biohazard.pt Publicado Julho 12, 2004 Publicado Julho 12, 2004 Viva tenho um aqua de 240L com este layout gostaria de saber que plantas ei-de colocar para ficar com o aquario menos verde... já agora com plantas altas e baixas também :D e so mais uma.. onde se arranjam plantas rasteira para formarem genero tapere? (nomes cientificos valem ) Obrigado Pedro
minidiogo Publicado: Julho 12, 2004 Publicado: Julho 12, 2004 Olá! Passa o teu setup se faz favor. Algumas plantas dependem, da iluminação, nutrientes e da injecção de Co2. Antes de referirmos qualquer tipo de planta temos de saber as caracteristicas do teu aquário Abraços Diogo Oliveira
biohazard.pt Publicado: Julho 13, 2004 Autor Publicado: Julho 13, 2004 aqui vai 7 Anubias barteri nana 10 Cabombas 15 Valisenerias 10 Amazonias 5 Critpcorina 3 Dracenas (??????) 3 Ophiopogon Japonico 3 Dracena
minidiogo Publicado: Julho 13, 2004 Publicado: Julho 13, 2004 Olá! Eu não me estou a referir ás plantas que tens no teu aquário, mas sim á capacidade da tua iluminação, se tens injector de Co2 ou não, nutrientes...etc etc... Fica bem Diogo Oliveira
biohazard.pt Publicado: Julho 13, 2004 Autor Publicado: Julho 13, 2004 ahhh tenho 5x compacta de 20w cada 6400K, tou a usar Tropiflora e o CO2 está em projecto.. so falta algumas coisas Pedro PS:tou a pensar trocar a iluminação apra uma calha da Arcadia
minidiogo Publicado: Julho 14, 2004 Publicado: Julho 14, 2004 Olá! 100W para 240 litros não é que seja muito, é mais ou menos. Talvez consigas manter, de plantas vermelhas, as Hygrophylas Polyspermas "rosanervig"... Para fazeres um tapete, só estou mesmo a ver Vesicularia Dubyana ou Riccia Flutains, ambas têm de ser muito bem aplicadas e trabalhadas para no final ficar em condições. Já vi bastantes fotos de aquários com Riccia Flutains a fazer de tapete e era 5 estrelas. Mas requer muito trabalho/empenho. Também tens Glossostigma Elatinoides, Echinodorus Tenellus...mas para a iluminação que tens, eu (na minha opinião) não arriscaria. Fica bem! Diogo Oliveira
Governa Publicado: Julho 14, 2004 Publicado: Julho 14, 2004 Pequena correcção ao comentário do colega minidiogo, que de resto está perfeito, o nome científico para o musgo de java é Vesicularia dubyana, um pormenor de pequena importância mas que ajuda a quem pretender pesquisar. • FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt • DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394
minidiogo Publicado: Julho 14, 2004 Publicado: Julho 14, 2004 Olá Governa! Obrigado pela correcção, vou já corregir, á hora que escrevi o post ja não estava bem a ver as letras! Fica bem Diogo Oliveira
Pedro Borges Publicado: Julho 14, 2004 Publicado: Julho 14, 2004 Já agora, sem querer "bater no ceguinho" a Hygrophyla Polysperma "rosanervig" não é vermelha, é verde com nervuras brancas... bem bonita por sinal. Posso aconselhar-te a trocar duas dessas lâmpadas de 6400ºK por duas com forte pico nos vermelhos? tipo umas 4000ºK ou parecido. É mais vantajoso para as plantas ter fluorescentes variadas e há pigmentos fotossintéticos que só absorvem o vermelho. Como ninguém sabe exactamente quanto de cada pigmento tem cada espécie costuma ser boa ideia ir pela média e fornecê-los todos, até melhora a aparência visual do aquário também. Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
biohazard.pt Publicado: Julho 14, 2004 Autor Publicado: Julho 14, 2004 eu ando a ver se compro uma calha da Arcadia para trocar de lampadas para ter melhor iluminação... ja vi as calhas de 3 lampadas com 120cm a 180€ +- mas vi outras de outra marca (que desconheço) com 4 lampadas serão jebo?? conpensa em relação à calha da arcadia? Obrigado PS: O aquario foi mudificado graças à minha mãe que quis mais plantas
Pedro Borges Publicado: Julho 14, 2004 Publicado: Julho 14, 2004 São LifeTech provávelmente (que é Jebo), trazem 4 compactas, todas de uns bons 10000ºK, mais uma vez mantenho o conselho de mudar algumas das lâmpadas para cores diferentes - o ideal é ter todas diferentes, com apenas uma das originais. Eu tive duas dessas calhas por cima de um aqua de 1,20m 396l e não me convenceram, talvês dada a profundidade elevada do tanque e a monotonia de espectros. Mas se estiveres disposto a trocar algumas das lâmpadas, creio que um para começar e outro mais adiante são uma solução plausivel. BTW, arranjo melhor preço do que isso se quiseres. Um abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
sergioveterano Publicado: Julho 14, 2004 Publicado: Julho 14, 2004 Já agora, sem querer "bater no ceguinho" a Hygrophyla Polysperma "rosanervig" não é vermelha, é verde com nervuras brancas... bem bonita por sinal. Epá acho que estás equivocado, Pedro, os nosso compadres gringos chamam-lhe “sunset” pelo tom laranja que ganham. Ela aqui dá para ter uma ideia, verde é só as folhas que estão à sombra.
Rafael Diogo Publicado: Julho 15, 2004 Publicado: Julho 15, 2004 exato, a polysperma ´rosanevirg´ou sunset tem um tom meio rosa e so adquire essa coloracao com luz forte. Quanto ao crescimento, nao difere muito da polysperma. Creio eu que a maioria das plantas vermelhas(ou rosas, laranjas, roxas)so adquirirao tal coloracao com uma luz forte. Eu tinha aqui uma proserpinaca palustris, limnophila aromatica e ludwigia pantanal que estavam verdes verdes, ja estava desolado...foi so aumentar um pouco a luz que elas adquiriram suas cores, vermelha roxa e vermelha respectivamente! Alguns atribuem esse fator a emissao de raios UV, a coloracao vermelha eh uma especie de "bronzeamento" da planta, existem diversas outras teorias, ng consegue dizer qual esta certa ou errada. Na pratica, se conseguir uma iluminacao de uns 0,9w/l de lampadas brancas e rosas(Luz do dia comum e arcadia original, por exemplo)com certeza tera plantas bastante vermelhas e com um excelente crescimento! Abracos
Pedro Borges Publicado: Julho 15, 2004 Publicado: Julho 15, 2004 Oh, bolas, por essa ordem de ideia também chamavamos vermelhas às Myriophyllum, às Tenellus, às Glossos, e até a algumas Vallinserias. Planta vermelha não é isso, isso é uma planta verde, que com luz muito intensa adquire coloração vermelha, como as que acabo de referir, plantas vermelhas são R. macrandra, L. arcuata, A. rosaefolia, etc. Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
Rafael Diogo Publicado: Julho 15, 2004 Publicado: Julho 15, 2004 Nao, MrPCB, creio eu que nao...a proserpinaca palustris ela eh realmente vermelha(menos na sua forma emersa)...a limnophila aromatica tem um tom arroxeado, algo precido como a ludwigia glandulosa. O que eu estou dizendo eh que nem mesmo as vermelhas, como essas, sem uma boa luz, ficam com tom avermelhado... diferentemente da tenellus, valisneria, etc que nem com o sol em cima ficam vermelhas.. Abracos
Pedro Borges Publicado: Julho 15, 2004 Publicado: Julho 15, 2004 Olha que há malta aqui que te vai jurar que já teve E. tenellus e V. americana vermelhas Continuo a discordar que a H. polysperma 'Rosanervig' seja aquilo a que se chamamplantas vermelhas, é apenas mais uma das muitas (quase todas) que com fortíssima iluminação tomam algum tom avermelhado, rara é a planta aquática que com fortíssima iluminação não tende para algum vermelho, mas não é esse o critério usado para definir "Plantas Vermelhas". Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
biohazard.pt Publicado: Julho 15, 2004 Autor Publicado: Julho 15, 2004 Que granda discussao que para aki vai bem o aquario ja mudei!! ja meti CO2 e mais plantas (ja chega!!!) 5ª feira que vem tenho uma calha da jebo com 4x36w de 10000k quando tiver a makina posto mais fotos Desde já agradeço a todos os comentarios que me ajudaram em algumas duvidas que tinha Pedro
Pedro Borges Publicado: Julho 15, 2004 Publicado: Julho 15, 2004 4x36w de 10000k Vais ficar com o aquário todo azul, essa luz não é branca e é incompleta para a fotossíntese. Depois verás com os teus próprios olhos, 10000ºK é usado para reefs para plantados não tem interesse a não ser como complemento. Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
biohazard.pt Publicado: Julho 15, 2004 Autor Publicado: Julho 15, 2004 4x36w de 10000k Vais ficar com o aquário todo azul, essa luz não é branca e é incompleta para a fotossíntese. Depois verás com os teus próprios olhos, 10000ºK é usado para reefs para plantados não tem interesse a não ser como complemento. Pedro mas eu tenciono trocar pelo menos para uma flora (depende da disposiçao das lampadas)... só que as que vem com a calha são essas ahh já vi a calha acessa e a luz pareçeu-me bem branca! e não azul comparando com umas lampadas de 12000K (axo) q vi ao lado... e as de 6400K e 8000K eram mais "escuras" mas não percebo uma coisa... afinal qual é a cor da luz solar? que eu saiba a cor da luz solar é igual para todos, certo ou entao estou a mandar granda bikeirada, e se sim explikem!!!
Pedro Borges Publicado: Julho 15, 2004 Publicado: Julho 15, 2004 A luz solar varia conforme a latitude e a estação do ano, mas costuma oscilar entre os 4000ºK e os 6000ºK mais coisa menos coisa. No entanto num plantado tu pagas pela luz, por isso as lâmpadas para crescimento de plantas em vez de procurarem imitar a luz solar focam-se em imitar o espectro fotossintético médio das plantas, conseguindo assim mais fotossíntese por watt de energia gasto. Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
biohazard.pt Publicado: Julho 15, 2004 Autor Publicado: Julho 15, 2004 lol nem me lembrei das latitudes e estações de ano!! No entanto num plantado tu pagas pela luz, por isso as lâmpadas para crescimento de plantas em vez de procurarem imitar a luz solar focam-se em imitar o espectro fotossintético médio das plantas e ha destas lampadas com esses espectros? Obrigado Pedro
Pedro Borges Publicado: Julho 15, 2004 Publicado: Julho 15, 2004 Não conheço fluorescentes compactas específicas para o espectro PAR (fotossintético), no entanto uma aproximação rudimentar é considerar a fotossíntese especialmente sensível aos azuis e aos vermelhos. E há lâmpadas avermelhadas pelo menos eu arranjo com facilidade, quanto às azuis já tens. Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
minidiogo Publicado: Julho 15, 2004 Publicado: Julho 15, 2004 Olá! Eu quando indiquei a Hygrophila Polysperma "rosanervig" como uma planta vermelha, é porque ela com uma iluminação intensa fica com essa tonalidade. Nas plantas, a forma de crescimento, a cor...etc etc dependem da iluminação (Entre outros factores, mas como estamos a falar da iluminação referi somente esta). Ou seja, voltando á Hygrophila Polysperma "rosanervig", se esta não tiver uma iluminação intensa irá ficar como uma Hygrophila Polysperma. Verdinha! Abraços! Diogo Oliveira
sergioveterano Publicado: Julho 16, 2004 Publicado: Julho 16, 2004 Epá não concordo nada contigo Pedro, muitas das plantas vermelhas quando emersas são bem verdes, vê o exemplo da Rotala rotundifolia que a folha é da cor da t-shirt do sporting e fica bem vermelha. As ludwigias todas as que tive vieram verdes e todas ficaram vermelhas, inclusive a arcuata que a tive bem vermelha, metia na estufa e voltou a ficar verde. Bem é verdade que já tive e ainda tenho Valisnérias vermelhas e Tennelus, e já vi Glossostigam vermelha, mas isso nada tem a ver com a luz mas sim com uma carência num nutriente. Realmente também não percebo pois algumas plantas que vem em catalogo estão com as cores emersas enquanto outras encontram-se com as cores adaptadas às condições no aquário. Por exemplo Cotalogo da tropica a Ludwigia repens (forma emersa) Rotala rotundifolia (forma emersa).
Rafael Diogo Publicado: Julho 16, 2004 Publicado: Julho 16, 2004 eu acho que na tropica aquela rotala rotundifolia eh a rotala rotundifolia var. green nao? Aqui eu tenho as 2...uma BEM vermelha, que ah a rotundifolia normal, e outra verde(igualzinha)que ah a rotundifolia var. green. Em tempos, que falta de nutriente eh esse que faz as plantas ficarem vermelhas? Pode ser alguma pesquisa interessante de ser feita! Abracos
Recommended Posts