Recommended Posts

Publicado

Olá a todos

Estou a montar um aquario de cílideos africanos, mas estou com algumas dúvidas, para as quais vos pedia ajuda.

1º- Qual o grau de agressividade do Labidochromis caeruleus? Já encontrei sitios a dizer que este peixe é muito agressivo e outros o dizer o contrário. Qual a vossa opinião?

2º- Para fazer companhia ao peixe de cima, estou a pensar numa destas espécies: Pseudotropheus saulosi;Pseudotropheus demasoni "Pombo rocks"; Melanochromis cyaneorhabdos; Pseudotropheus socolofi. Qual é a especie que me aconcelham para viver com o Labidochormis. Uma vez,que nunca vi estas especies à venda, sabem dizer-me, mais ao menos, o preço delas, e aonde as poderei aquirir mais facilmente?

3º- O meu aquario tem um 100*30*35 cm de volume útil. Estava a pensar num trio de cada uma das especies (ao todo 6 peixes). Segundo a vossa experiência, que acham?

4º- Se acharem que a escolha de espécies não é adequada, que outras me aconselham. Gostava de ter peixes de cor amarela e/ou azul.

Obrigado pela ajuda.

Mário

Publicado:

Olá Mario!

1º - Os Caeruleus são dos Malawi mais pacíficos!

2º - Ps. Saulosi juntos com Caeruleus, não é aconselhável, pois ambas as fémeas são amarelas, o que origina "cruzamentos". Os Demasoni e os Socolofi, por norma não são flôr que se cheire...

Abraço,

LUIS ALMEIDA

Publicado:
Olá Mario!

1º - Os Caeruleus são dos Malawi mais pacíficos!

2º - Ps. Saulosi juntos com Caeruleus, não é aconselhável, pois ambas as fémeas são amarelas, o que origina "cruzamentos". Os Demasoni e os Socolofi, por norma não são flôr que se cheire...

Boas

Concordo com o facto de os caeruleus serem dos mais pacificos no grupo dos mbunas, mas cada caso é um caso. E depois sem querer ser chato mas esse aquario é pequeno para dois trios, nem sei se chega para um.

Ou fazes um monoespecie de saulosi, e ficas com as cores que querias. Ou entao pensas em fazer um tanganyca, sempre tens mais escolha.

Mas espera pela opiniao dos veteranos.

Abraço

Publicado:

Esse volume para peixes agressivos como são os mbunas poderá ser uma solução apenas enquanto eles forem pequenos! Para começar será uma solução aceitável! Como solução futura não é de todo uma boa solução!

Para uma solução definitiva terás que escolher espécies pequenas e pacíficas, ou pequenas e agressivas mas com uma agressividade intra-específica baixa.

A desvantagem dos mbunas em espaços tão pequenos é a sua agressividade intra-específica, em que o dominante pode matar os restantes em pouco tempo, e a sua agressividade extraespecífica relativamente a outros mbunas. Se colocares 5 ou 6 peixes jovens ao mesmo tempo, esses problemas só começarão na fase adulta e quando começarem a reproduzir-se a a definir hierarquias.

abraço

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

Publicado:

Obrigado a todos por me darem algumas respostas sobre o assunto em questão.

Tenho que pensar seriamente nas soluções que me deram para ficar com um bom aquário.

Cumprimentos a todos