Aquario para discus, duvidas no KH e no GH??

João Vitorino

Recommended Posts

Olá, montei um aquário com 500 litros para discus e já está a ser habitado por 30 cardinais, 6 corydoras, 2 rapozas e um hypancistrus!!

Em relação ao ph no inicio tava com problemas por causa da minha agua ser do poço! Agora já resolvi esse problema com a adição de CO2! Com o CO2 consigo controlar muito bem o ph neste momento está a 6,8.

Mas em relação ao KH e o GH acho que está com os valores um pouco altos...

KH - 15

GH - 10

Gostava de saber quais os problemas que poderei ter com estes valores quando introduzir os discus!

Acham que devo por turfa no filtro??

Agradecia comentários

Obrigado

João Vitorino

Partilhar nas redes sociais

Os valores estão mesmo bastante altos.

Aconselhote desde ja a por turfa no filtro e uma medida natural e bastante eficaz visto que unicamente pretendes reduzir o gh e kh.

Se kisesses reduzir o ph com essa dureza era impossivel devido ao efeito tanpão mas sendo assim td bem.

Fika bem :wink:

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

qual era o teu problema acerca do ph da tua agua do poço. eu tb tenho agua do poço e o meu ph é mesmo mt baixo(4,5) 8) no entanto, tenho discus no aqua sem problemas. apenas me morreu um mas de doença nada relacionada com os parâmetros da agua. quanto ao kh, ta mt alto o teu. o melhor realmente a fazer é baixar isso ou nao deves por discus no aqua nem por nasa

Cumprimentos!

Diogo Correia

olá,

podes ainda adicionar EDTA (ácido etilenodiaminotetracético) que faz o mesmo k a turfa negra com a vantagem de nao tingir a agua...

Viva,

Já fizeste o teste de deizar acbar o CO2 e ver se o pH sobe?

Podes ter uma subida repentina de pH e isso pode-te trazer problemas... ainda por cima com esse KH... :shock:

Acho que devias optar pela turfa...

podes ainda adicionar EDTA (ácido etilenodiaminotetracético) que faz o mesmo k a turfa negra com a vantagem de nao tingir a agua...

Já experimentaste o ácido?

O preço compensa em relação o preço da turfa?

Cumprimentos,

Nuno

Olá a todos e obrigado pelas respostas!

Antes de mais informo que já coloquei turfa no filtro e os valores do KH e do GH começaram a baixar!

Em relação á minha agua do poço os valores com que ela sai do poço são optimos, mas passando algumas horas o PH (principalmente) dispara para valores altissimos! Por ex de 6,6 para 8.

e em relação ao teste do CO2, digo-te que já fiz e realmente o ph sobe! Mas espero que com a turfa o CO2 venha só a servir para alimentar as plantas!

Abraço Grande

ola,

podes comprar em framacias de manipulação, mas requer um certo cuidado, uma disolução prévia em agua destilada antes de administrar, concetrações,etc... aplicado em silmultanio com uma solução de percloreto de ferro tb serve de adubo para as plantas...

Já experimentaste o ácido?

O preço compensa em relação o preço da turfa?

por acaso nunca usei, tive uma vez para comprar mas pediam 30 euros por 100 g. mas tinha um grau de pureza muito elevado, na ordem dos 90/95 %. se compensa? nao sei! mas k 100 g dá para muitos e muitos litros, isso dá! e se estvas a querer ser irónico nas perguntas também te posso dizer k há pessoas k téem posses. :) ta-se? :)

e se estvas a querer ser irónico nas perguntas também te posso dizer k há pessoas k téem posses. :evil: ta-se? :)

Caro azazel, peço desculpa se pareci irónico nas perguntas que fiz.

Não, não estava ser irónico. :(

Apenas é a primeira vez que estou a ouvir (ler) que esse ácido permite obter o mesmo efeito que a turfa negra.

Gostava de saber se de facto o preço compensava ou não... era uma pergunta simples. :wink:

Como tu próprio disseste não tens a certeza se compensava... mas se tivesses pudia ser uma boa dica e ser aproveitada pelos outros membros... ou não? :wink:

Aqui ninguém falou em quem tem ou não posses... :roll:

Cumprimentos,

Nuno

nao, nao tens k pedir desculpa! e sendo assim sou eu k devo um pedido de desculpa pois percebi k com aquelas perguntas tavas a kere pôr de parte a essa solução pelo facto de ser caro... mas percebi mal, desculpa. :roll: mudando de assunto eu axo k 30 euros para 100 g realmente é muito, mas visto a solução em agua destilada é de 10 mg de edta para 1 litro de H2O k por sua vez será admistrada 10 ml por cada 100 litros de agua do aqua até atingir o valor desejado axo k é capaz de compensar... qualquer dia vou experimentar e depois digo qualquer coisa para partilharmos entre passoal! tá? Mas olha k deve haver gente aqui no forum k já conheça esse metodo melhor do k eu...

abraço!

Visto assim parece uma solução muito barata...

30 Euros por 100g.

Como usas apenas 10mg (0,1g) de cada vez para 1L de solução fica-te a 0,03 Euros+custo de 1L de água destilada.

Se agora só juntas às porções de 10ml de cada vez diria que é uma solução muito barata.

Resta saber se é eficaz e inoqua para os peixes.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Olá amigos,

cuidado com o uso de produtos quimicos no aquário pois um pequeno erro pode significar a perda de todos os peixes.

Quanto á turfa eu uso para baixar o ph, o que uso para baixar a dureza é zeolite.

ola,

a varios EDTA isto é, é sempre o mesmo acido mas derivado de diferentes quimicos do genero potassio, sodio, ferro e até cloro... nao deve ser prejudicial aos peixes pois li sobre esse acido utilizado na aquriofilia, senão tambem não falava! surprised alem de mais esse acido é utilizado em produtos alimentares e ta-se a utilizar uma solução muitissimo pouco consentrada, do tipo 1 para 1000. portanto nao pode ser muito mau... :lol: a quesão está em qual deles escolher!! pois ao ligar-se aos iões calcio e magnésio de certeza k vai formar elementos do qual deriva... penso eu! e se a minha teoria estiver certa é só escolher qual o elemento k deseja ter no aqua... talvez potassio ou ferro para as plantas e por de parte o de cloro e sodio! eu vou experimentar qq dia! banana rock

espero ter sido claro... :D

Boas,

Se a água vem do poço a 6,8 e de repente passa para 8, eu pergunto, este aumento faz-se dentro ou fora do aquário? É que se for só dentro do aquário, terás concerteza algum substrato ou peça de decoração que está a influenciar esse aumento. A água não aumenta o PH por "obra e graça do ES", tem que haver algo que a faça aumentar.

Se assim for, não há turfa, nem ácido que resista. O valor de PH final é muito alto, por isso deves ter algo dentro do aquário bastante alcalino ou calcário.

Viva,

Não entendo essa subida súbita dos valores de ph. Só se por alguma razão existe CO2 dissolvido na água do poço, o que duvido...de qualquer forma, algo de termendamente instavel existe....metano? água estagnada? sulfureto de hidrogénio? o ultimo desaparece com a agitação, mas é tremendamente venenoso.....

Essa água é mesmo muito ma para os discus...mesmo para outros peixes como os africanos dependerá do valor dos nitratos....qual o valor dos nitratos? essa água será a ideal para ciclideos africanos, desde que os nitratos estejam abaixo dos 5 ppm...

Não utilizes acidos nem outros quimicos; só te aumentaram o problema.

Tens um problema sério por ai, não abandones o assunto.

a turfa poderá ser uma solução, mas uma unidade de RO seria o ideal, falando de discos, está claro...

Lma

Mais um a concordar com o que o Regal e o LMalves disseram.

Antes de te pores a brincar com o PH KH E GH verifica o que tá a aumentar-te tanto o PH. De qualquer forma eu sou daqueles que preferem ter discus com agua o mais estavel possivel mesmo que os parametros não sejam os ideais. O mais importante, para mim é a limpeza da agua.

Abraço

PS. meu aquario com discus PH 7.4 GH8 KH8, so me morreram discus por desleixo do tratador :shock:

isso é verdade!! quanto mais natural possivel melhor... principalmente com discus! podes é fazer uma experiencia do genero montar um aqua só com agua e ver as alterações nos parámetros da agua e depois adicionar a decoração progressivamente prestando sempre atenção aos pararmetros até descobrir o k está a alterar a quimica da agua... pode ser só uma ideia estúpida, não sei. :lol: agora só concordo em parte com o comentrario do Regal pk se te enganares na dose de edta podes ter a certeza k os valore vao cair para o zero de um segundo para o outro isso eu sei pk, como es de vila do conde e de certo sabes k ha um central de tratamento de aguas no rio ave k fornece agua para a rafinaria de petroleo em matosinhos e eles usam edta para baixar a dureza da agua para evitar de danificar as canalizacões... agora pode nao ser uma solução para ti!! visto k se tiveres algo k faça subir a dureza, o acido só vai actuar enquanto tiver iões para as trocas logo só estás a adiar o problema... nesse aspecto ele tem razão. mas eu também tenho o mesmo problema... :lol: