Recommended Posts

Publicado

Vamos começar pela minha mais recente aquisição.

Diz um reactor de Co2, este aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Primeira vez que fiz, tudo correu bem, até as plantas cresceram bastante, mas passados mais ou menos 18 dias acabo e eu fiz de novo, passado alguns dias de fazer de novo, a pedra difusora começou a ganhar uma gosma esbranquissada a sua volta, mas eu tirei essa pedra e pus uma nova e ele voltou a trabalhar como sempre.

Depois usei o acucar do lidl e ele começou me a durar para menos tempo, mas depois voltei a usar os mesmos produtos da primeira vez e este so dura a volta de 10 dias, o que se passa? a garrafa pode estar estragada? o tubo ou a pedra estragados? ou é mesmo assim?

Um difusor de Co2 é preciso?

Agora acabou a minha sera florenette, mas um colega meu usa umas bolas da jbl que fazem o mesmo efeito e sao melhores diz ele, pois as plantas dele estao muito melhores desde que começou a utilizar. alguem sabe o nome deste produto?

E estava a pensar substituir a minha sera florena por um produto parecido da aquapex chamado Flora alguem conhece?

Mas tb ando a pensar começar a fertelizar com micros e marcos.

Os micros devem ser todos os dias e os macros é so uma vez na semana certo?

Ja percebi que os macro nutrientes que as plantas percisam são, o Potassio, o Nitrogénio, o Fosforo, o magnésio, o calcio

E os micro nutrientes que as plantas precisam são, o ferro, o cobre, o Boro, o manganês, o Molibdénio, o Zinco, o CLoro, estes tenho de os comprar certo? não existe possibilidade de os fazer em casa?

Os macros ja vi que da para fazer em casa e os micro como posso fazer?

Publicado:

Existem duas maneiras de fertilizar um aquário: a fertilização através do substrato e a fertilização liquida. As duas complementadas funcionam melhor, ou seja num plantado é bom ter um substrato fértil e fertilizar na coluna de água também.

Se não tens um substrato fértil podes comprar umas tabletes e enterra-las no solo.

Tens é de começar a fertilizar na coluna de água,com fertilizantes liquidos. O que precisas será:

- Um fertilizante de Potassio ;

- Um fertilizante de Micro-nutrientes que traz todos os Micros incluindo Ferro e Magnésio: apesar deste ultimo ser um Macro-nutriente secundário ;

- Um fertilizante só de Ferro. Este apesar de ser opcional,pois o de Micros já traz Ferro,é sempre bom fazer um reforço com Ferro em aquários com boa luz e um sistema de CO2,ou seja em que as plantas tenham um bom metabolismo ;

Estes 3 são os que necessitas mais urgentemente. Depois,com o aqua estabilizado,vais necessitar de testes de modo a saberes os valores de Nitrato e Fosfato. Caso o aqua não os produza de forma satisfatória terás de arranjar:

- Um fertilizante de Nitrogénio, de modo a fertilizares as plantas sob a forma de Nitrato ;

- Um fertilizante de Fósforo, ou seja de modo a fertilizares com Fosfato.

Com estes dois ultimos é preciso cautela,de modo a que os valores não disparem.Fertilizar só com a presença de testes.

Podes sempre fazer alguns fertilizantes em casa,o Potassio,o Nitrato e o Fosfato e o Magnésio se os Micros que arranjares não trouxerem. O Ferro e os Micros tens sempre de arranjar numa loja de aquariofilia.

Vê este tópico que eu criei,que pode ajudar: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...c=91192&hl=

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:
Podes sempre fazer alguns fertilizantes em casa,o Potassio,o Nitrato e o Fosfato e o Magnésio se os Micros que arranjares não trouxerem. O Ferro e os Micros tens sempre de arranjar numa loja de aquariofilia.

Vê este tópico que eu criei,que pode ajudar: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...c=91192&hl=

mas em que loja ja andei a procura e nada, existe alguma online q venda?

e ja li o teu topico

Publicado:
mas em que loja ja andei a procura e nada, existe alguma online q venda?

e ja li o teu topico

Sim,a Horizonte Aquático por ex. Em Lisboa tens a Aquaplante, a Água Viva e a Ornimundo na Gare do Oriente se calhar também tem.

Porque o que é comum encontrarmos nas lojas de aquariofilia é aqueles fertilizantes que têm tudo,mas a sua qualidade é fraca e a maior parte tem muitos Micros,mas Ferro e Potassio não.

O ideal é ter os nutrientes separados, o Potassio, Ferro,os Micros e depois o Nitrato e Fosfato.

Eu fertilizo diariamente acho que é o ideal. Ou seja se algum produto recomendar x ml semanais eu divido isso e doou uma dose diária.

Uma dica: para obteres bons resultados não exageres nas doses de fertilizante. Vai com calma,e lentamente tenta perceber o que o aqua precisa, e com o tempo irás ver nas plantas as carências e os excessos naturalmente.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

Publicado:
Sim,a Horizonte Aquático por ex. Em Lisboa tens a Aquaplante, a Água Viva e a Ornimundo na Gare do Oriente se calhar também tem.

Porque o que é comum encontrarmos nas lojas de aquariofilia é aqueles fertilizantes que têm tudo,mas a sua qualidade é fraca e a maior parte tem muitos Micros,mas Ferro e Potassio não.

O ideal é ter os nutrientes separados, o Potassio, Ferro,os Micros e depois o Nitrato e Fosfato.

Eu fertilizo diariamente acho que é o ideal. Ou seja se algum produto recomendar x ml semanais eu divido isso e doou uma dose diária.

Uma dica: para obteres bons resultados não exageres nas doses de fertilizante. Vai com calma,e lentamente tenta perceber o que o aqua precisa, e com o tempo irás ver nas plantas as carências e os excessos naturalmente.

ok, mas indo as macros tenho de comprar isto calcio certo? i nos micros tenho de comprar o ferro, o cobre, o Boro, o manganês, o Molibdénio, o Zinco, o CLoro certo?

devo comprar de que marca?

Publicado: (editado)
ok, mas indo as macros tenho de comprar isto calcio certo? i nos micros tenho de comprar o ferro, o cobre, o Boro, o manganês, o Molibdénio, o Zinco, o CLoro certo?

devo comprar de que marca?

O Cobre,o Boro,o Manganes,etc,etc vêm todos juntos com o fertilizante de Micros. E o de Micros traz também Ferro,mas é importante ter um fertilizante só de Ferro para fazer um reforço. Terás de ver na composição dos Micros se este traz Magnésio. A maioria traz,mas já tive alguns em que não tinham. Marcas por ex. Seachem Flourish, Horizonte Aquático, Tropica, Azoo,etc.

Portanto precisas de um frasco de Potassio, um de Micros(todos juntos) e um frasco só de Ferro. Depois precisarás de um frasco de Nitrogénio (para fertilizar com Nitrato) e outro de Fósforo (para fertilizar com Fosfato). Para fertilizares com estes dois ultimos necessitas de testes de Nitrato e Fosfato,pois o aquário produz naturalmente estes dois nutrientes,pelo que só deves fertilizar se os valores estiverem muito baixos. Valor ideal de Nitrato (5 a 10ppm). Valor ideal de Fosfato: (0.5 a 1ppm)

O Cálcio é um Macro nutriente secundário, (a par do Magnésio) e com as trocas de água semanais ou no maximo quinzenais,o calcio andará sempre num bom nivel,pois a água da torneira traz Cálcio, entre outros.Se tiveres caracois no aquário porém, o ideal é de 15 em 15 dias colocar um pouco de ''Decalcit'' em pó. Compras na farmácia,lá dentro traz uma colher que cheia trata 500L de água,semanalmente se tiveres caracois,e quinzenalmente se a tua água for muito macia e não tiver muito Cálcio.

Editado por Zogli

Zog Li

Publicado:
O Cobre,o Boro,o Manganes,etc,etc vêm todos juntos com o fertilizante de Micros. E o de Micros traz também Ferro,mas é importante ter um fertilizante só de Ferro para fazer um reforço. Terás de ver na composição dos Micros se este traz Magnésio. A maioria traz,mas já tive alguns em que não tinham. Marcas por ex. Seachem Flourish, Horizonte Aquático, Tropica, Azoo,etc.

Portanto precisas de um frasco de Potassio, um de Micros(todos juntos) e um frasco só de Ferro. Depois precisarás de um frasco de Nitrogénio (para fertilizar com Nitrato) e outro de Fósforo (para fertilizar com Fosfato). Para fertilizares com estes dois ultimos necessitas de testes de Nitrato e Fosfato,pois o aquário produz naturalmente estes dois nutrientes,pelo que só deves fertilizar se os valores estiverem muito baixos. Valor ideal de Nitrato (5 a 10ppm). Valor ideal de Fosfato: (0.5 a 1ppm)

O Cálcio é um Macro nutriente secundário, (a par do Magnésio) e com as trocas de água semanais ou no maximo quinzenais,o calcio andará sempre num bom nivel,pois a água da torneira traz Cálcio, entre outros.Se tiveres caracois no aquário porém, o ideal é de 15 em 15 dias colocar um pouco de ''Decalcit'' em pó. Compras na farmácia,lá dentro traz uma colher que cheia trata 500L de água,semanalmente se tiveres caracois,e quinzenalmente se a tua água for muito macia e não tiver muito Cálcio.

tive a ver estes fertelizantes q acham?

http://jardim-submerso.com/entrada/index.p...t&Itemid=56

http://jardim-submerso.com/entrada/index.p...t&Itemid=56

depois com o fertelizante de macros caseiro acham que ja chega?

Publicado:

Sim,são Micro-nutrientes. Mas isso são pastilhas para enterrar no substrato. Depois precisarás também de fertilização liquida.

Enterras as pastilhas no substrato e deixas estar ,e ao mesmo tempo vais diariamente fazendo uma fertilização liquida.

Zog Li

Publicado:
Sim,são Micro-nutrientes. Mas isso são pastilhas para enterrar no substrato. Depois precisarás também de fertilização liquida.

Enterras as pastilhas no substrato e deixas estar ,e ao mesmo tempo vais diariamente fazendo uma fertilização liquida.

vou ver se encontro algum sitio onde se venda...

e relaticamente ao co2 alguem me pode ajudaR?

Publicado:
o que pretendes?

saber pq dura pouco, ou se passado algumas utilizações temos de renovar a garrafa, o tubo e a pedra difusora?

o difusor de Co2 é mesmo preciso?

Publicado:
saber pq dura pouco, ou se passado algumas utilizações temos de renovar a garrafa, o tubo e a pedra difusora?

o difusor de Co2 é mesmo preciso?

Dura pouco porque provavelmente não vedaste bem. Utiliza fita isoladora (aquela fita branca sem cola) no gargalo da garrafa e no tubo que entra na tampa da garrafa.

Se vedares bem não dura-te bastante tempo,se o fizeres com gelatina é melhor.

Zog Li

Publicado:
Utiliza fita isoladora (aquela fita branca sem cola) no gargalo da garrafa e no tubo que entra na tampa da garrafa.

provavelmente estas-te a referir ao teflon, nao? :crazyeyes:

Publicado:
provavelmente estas-te a referir ao teflon, nao? omg

tipo na tampa da garrafa tenho silicone

mas pq aquilo as duas primeiras vezes trabalhou parecia um mimo e agr nao alguem me consegue explicar?

Publicado: (editado)
provavelmente estas-te a referir ao teflon, nao? omg

:P Bem,quando estava a escrever esse bocado roi-me todo! Não me lembrava da palavra...Obrigado William! omg

tipo na tampa da garrafa tenho silicone

mas pq aquilo as duas primeiras vezes trabalhou parecia um mimo e agr nao alguem me consegue explicar?

Se colocaste as mesmas doses de açucar, fermento/levedura e bicabornato de sódio em ambas as construções,e a garrafa e o tubo estão em condições,a única possibilidade de uma funcionar mal e a outra não é o facto de vedares bem ou não a garrafa.

É como tudo: as primeiras vezes saem sempre pior,mas de cada vez que fazemos uma garrafa vai saindo sempre melhor.

É como percorrer certa distância a pé,digamos de 3km de casa ao trabalho. De percorrer todos os dias,passado um ano a distância parece que só tem 1km. biggrin

Editado por Zogli

Zog Li

Publicado:
starwars Bem,quando estava a escrever esse bocado roi-me todo! Não me lembrava da palavra...Obrigado William! :rolleyes:

Se colocaste as mesmas doses de açucar, fermento/levedura e bicabornato de sódio em ambas as construções,e a garrafa e o tubo estão em condições,a única possibilidade de uma funcionar mal e a outra não é o facto de vedares bem ou não a garrafa.

É como tudo: as primeiras vezes saem sempre pior,mas de cada vez que fazemos uma garrafa vai saindo sempre melhor.

vou exprimentar vedar a garrafa mas vamo la ver

pq ja a pus dentro de agua e ele nao deitou bolhinhas, por isso deve estar a vedar

e esta é ao contrario a primeira correu bem as outras é q tao a correr pior

Publicado:
tb pode ter uma fuga no buraco por onde passa a mangueira

tens que verificar bem tudo pq passado mais ou menos 1h ja deveria estar a bombar

tipo passado algum tempo ele começa a bombar, so que anda é a durar pouco tempo, percebes?

hj vou por silicone na tampa para ver o que acontece