Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal!

Aventurei-me na contrução de um SUMP em acrílico e depois de montá-lo, observei que ele apenas mandava a água do SUMP para o aquário e não puxava água para o SUMP.

Aqui estão as fotos do sump e da maneira como montei, talvez possam me ajudar.

DSC04382.jpg

DSC04385.jpg

Após colocar as matérias filtrantes, e já com a bomba e o tubo para puxar água do aquário.

DSC04386.jpg

DSC04387.jpg

DSC04388.jpg

DSC04390.jpg

Penso que o erro estará neste tubo, mas não me ocorre nenhuma maneira de solucionar este problema.

O tubo está tapado no fundo, e furado como podem ver ao longo do tubo.

DSC04393.jpg

Preciso de ajuda!! Não sei o que faço para que entre água no SUMP.

Cumprimentos aquáticos,

Dinarte Jesus

Publicado: (editado)
eu aposto na lei da gravidade...

tens que ter um desnivel significativo para a agua entrar na sump..

Antes de construir o SUMP estive a pesquisar e havia pessoal que dizia que um SUMP ao mesmo nível do aquário não era preciso overflow, por isso fiz assim. Pensei que a água entraria no sump por sucção da bomba a expusar a água para fora do sump.

Convinha não colocar o SUMP no chão porque a mesa que tenho o aquário não é fechada por baixo e ficava deselegante um SUMP à vista.

Será que não há maneira de isto funcionar ao mesmo nível do aquário?

Editado por Caipiro

Cumprimentos aquáticos,

Dinarte Jesus

Publicado:

Podes usar a SUMP ao nível do aqua. O problema é de facto no tubo de retorno para a SUMP.

Creio que vais ter de furar o aqua e a SUMP porque o retorno deve ficar todo abaixo do nível da água.

Outra hipótese mais difícil é tentares encher o tubo de retorno com água para criar vácuo.

Publicado:

Experimenta encher o tubo completamente (de água claro, sem ar lá dentro).

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado:
Experimenta encher o tubo completamente (de água claro, sem ar lá dentro).

Cumps

Pois, parece-me mais isso,

para a teoria dos vasos comunicantes funcionar, o tubo do aqua para a sump, tem que estar cheio.

Em todo o caso eu fazia um U dentro da sump, para garantir que se por alguma razão as coisas não funcionarem como é previsto, não vazar o aqua tudo, ou não tirar a agua toda da sump e ficar a bomba a trabalhar em seco.

Assim garantia o tubo sempre com agua e que o aqua não desça abaixo dum terminado nível.

Abraços

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

ola

o problema que te deparas eu ontem tambem o tive

estive a montar dois aquas de 60 e tambem estao assim a passar agua de um para o outro

mas com mangueira de 16/22 mm e tambem me vi grego para meter a agua a passar de um aqua para o outro

tens mesmo que encher o tubo todo com agua sem ar nenhum la dentro se nao, nao funciona

tenho uma bomba a mandar agua de um aqua para o outro de 600 litros por hora e mesmo assim tive que meter outra mangueira mais grossa para o nivel nao subir muito num aqua

tenta arranjar maneira de ligares uma bomba dentro do aqua a mandar agua para a sump para ferrares o tubo

fica bem

TOYOTA

Publicado:

Sim, eu já cheguei a essa conclusão, meti um tubinho fino dentro deste tubo grosso, e puxei o ar que estava dentro e logo começou a puxar água. Embora a bomba não estivesse a dar vencimento. Por isso em vez do tubo de 32, vou arranjar um tubo de 20 e fazer uma coisa parecida com isto:

sump.jpg

Assim, como podem ver, o "L" que está no aquário fica quase à tona de água, e assim que o nível da água descer (poderá ser provocado por uma falha de electricidade) entra ar para os orifícios e assim pára logo de puxar água, evitando uma inundação.

O que acham da ideia?

Há incovenientes? Há solução melhor?

Cumprimentos aquáticos,

Dinarte Jesus

Publicado:

Já viste que funciona.

Não percebo muito bem qual o teu problema, pois se existir falha de electricidade pára tudo e a água fica ao mesmo nível nos dois (vai sugar onde?)

O problema que poderás ter é o entupimento de alguma coisa (ou o tubo ou a sump).

Por isso sugiro a redundância nos tubos (2 tubos iguais a esse, sem grandes "invenções" parece-me bem). Considera a hipótese de rebaixar o topo do acrílico que divide os compartimentos da sump (em especial a primeira divisória) para o caso dos orifícios não terem capacidade para escoar tudo, assim passa ao segundo compartimento sem transbordar. (se fizeres nos dois não me parece mal)

Pode estar a falar alguma coisa, pois não estou a ver o sistema a funcionar.

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado:

Olá Caipiro

O sistema funcionará bem se garantires que o tubo de ligação entre o aquário e o sump não tem ar. Fazes um pequeno furo na parte superior da curva e soldas uma pequena torneira de ar, e com um pequeno troço de mangueira de ar extrais o ar de dentro do tubo com as duas pontas do mesmo dentro de água. Funciona sem qualquer problema.

Cumprimentos

Publicado:

Boas pessoal!

Após alguns testes nesta luta contra o vasamento do aquário, cheguei à conclusão que a solução para o meu problema é um PEDAÇO DE PAU.

Sim, e verdade!

Coloquei um pedaço de madeira com uma altura razoável, e fiz novamente alguns testes.

Ao desligar a bomba (simulando um corte de energia), preparei-me para retirar o tubo, se a água transbordasse da SUMP.

O que eu observei foi o nível da água da SUMP ficar igual ao do aquário.

E manteve-se sempre assim.

Depois coloquei a bomba a puxar, e notei que estava a puxar mais água do que a que estava a entrar na SUMP. Dei mais uns furos no tubo de entrada de água, e voilá! EQUILÍBRIO TOTAL!!

Tirei fotos para verem.

Aqui está o pedaço de madeira que coloquei para servir de altura

DSC04399.jpg

O nível da SUMP nunca passa do nível do aquário, mesmo desligando a bomba:

DSC04396.jpg

Meus caros, obrigado pelas sujestões! Agora só me resta esperar mais uns dias para que os nitritos acabem, para começar a popular o aquário.

Cumprimentos aquáticos,

Dinarte Jesus

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!