Recommended Posts

Publicado

Boas

Se me puderem exclarecer, agradeço:

Nunca utilizei o CO2, mas ouço falar com tanta frequência que chego a pensar se não será obrigatório, nunca soube exactamente se serve apenas para oxigenar a àgua ou se terá outra função, os meus filtros são internos e no cimo têm um tubo que sai do aquário, desse lado estão protegidos por um mini filtro por onde entra o ar, na outra extremidade fazem a ligação à saída do filtro, este sistema injecta uma quantidade enorme de ar na circulação da água do aquário, no fundo, as folhas das plantas ficam cheias de bolhinhas de ar, por todo o aquário podemos ver as bolhinhas a seguir a corrente provocada pelo filtro.

Nunca tive problemas nos aquários, pelo contrário, as Corydoras e outros peixes fazem grandes "correrias" à frente deste jacto de água e bolhas.

Acontece que leio nos tópicos que consideram o filtro externo com tendo muito mais vantagens... pergunto se não será por terem filtro externo que precisam de injectar Co2 ou se estou completamente equivocada.

Agradecia muito uma resposta, porque vou comprar outro aquário agora nas férias e tenho pensado novamente no filtro interno!

Digam-me da vossa experiência o que é preferivel, os meus aquários vão ficar exclusivamente para Corydoras, a vegetação resume-se a Fetos e a Musgo de Java.

Obrigada

Publicado: (editado)

Boas

CO2 é dioxido de carbono e n oxigénio (O2)

Co2 é necessario apenas para as plantas

quanto ao fiiltro tens muitas vantagens em utilizares um.

abraço

William

Editado por william
Publicado:

Boa tarde, CO2 e dióxido de carbono portanto não tem nada a ver com oxigénio.

O CO2 torna-se necessário se tiver plantas no seu aquário, mas como no seu caso só são Fetos de Java e Musgo de Java não há essa necessidade porque são plantas muito pouco exigentes.

Espero ter ajudado.

Pedro Amado

white_468x60.gif

Publicado:

Então dispenso o CO2, é um alívio!

Mas compro antes um filtro externo?

tenho ideia que a vantagem é apenas a de não ter de molhar as mãos e tirar tudo cá para fora, isto porque essa parte é a mais aborrecida.

Dentro do filtro interno tenho esponja, fibra, carvão activo e cerâmica!

Têm alguma sugestão para a marca do filtro se optar pelo externo?

Ou podem-me indicar onde tenho informação específica para ir ver? já vi uns em cascata, mas acho que há outros, já agora fico a saber tudo sobre filtros!

Obrigada

Publicado:
Então dispenso o CO2, é um alívio!

Mas compro antes um filtro externo?

tenho ideia que a vantagem é apenas a de não ter de molhar as mãos e tirar tudo cá para fora, isto porque essa parte é a mais aborrecida.

Dentro do filtro interno tenho esponja, fibra, carvão activo e cerâmica!

Têm alguma sugestão para a marca do filtro se optar pelo externo?

Ou podem-me indicar onde tenho informação específica para ir ver? já vi uns em cascata, mas acho que há outros, já agora fico a saber tudo sobre filtros!

Obrigada

Sim sem duvida essa é umra grande vantagem. Desde que tenho o meu externo (em cascata) que tem sido um alivio.

O meu aquário não é muito grande como tal um de cascata basta-me. Tem que avaliar a sua situação e ver o que se lhe adequa melhor. O meu é da marca Eheim e não tenho queixas. Pelo que leio é das melhores marcas, se não mesmo a melhor.

Pedro Amado

white_468x60.gif

Publicado:

tens muitas vantagens

manutençao, aumento da litragem, melhor filtragem etc etc etc

quanto ao carvao so se deve usar depois de um tratamento para retirar os emdicamentos da agua, fora isso n se deve utilizar

quanto a marcas eu pefiro eheim mas ha outras....

Publicado:

Uso sempre o carvão, disseram-me na loja que servia para a água não ficar turva, só tiro quando uso desinfectantes ou algum medicamento, depois ponho novamente e renovo-lhes a carga todos os meses... ;)

Assim arrisco a fazer outra pergunta que anda para ser feita há muito mas nunca sei onde; a cerâmica que colocamos no filtro tem como função facilitar a aderência das bactérias (espero que seja assim, foi o que me disseram na loja)... a questão é esta; eu faço decorações em cerâmica! então não será muito melhor ter também cerâmica cá fora? o "chão" do meu aquário é todo em lages de cerâmica, com areia fininha por cima, queria comercializar esta ideia como sendo uma mais valia para a aderência das bactérias, mas primeiro tenho de ter a certeza que não estou a dizer disparates.

Obrigada pelas dicas e se puderem responder a mais esta... mais obrigada!

Publicado:

Primeiro, o Carvão activado só deve ser usado para remover os medicamentos da água. Se o aquário não estiver em tratamento não deve ser usado.

Relativamente à cerâmica nos filtros, parece-me que está aí uma pequena confusão.

Primeiro existem dois tipos de cerâmica para os filtros: porosa e não porosa.

A cerâmica não porosa serve só para remover partículas grandes em suspenção da água.

A cerâmica porosa é uma cerâmica que facilita a fixação de bactérias devido às suas propriedades porosas (entre outras). Nem toda a cerâmica tem esse efeito. Na verdade é uma cerâmica específicamente desenhada para filtros.

Outra questão que importanta esclarecer é que para a cerâmica funcionar é necessário que haja circulação de água, não bastando adicioná-la à água. Por este motivo a decoração em cerâmica não contribui em nada para a filtragem da água.

Publicado:

Valeu!

Fico assim esclarecida, vou usar o meu artesanato só para decoração, tirar já o carvão e ver se encontro informação sobre os filtros externos!

Obrigada a todos!

Publicado:

A grande vantagem do filtro externo e funcionar como um 2o aqua.

Claro que nao tem vidros nem nada de interessante para espreitar, mas biologicamente funciona como tal.

A funcao de filtragem mecanica pode ser feita por qualquer espuma, mas essa nao e a funcao promordial de um filtro: a aspiracao e mudanca de agua com sifao e a unica e melhor forma de eliminar os detritos da circulacao.

A funcao principal do filtro e manter um ambiente biologico estavel no aqua principal. O filtro e basicamente um Hotel de bacterias, com grande relevo para o seu Restaurante.

As ceramicas cilindricas (porosas) permitem proliferacao bacteriana de 2 tipos: na parte superficial bacterias aerobias, na parte profunda - nao visivel - bacterias anerobias. Estas bacterias sao ubiquitarias - estao por todo o lado - e so aquariolfilistas muito apressados ou desconhecedores gastam dinheiro em liquidos com essas bacterias, cujo efeito e anulado em cerca de 1-2 semanas de funcionamento normal.

As bacterias extraem a amonia e nitritos da agua - toxicos - e convertem-nos em nitratos - pouco toxicos.

Mantendo um fluxo constante sobre as colonias de bacterias mantem-se uma grande capacidade de desintoxicacao do aqua, mesmo se se mudar a agua ou limpar todo o aqua. Parar esse fluxo significara uma ecatombe ecologica dentro do filtro.

Claro que os filtros tb acumulam impurezas, portanto devem ser limpos periodicamente: mas cuidado a limpar as ceramicas para nao matar bacterias com o cloro da agua da torneira.

Marcas no fundo qq serve. Eu por acaso uso TetraTec por causa das prateleiras de arrumacao das materias filtrantes e silencio. Para colonias tem as ceramicas de superficie micro-porosa e bolas de plastico de grande superficie, ou seja dois componentes bio. Mas a verdade e que as bacterias crescem em qq lado, mesmo nas espumas!

O carbono no filtro so deve ser usado para desintoxicar, maximo 3 semanas seguidas (melhor 2). Nao deve ser utilizado com plantas nem com turfa activa.

Mas tudo isto pode ser feito por um filtro interno: so que este ocupa espaco, reduz a litragem util e tem de se manipular o aqua para o limpar.

Note-se que na pratica a quantidade de aqua total em termos biologicos sera igual a capacidade real do aqua mais a capacidade do filtro. Isto nao tem nada a ver com o volume de agua para os peixes nadarem, mas sim com a carga e capacidade biologica total, que e mto importante.

Em conclusao, um filtro externo como que 'aumenta' um aqua.

Publicado:

Olá Jerboa

Obrigada pelos esclarecimentos, foi também uma preciosa ajuda, vou experimentar o novo aquário com filtro externo, de cascata.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!