Peixa_Madeira Publicado Julho 23, 2008 Publicado Julho 23, 2008 Bom dia, herdei de uma amiga um aquário cheio de guppys. O problema é que a minha senhoria exige que o aquário fique desligado (filtro, luz, termostáto, etc) durante o dia, pois ela no apartamento tem a tarifa bi-horária - o preço de electricidade é mais barato durante a noite - e que só o ligue à noite, a partir das 23h (quando entra em vigor a tarifa mais barata). Coloco assim duas questões: 1. A minha amiga tinha o aquário ligado durante o dia e desligado à noite. Eu posso fazer o contrário? Ligá-lo de noite e desligá-lo de dia? Os peixes não ficarão baralhados? As plantas não irão morrer? 2. Será que o funcionamento do aquário gasta assim tanta energia como isso... Ajudem-me por favor, não quero que os peixinhos e as plantas morram mas também não quero ser despejada... Obrigada. Peixa Madeira Citar
Pedro Amado Publicado: Julho 23, 2008 Publicado: Julho 23, 2008 Bom dia, herdei de uma amiga um aquário cheio de guppys. O problema é que a minha senhoria exige que o aquário fique desligado (filtro, luz, termostáto, etc) durante o dia, pois ela no apartamento tem a tarifa bi-horária - o preço de electricidade é mais barato durante a noite - e que só o ligue à noite, a partir das 23h (quando entra em vigor a tarifa mais barata). Coloco assim duas questões: 1. A minha amiga tinha o aquário ligado durante o dia e desligado à noite. Eu posso fazer o contrário? Ligá-lo de noite e desligá-lo de dia? Os peixes não ficarão baralhados? As plantas não irão morrer? 2. Será que o funcionamento do aquário gasta assim tanta energia como isso... Ajudem-me por favor, não quero que os peixinhos e as plantas morram mas também não quero ser despejada... Obrigada. Peixa Madeira ola peixa, Pelo menos o filtro tem de estar 24H ligado... :S senão lá se vão as bactérias... Termoestato no verão não necessita de estar ligado Iluminação... q plantas tens? Já agora podes colocar o setup do aqua sff? Citar Pedro Amado
AGA Publicado: Julho 23, 2008 Publicado: Julho 23, 2008 Olá. Esse aquário não deve gastar assim tanto. A tua senhoria tem acesso ao "teu" espaço? Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
Miguel Reis Publicado: Julho 23, 2008 Publicado: Julho 23, 2008 Não haveria necessidade de teres criado tópicos idênticos em dois sítios diferentes do fórum. Respondi no que está em "OS PRIMEIROS PASSOS NA AQUARIOFILIA DE ÁGUA DOCE" Cumps, Citar
William Publicado: Julho 23, 2008 Publicado: Julho 23, 2008 Não haveria necessidade de teres criado tópicos idênticos em dois sítios diferentes do fórum. Respondi no que está em "OS PRIMEIROS PASSOS NA AQUARIOFILIA DE ÁGUA DOCE" Cumps, nem mais! ja apaguei o outro topico Citar
ricponte Publicado: Julho 23, 2008 Publicado: Julho 23, 2008 E durante o dia a tarifa bi-horaria tambem é mais barata que a normal Preços da energia - EUR/kWh ------------------------ simples------------bi-horária Horas fora de vazio--- 0,1143------------ 0,1132 Horas de vazio---------0,1143------------ 0,0614 Citar http://www.eurobilltracker.com
Rui J. Rocha Publicado: Julho 23, 2008 Publicado: Julho 23, 2008 Então mas a senhoria é que paga as contas então, certo? É que se ela não tem acesso diário a casa, dizes que é outra coisa qualquer a gastar... Citar - Legend of Lusitanian Pride - Bateria para Bettas Alguns Bettas de criação minha
Peixa_Madeira Publicado: Julho 25, 2008 Autor Publicado: Julho 25, 2008 Boa tarde a todos, obrigada pelas respostas! Peço desculpa por ter criado dois tópicos mas simplesmente não aparecia o que tinha escrito e pensei que não tivesse ficado gravada a questão. Não faço a miníma ideia do setup do aquário :S. Vou tentar explicar o que vejo: 1. Tem termostáto que a minha amiga disse para desligar no Verão, 2. Tem um filtro interno - a minha amiga disse para não povoar mais o aquário, pois aquele filtro não era de capacidade adequada ao aquário (40 litros), 3. Não sei de que tipo são as plantas. Logo passo numa loja de animais para identificá-las. 4. O areão é colorido e grosseiro misturado com pedras das praias da Ilha da Madeira. Eu sei que não estou a ajudar nada. Já à algum tempo que estava a pensar comprar um aquário (foi quando me registei) e esta minha amiga, como vai voltar para casa, ofereceu-me o aquário. Até agora os peixes mantêm-se vivos e aparentam saúde! Aliás vão haver nascimentos. Estou a aprender muito com as vossas dicas e se calhar invisto num filtro adequado. A minha grande preocupação é mesmo a electricidade...o problema é que a senhoria faz a limpeza do apartamento e viu o aquário. No preço da renda está incluída a electricidade. Ela diz-me para ter o aquário ligado à noite para não gastar muita energia, pois está ciente de quanto eu agsto por mês. Tenho medo faça mal aos peixes e às plantas ter o aquário ligado apenas à noite. Com excepção do filtro que, tal como me disseram, tem de estar ligado todo o dia. Obrigada pela vossa ajuda. Peixa Madeira Citar
William Publicado: Julho 25, 2008 Publicado: Julho 25, 2008 (editado) Como ja foi dito n ha problema em inverteres os horarios e ligares as luzes so à noite, isto desde que o filtro funcione 24h o termoestato no verao quase de certeza que n precisas, no inverno desligas nos dias em que a snehoria for aí fazer a limpeza Editado Julho 25, 2008 por william Citar
José Garcia Publicado: Julho 25, 2008 Publicado: Julho 25, 2008 Boas tens que ter sempre o filtro ligado , o termostato nesta altura do ano podem estar desligados desde que a temperatura da agua esteja pelo menos acima dos 21º/22º Os filtros não gastam tanta energia. Cpts Citar José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
Peixa_Madeira Publicado: Julho 25, 2008 Autor Publicado: Julho 25, 2008 Obrigada a todos! Agora é só fugir da senhoria! Peixa Madeira Citar
Recommended Posts