especies para aqua cicliedos africanos


agostinho.mario

Recommended Posts

Olá a todos

Estou a montar um aquario de cílideos africanos, mas estou com algumas dúvidas, para as quais vos pedia ajuda.

1º- Qual o grau de agressividade do Labidochromis caeruleus? Já encontrei sitios a dizer que este peixe é muito agressivo e outros o dizer o contrário. Qual a vossa opinião?

2º- Para fazer companhia ao peixe de cima, estou a pensar numa destas espécies: Pseudotropheus saulosi;Pseudotropheus demasoni "Pombo rocks"; Melanochromis cyaneorhabdos; Pseudotropheus socolofi. Qual é a especie que me aconcelham para viver com o Labidochormis. Uma vez,que nunca vi estas especies à venda, sabem dizer-me, mais ao menos, o preço delas, e aonde as poderei aquirir mais facilmente?

3º- O meu aquario tem um 100*30*35 cm de volume útil. Estava a pensar num trio de cada uma das especies (ao todo 6 peixes). Segundo a vossa experiência, que acham?

4º- Se acharem que a escolha de espécies não é adequada, que outras me aconselham. Gostava de ter peixes de cor amarela e/ou azul.

Obrigado pela ajuda.

Mário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mario!

 

1º - Os Caeruleus são dos Malawi mais pacíficos!

 

2º - Ps. Saulosi juntos com Caeruleus, não é aconselhável, pois ambas as fémeas são amarelas, o que origina "cruzamentos". Os Demasoni e os Socolofi, por norma não são flôr que se cheire...

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mario!

 

1º - Os Caeruleus são dos Malawi mais pacíficos!

 

2º - Ps. Saulosi juntos com Caeruleus, não é aconselhável, pois ambas as fémeas são amarelas, o que origina "cruzamentos". Os Demasoni e os Socolofi, por norma não são flôr que se cheire...

Boas

 

Concordo com o facto de os caeruleus serem dos mais pacificos no grupo dos mbunas, mas cada caso é um caso. E depois sem querer ser chato mas esse aquario é pequeno para dois trios, nem sei se chega para um.

 

Ou fazes um monoespecie de saulosi, e ficas com as cores que querias. Ou entao pensas em fazer um tanganyca, sempre tens mais escolha.

Mas espera pela opiniao dos veteranos.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse volume para peixes agressivos como são os mbunas poderá ser uma solução apenas enquanto eles forem pequenos! Para começar será uma solução aceitável! Como solução futura não é de todo uma boa solução!

 

Para uma solução definitiva terás que escolher espécies pequenas e pacíficas, ou pequenas e agressivas mas com uma agressividade intra-específica baixa.

 

A desvantagem dos mbunas em espaços tão pequenos é a sua agressividade intra-específica, em que o dominante pode matar os restantes em pouco tempo, e a sua agressividade extraespecífica relativamente a outros mbunas. Se colocares 5 ou 6 peixes jovens ao mesmo tempo, esses problemas só começarão na fase adulta e quando começarem a reproduzir-se a a definir hierarquias.

 

abraço

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais