálcio: cerca de 10kg ele ja limpou a agua de toda a porcaria e precisa de uma fonte de carbono nao havendo materia organica ele virousse para os carbonatos.se tiveres menos enxofre ele vai consumindo a materia organica á medida que vai sendo produzida e nao tem necessidade de consumir os carbonatos da agua Esta afirmação tem alguma base científica? Em que é que te baseaste? Para já vou ainda ver qual a evolução e aumentar a carga orgânica. sinceramente eu duvido que o teu aquario tenha essa litragem.nao leves este comentario como critica ofensiva mas leva sim como critica construtiva. Não sei porque é que havia de levar a mal! :D Se tivesse um reef de 200 litros não me consideraria inferior! O tamanho não é o mais importante! Não quero com isto dizer... pterois, peço-te que vás fazendo os seguintes testes, se possível, e reportando aqui: - nitratos do aquário; - KH do aquário e à saída do reactor; - pH à saída do reactor. e boa sorte! João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo RSF Publicado: Outubro 14, 2004 Share Publicado: Outubro 14, 2004 não percebo a articulação entre os valores dos testes (nitritos 0, nitratos 50 e amonia 0, por exemplo). Não acoh que seja assim tão estranho. E aliás, este é problema do ciclo do azoto menos mau que podias ter. Simplesmente quer dizer que está a haver nitrificação, mas não está a haver disnitrificação. Não está a haver com algumas aspas... Se tivesses valores altes de nitritos seria muito pior. Há quanto tempo não fazes trocas de água, por exemplo? Quantos peixes (número e tamanho) tens e quantos litros de água? Usas alguma tipo de filtragem para além da rocha viva e do escumador? São apenas alguma hipóteses, já as despistás-te? Está decidido: 200 x 100 x 65!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts