Caipiro Publicado Julho 27, 2008 Publicado Julho 27, 2008 Boas pessoal! Aventurei-me na contrução de um SUMP em acrílico e depois de montá-lo, observei que ele apenas mandava a água do SUMP para o aquário e não puxava água para o SUMP. Aqui estão as fotos do sump e da maneira como montei, talvez possam me ajudar. Após colocar as matérias filtrantes, e já com a bomba e o tubo para puxar água do aquário. Penso que o erro estará neste tubo, mas não me ocorre nenhuma maneira de solucionar este problema. O tubo está tapado no fundo, e furado como podem ver ao longo do tubo. Preciso de ajuda!! Não sei o que faço para que entre água no SUMP. Citar Cumprimentos aquáticos, Dinarte Jesus
biohazard.pt Publicado: Julho 27, 2008 Publicado: Julho 27, 2008 eu aposto na lei da gravidade... tens que ter um desnivel significativo para a agua entrar na sump.. Citar
Caipiro Publicado: Julho 27, 2008 Autor Publicado: Julho 27, 2008 (editado) eu aposto na lei da gravidade... tens que ter um desnivel significativo para a agua entrar na sump.. Antes de construir o SUMP estive a pesquisar e havia pessoal que dizia que um SUMP ao mesmo nível do aquário não era preciso overflow, por isso fiz assim. Pensei que a água entraria no sump por sucção da bomba a expusar a água para fora do sump. Convinha não colocar o SUMP no chão porque a mesa que tenho o aquário não é fechada por baixo e ficava deselegante um SUMP à vista. Será que não há maneira de isto funcionar ao mesmo nível do aquário? Editado Julho 27, 2008 por Caipiro Citar Cumprimentos aquáticos, Dinarte Jesus
rui kid Publicado: Julho 28, 2008 Publicado: Julho 28, 2008 Podes usar a SUMP ao nível do aqua. O problema é de facto no tubo de retorno para a SUMP. Creio que vais ter de furar o aqua e a SUMP porque o retorno deve ficar todo abaixo do nível da água. Outra hipótese mais difícil é tentares encher o tubo de retorno com água para criar vácuo. Citar
AGA Publicado: Julho 28, 2008 Publicado: Julho 28, 2008 Experimenta encher o tubo completamente (de água claro, sem ar lá dentro). Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
Marco Teixeira Publicado: Julho 28, 2008 Publicado: Julho 28, 2008 Experimenta encher o tubo completamente (de água claro, sem ar lá dentro). Cumps Pois, parece-me mais isso, para a teoria dos vasos comunicantes funcionar, o tubo do aqua para a sump, tem que estar cheio. Em todo o caso eu fazia um U dentro da sump, para garantir que se por alguma razão as coisas não funcionarem como é previsto, não vazar o aqua tudo, ou não tirar a agua toda da sump e ficar a bomba a trabalhar em seco. Assim garantia o tubo sempre com agua e que o aqua não desça abaixo dum terminado nível. Abraços Citar Grupo Entre MargensAquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Antonio Violante Publicado: Julho 28, 2008 Publicado: Julho 28, 2008 ola o problema que te deparas eu ontem tambem o tive estive a montar dois aquas de 60 e tambem estao assim a passar agua de um para o outro mas com mangueira de 16/22 mm e tambem me vi grego para meter a agua a passar de um aqua para o outro tens mesmo que encher o tubo todo com agua sem ar nenhum la dentro se nao, nao funciona tenho uma bomba a mandar agua de um aqua para o outro de 600 litros por hora e mesmo assim tive que meter outra mangueira mais grossa para o nivel nao subir muito num aqua tenta arranjar maneira de ligares uma bomba dentro do aqua a mandar agua para a sump para ferrares o tubo fica bem Citar TOYOTA
Caipiro Publicado: Julho 28, 2008 Autor Publicado: Julho 28, 2008 Sim, eu já cheguei a essa conclusão, meti um tubinho fino dentro deste tubo grosso, e puxei o ar que estava dentro e logo começou a puxar água. Embora a bomba não estivesse a dar vencimento. Por isso em vez do tubo de 32, vou arranjar um tubo de 20 e fazer uma coisa parecida com isto: Assim, como podem ver, o "L" que está no aquário fica quase à tona de água, e assim que o nível da água descer (poderá ser provocado por uma falha de electricidade) entra ar para os orifícios e assim pára logo de puxar água, evitando uma inundação. O que acham da ideia? Há incovenientes? Há solução melhor? Citar Cumprimentos aquáticos, Dinarte Jesus
AGA Publicado: Julho 28, 2008 Publicado: Julho 28, 2008 Já viste que funciona. Não percebo muito bem qual o teu problema, pois se existir falha de electricidade pára tudo e a água fica ao mesmo nível nos dois (vai sugar onde?) O problema que poderás ter é o entupimento de alguma coisa (ou o tubo ou a sump). Por isso sugiro a redundância nos tubos (2 tubos iguais a esse, sem grandes "invenções" parece-me bem). Considera a hipótese de rebaixar o topo do acrílico que divide os compartimentos da sump (em especial a primeira divisória) para o caso dos orifícios não terem capacidade para escoar tudo, assim passa ao segundo compartimento sem transbordar. (se fizeres nos dois não me parece mal) Pode estar a falar alguma coisa, pois não estou a ver o sistema a funcionar. Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
José Manuel Martins Sousa Publicado: Julho 28, 2008 Publicado: Julho 28, 2008 Olá Caipiro O sistema funcionará bem se garantires que o tubo de ligação entre o aquário e o sump não tem ar. Fazes um pequeno furo na parte superior da curva e soldas uma pequena torneira de ar, e com um pequeno troço de mangueira de ar extrais o ar de dentro do tubo com as duas pontas do mesmo dentro de água. Funciona sem qualquer problema. Cumprimentos Citar
Caipiro Publicado: Julho 29, 2008 Autor Publicado: Julho 29, 2008 Boas pessoal! Após alguns testes nesta luta contra o vasamento do aquário, cheguei à conclusão que a solução para o meu problema é um PEDAÇO DE PAU. Sim, e verdade! Coloquei um pedaço de madeira com uma altura razoável, e fiz novamente alguns testes. Ao desligar a bomba (simulando um corte de energia), preparei-me para retirar o tubo, se a água transbordasse da SUMP. O que eu observei foi o nível da água da SUMP ficar igual ao do aquário. E manteve-se sempre assim. Depois coloquei a bomba a puxar, e notei que estava a puxar mais água do que a que estava a entrar na SUMP. Dei mais uns furos no tubo de entrada de água, e voilá! EQUILÍBRIO TOTAL!! Tirei fotos para verem. Aqui está o pedaço de madeira que coloquei para servir de altura O nível da SUMP nunca passa do nível do aquário, mesmo desligando a bomba: Meus caros, obrigado pelas sujestões! Agora só me resta esperar mais uns dias para que os nitritos acabem, para começar a popular o aquário. Citar Cumprimentos aquáticos, Dinarte Jesus
SCO Publicado: Julho 29, 2008 Publicado: Julho 29, 2008 Claro que não passa!...è o principio dos vasos comunicantes Citar Tanga540 Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt
Recommended Posts