pacman Publicado Julho 13, 2004 Publicado Julho 13, 2004 Ola! tenho uma aqua de 150x40x50 e vou colocar 2 projectores hqi, preciso de ajuda na escola do tipo de lampada, marca e ja agora preços se possivel. Obrigado Paulo C
Diogo Lopes Publicado: Julho 13, 2004 Publicado: Julho 13, 2004 tenho uma aqua de 150x40x50 e vou colocar 2 projectores hqi, preciso de ajuda na escola do tipo de lampada, marca e ja agora preços se possivel. Olá, Para um aquário de 150 cm aconselharia 3 e não 2 projectores, pois com 2, terias que os elevar bastante para não existirem zonas mais escuras. Com uma altura de 50 cm chega perfeitamente os 150W por projector e o tipo de lampada vai depender do teu gosto! Se gostares de aquas mais azulados compra uma lampada de 14000K. Se caso contrário não queres algo tão azulado podes optar por lampadas de 10000K. As marcas são muitas e variadas e é dificil dizer quais são melhores. Posso dizer-te apenas que tenho umas Venture Light 10000K Plus (o que quer dizer que têm um pouco mais do que 10000K) e estou muito satisfeito - o crescimento dos corais tem sido bom e aqua tem uma cor que me agrada muito e o preço é bastante acessível (cerca de 65 euros). Abraço, Diogo
pacman Publicado: Julho 13, 2004 Autor Publicado: Julho 13, 2004 Já agora mais uma pergunta! já perguntei uma vez e estive a pesquisar sobre a altura a que se devem colocar as lampadas em relação ao aquario, e obtive respostas diferentes, desde minimo 12 cm a minimo de 30 cm, estou sem saber qual a altura minima aconselhada, tambem porque no meu caso estou com um problema de espaço e so disponho de +/- 16 cm entre o projector e a agua, sera pouco???
Diogo Lopes Publicado: Julho 13, 2004 Publicado: Julho 13, 2004 Olá, A distância dos projectores para a água tem apenas duas condicionantes - a primeira é a temperatuta que atingem e consequentemente o facto de aquecerem a água. A segunda é consequente da primeira - ao aquecerem muito, bastará um pequeno pingo de água para partir o vidro e a lâmpada, embora eu discorde um pouco deste segundo ponto e isso depender muito do tipo de vidro e espessura dos projectores. No meu caso tenho as lampadas a 15 cm da água e nunca tive problemas em relação ao segundo ponto. Os meus projectores não são específicos para aquariofilia, o que é um contra senso, mas realmente não me dão problemas. Tenho que limpar os vidros muitas vezes pois são muitos os pingos de água que lá chegam e até hoje (quase 1 ano depois) nada aconteceu. Conheço no entanto casos em que os vidros partiram... Não sei o que te diga. O problema da temperatura não me preocupa, pois tenho um refrigerador. Penso que poderá ser resolvido com recurso a ventoínhas, mas tem o inconveniente de aumentar a evaporação. Espera por outras opiniões antes de tomares a decisão. Abraço, Diogo
Miguel Mendes Publicado: Julho 13, 2004 Publicado: Julho 13, 2004 Viva, tambem tenho uma duvida quanto ao nº de projectores a utilizar... tipo, tenho um aquario de 100x30x50 e apenas tenho (encomendei) um projector de 150w... e pouco??? abraços [[]] 100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...
Diogo Lopes Publicado: Julho 13, 2004 Publicado: Julho 13, 2004 tenho um aquario de 100x30x50 e apenas tenho (encomendei) um projector de 150w... e pouco??? No meu aqua de 100 cm tenho dois de 150W pois senti a necessidade de os colocar. Não é que não sirva colocar apenas 1, mas a iluminação não ficará uniforme. O meu aquário tem 60 cm de altura, o que só por si também é um factor a ter em conta - necessito de mais luz por isso. Abraço, Diogo
Recommended Posts