Fernando Freire Publicado: Julho 28, 2008 Share Publicado: Julho 28, 2008 Pois, e a serpentina de cobre não conta? Esqueçam o esquentador... Citar "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
J_Rosado Publicado: Agosto 14, 2008 Share Publicado: Agosto 14, 2008 Boas, Pois eu, para colocar a água no aquario e vencer a gravidade uso uma bomba portátil de 12V muito pequena que cabe no gargalo dos bidões de 25 L, onde tenho a água 2/3 dias a repousar antes das TPA's, água essa que é previamente tratada com aqua_safe e bicarbonato de sódio (onde eu moro, o Kh da água da rede ronda os 2º). Assim, primeiro retiro a água do aquario com uma mangueira para um balde, aproveitanto para sifonar o substrato, utilizando a água retirada para regar as plantas e lavar as massas filtrantes quando necessário. Seguidamente, faço a reposição da água através de um dispositivo DIY (qualquer dia apresento-o num novo tópico da secção DIY) que é básicamente constituído por: bomba de água portátil de 12V (http://www.marcampo.pt/catalogo.php?id=266) 3 metros de mangueira silicone 1/2" Transformador 12 V (2A) Interruptor de pé (on/off) (http://www.marcampo.pt/catalogo.php?id=271) Um pequeno truque - durante o inverno não encho totalmente os bidões (-10 a 20%) quando a água fica em repouso, pois quando vou fazer a TPA acabo de os encher com um pouco de água quente (directamente do esquentador, sei que não é muito recomendável mas nestas pequenas quantidades não tenho tido qualquer problema) Posso vos garantir que, além das dores de costas terem desaparecido, consigo trocar 50 L de água (previamente tratada) em pouco mais de 30 min, com a vantagem (na minha opinião) de não estar a colocar água directamente da torneira. Espero ter ajudado. Um abraço a todos os membros do forum Citar A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ... Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
fjabrantes Publicado: Agosto 14, 2008 Share Publicado: Agosto 14, 2008 tenho viviparos e aqua de 120 litros, e despejo com o sifao 3 baldes de 10 litros, encho com 3 baldes de 10 litros directamente da torneira e nunca se queixaram,no inverno com agua do esquentador á mesma temperatura, é claro tenho uma seringa e coloco sera aquatan, seguido de 1 hora depois de Nitrivec e está. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rudilevi Publicado: Agosto 14, 2008 Share Publicado: Agosto 14, 2008 boas, apesar de nao ter problema de cloro (agua de furo é (limpa com um sal especial que plos vistos nao me incomoda os habitantes do aqua) tenho o problema da agua calcaria, por isso uso agua del Garrafon que me sai a 38 cents, ou seja 3,8€ por semana o que nem é mau, mas tenho uma estante ao lado do aqua onde ponho os garrafoes (misturo agua quente da torneira para evitar o choque de temps de inverno) e mangueiras a sair dos garrafoes, a gravidade faz o resto, demora um bucadinho mas nada por aí alem, e faço exercicio a monte!! lol Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tgomes Publicado: Agosto 18, 2008 Share Publicado: Agosto 18, 2008 Bem depois de ler as 3 páginas fiquei na duvida a mesma... Tenho um aquário de 34 Litros, se retirar 4 Litros por semana já passa dos 10% de agua do aquário... Já vi que há pessoal que coloca logo a agua directamente da torneira, outros colocam anti cloro após colocarem a agua no aquário... o que aconselham para o meu aquário ? O anti cloro pode-se colocar com os peixes lá dentro? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts