Recommended Posts

Publicado

Boas tenho um aqua de 150x50x70, para um plantado será suficiente a calha que tenho? è uma calha tripla de 36W cada lampada, e tenho 2 powerglo e uma marine glo o que acham?

Obrigado

Publicado: (editado)
Boas tenho um aqua de 150x50x70, para um plantado será suficiente a calha que tenho? è uma calha tripla de 36W cada lampada, e tenho 2 powerglo e uma marine glo o que acham?

Obrigado

Muito pouca luz...

Já agora, quantos Litros leva o aquário para se poder ter uma ideia de quanto Watt´s precisas?

Cumps

Editado por fabiosilva
Publicado:

Olá

A iluminação que tens no aquário é insuficiente, praticamente para qualquer tipo de plantado com plantas um pouco mais exigentes.

Estamos a falar de quase 500L uteis e com uma altura considerável, mesmo tendo em conta que essa altura util será na ordem dos 55/60 cm.

Neste momento tens pouco mais de 2W/L o que é muito pouco.

Claro que depende do plantado que pretenderes, é possivel teres plantas com essa iluminação.

Para pensares em plantas mais exigentes e tapetes, metia pelo menos 400w (T5 ou HQI ou ambos) nisso.

PS:Não te esqueças do CO2 sem ele, ter muita luz de nada serve.

1 Abraço

Publicado:
Olá

A iluminação que tens no aquário é insuficiente, praticamente para qualquer tipo de plantado com plantas um pouco mais exigentes.

Estamos a falar de quase 500L uteis e com uma altura considerável, mesmo tendo em conta que essa altura util será na ordem dos 55/60 cm.

Neste momento tens pouco mais de 2W/L o que é muito pouco.

Não será 2L/W??

Publicado:

Ok se eu percebi isto da para plantas menos exigentes.... nada de tapetes e eetc.... essas T5 que me falam onde posso encontrar e quanto custará em media para este aquario?

Publicado:
Ok se eu percebi isto da para plantas menos exigentes.... nada de tapetes e eetc.... essas T5 que me falam onde posso encontrar e quanto custará em media para este aquario?

Para te ser sincero e se realmente o aquário leva cerca de 500L, acho que mesmo para as menos exigentes não vais ter vida fácil...

Bem as T5 arranjas em casas de iluminação ou para te facilitar no orçamento, há patrocinadores neste fórum que vendem esse tipo de material (sai muito mais barato do que essas casas na rua)...

Quanto a preços?? É relativo, tens primeiro que saber quantas queres pôr e qual a potência delas, depois tens que fazer as contas aos balastros, suportes das lâmpadas e respectivos fios para iluminação... É uma questão de pedires um orçamento relativamente aquilo que queres, mas antes aconselho-te a informares-te bem do tipo de iluminação a pôr consoante também o tipo de plantas que queres ter.

Publicado:

Com 200w facilmente consegues ter plantas, claro que plantas mais exigentes nunca vão estar com uma cor deslumbrante!

O problema nem é a Litragem do aquario mas sim a altura (70cm).. para fazer tapetes plantados tinhas mesmo de recorrer a projectores HQI, estes prefuram melhor a coluna de água.

Se te interessar tenho uma calha de 150cm para venda, deixo te aqui o link..

Calha

Cumps

Cumps

Publicado:

Olá

No teu caso, as plantas com que te podes safar, são anubias, musgo de java, feto de java e pouco mais.

De qualquer forma nunca crescarão o mesmo, mas safam-se bem.

Já vi montagens low-cost só com este tipo de plantas e pouca luz, bastante interessantes.

É tudo uma questão de imaginação, mas se fosse a ti investia mesmo numa iluminação decente.

1 Abraço

Publicado:

Tendo o aqua 525L brutos e essas dimensões,penso que com 250/270W já conseguirias fazer um plantado perfeitamente.

Tinhas de escolher lâmpadas c/ Kelvins elevados,tipo 8000K ou 10000K, devido à altura do aquário.

Ter muita luz não significa que as plantas serão viçosas. Um bom sistema de CO2 e uma fertilização adequada são também fundamentais para manter um plantado saudável.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!