Ciclo do azoto


Lost

Recommended Posts

Boas pessoal!!! tenho dois aquario e estou bastante confuso!!

Setup do aquario

20L

Filtro mochila (nao sei de quantos L/h)

a nivel de luz tem apenas um candeeiro daqueles bonitos que se metem nos aquarios

o que eu acho estraho com isto tudo é o seguinte:

Tenho o aquario a sensivelmente um mes, na altura ficou a ciclar uns 15 dias com mtas TPAs pelo meio.

Actualmente tem 3 guppys e apesar de lhes dar granulado e outras comidas os meus niveis de amonia sempre estiveram no "0" faço 2 tpas de 50% duas vezes por semana.

hoje lembrei-me de fazer o teste aos nitratos, tem um bocadinho mas abaixo dos limites!!!

A minha questao é: nao e estranho eu nunca nao ter amonia?? ja deixei o aquario ficar cheio de restos de comida.

Nao disse mas no filtro tenho umas "esferas" de bacterias biologicas que vieram num filtro da eheim.

 

Ps. Peço desculpa se o texto nao esta muito perceptivel mas estou muito cansado!!!

Editado por Lost
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

mas pra que querias tu amonia? és ao contrario dos outros lol

 

se n tem amonia é pq esta tudo bem! apesar do aquario ser pequeno seria dificil teres amonia com apenas com 3 guppies e tpas de 50% duas vezes por semana :-D

 

quanto aos nitratos é normal uma vez que dizes que tens restos de comida

 

ja agora é ciclo ao AZOTO e n do ozoto ;)

 

 

abraço

 

William

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao nao!!! eu nao quero amonia!! apenas achei estranho isso estar a acontecer!!!

Fiquei na duvida se podia ter o ciclo bem feito ou nao!!!

Segundo sei para o ciclo ficar feito tenho de ter um pico de amonia, entretanto esta desce e transforma-se em nitritos que por sua vez tambem desaparecem e aparecem os nitratos e a seguir... TPA para cima e pufff ciclo feito!!! resumindo em poucas palavras é isto nao e?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Apenas 3 guppys em 20 litros de água, muitas TPAS e esferas especiais de corrida para fixar bactérias que consomem amónia, não esperes milagres, conta com eles.

Cumps ;)

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao nao!!! eu nao quero amonia!! apenas achei estranho isso estar a acontecer!!!

Fiquei na duvida se podia ter o ciclo bem feito ou nao!!!

Segundo sei para o ciclo ficar feito tenho de ter um pico de amonia, entretanto esta desce e transforma-se em nitritos que por sua vez tambem desaparecem e aparecem os nitratos e a seguir... TPA para cima e pufff ciclo feito!!! resumindo em poucas palavras é isto nao e?

Sim. Mas como tens feito TPA´s com fartura talvez não tenhas atingido os níveis de amónia que o teste conseguisse medir. Isso não significa que não tivesses amónia no aquário, só não tiveste um pico, porque tomaste medidas para isso. (assim também não colocaste os peixes em risco).

 

Mantém esse procedimento, TPA´s nunca são demais e o aquário é muito pequeno.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas!!!

A minha duvida é senao devo deixar atingir um pico de amonia para o ciclo de fazer!!!!

Estou a ciclar um de 100*40*50 e neste nao sei devo ir colocando 1 a 2 peixes por semana e fazer muitas TPAs ou deixar la o pleco um mes sozinho ate atingir um pico de amonia de nitritos e por fim fazer as TPAs para baixar os nitratos!!!

Como devo fazeR???

Deem a vossas dicas!!!

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esquece os picos... continua a fazer uma boa manutenção, dá tempo ao tempo e não abuses nos peixes. Parece-me que estás a fazer tudo muito correctamente, com bastante cuidado que nem tens excesso de amónia (picos são sinónimo de excesso, não é necessário que assim seja). Vamos imaginar que não fazes TPA, vais ter um pico de, por exemplo 40, 50... se fizeres "uma" de 50% (eu não faria mais de 40) só terás 20, se fizeres 2 só terás 10... (isto é muito linear, mas é só para explicar que não se pode esperar um grande aumento de concentração quando se faz constantemente diluição).

 

Mas acredita que sempre tiveste amónia no aquário e, por esta altura, já deves ter bactérias para a degradar.

 

Cumprimentos

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao posso ir pondo um a dois peixes por semana??? ou nem por isso?

 

 

sim, sem problema

 

vai é controlando os valores e cuidado com o escesso de populaçao

 

é que o pessoal as vezes entusiasma-se e depois da asneira ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.