ricardovigilante Publicado Julho 20, 2008 Publicado Julho 20, 2008 boas pessoal: tenho uma duvida um quanto urgente que é a seguinte: consegui que as minhas corys albinas desovasem mas alguns ovos estão no topo do aquario. o meu problema tá agora nas tpa´s é que se tirar alguns litros do aqua os ovos ficam sem agua durante o periodo das tpa´s 2-3 minutos será que á problema os ovos ficarem sem agua esses minutinhos. já agora coloco já o anti-fungos? cumps:Ricardo Mateus
ricardovigilante Publicado: Julho 20, 2008 Autor Publicado: Julho 20, 2008 Quando é que desovaram? em horas! não faço ideia ontem á noite não estavam lá e hoje quando acordei 12:00 já estavam. cumps:Ricardo Mateus
Luisa Fonseca Publicado: Julho 20, 2008 Publicado: Julho 20, 2008 Então tem calma, ontem as minhas puseram 213 ovos entre as 10H30 e as 12H00, só há pouco os retirei e ainda estavam óptimos. O que pretendes fazer? deixar no aquário ou tranferir para uma maternidade? Não faças nada ainda, relaxa enquanto lês este tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=80246 Depois decide o que queres fazer e posta de novo. Acho que no aquário principal sobrevivem poucos, depende de quantos queres, parte deles são sugados pelo filtro quando nascem, mas sempre podes colocar uma meia de senhora (nova passada só por água), pensa primeiro com calma! depedendo da tua decisão assim poderás ser aconselhado. Até logo
ricardovigilante Publicado: Julho 20, 2008 Autor Publicado: Julho 20, 2008 Então tem calma, ontem as minhas puseram 213 ovos entre as 10H30 e as 12H00, só há pouco os retirei e ainda estavam óptimos.O que pretendes fazer? deixar no aquário ou tranferir para uma maternidade? Não faças nada ainda, relaxa enquanto lês este tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=80246 Depois decide o que queres fazer e posta de novo. Acho que no aquário principal sobrevivem poucos, depende de quantos queres, parte deles são sugados pelo filtro quando nascem, mas sempre podes colocar uma meia de senhora (nova passada só por água), pensa primeiro com calma! depedendo da tua decisão assim poderás ser aconselhado. Até logo eu não referi mas isto é uma experiencia que estou a fazer portanto o aqua só tem 3 corys e 2 ampulias (caracois), e o filtro já está desligado só tenho o oxigenio no maximo. o que estou a pensar fazer é tirar as corys e os caracois e deixar só os ovinhos.
Luisa Fonseca Publicado: Julho 20, 2008 Publicado: Julho 20, 2008 Então tens o equivalente a uma "Maternidade-Infantário", consegues fazer a TPA rápidamente? acho que os ovos não secam se fores rápido, coloca o antifungos e retira os outros inquilinos para que não comam os ovos, se a água estiver boa acho que podes ir tirando e colocando mais (eu faço-o com garrafões de 5 litros cortados um bocado em cima, podes encher e deixar 24 horas em repouzo, assim evitas pôr anti-cloro) convém teres vários, depende da capacidade do aquário. De qualquer forma, na 3ª feira de manhã os alevinos nascem, aí os ovos já não são problema, já foste ver o tópico? no inicio matei uns quantos por causa do filtro mecânico, o ideal para os primeiros tempos é um de espuma que podes manter mesmo depois de ligar o outro daqui a uns tempos, a pedra difusora não substitui o filtro. No meu "Infantário" de 60 litros tenho Alevinos com 1 mês, 3 semanas, 2 semanas, 1 semana, 4 dias e os ovos de ontem, já vão deixando de caber, ora vê: Na maternidade estão os ovos, os maiores estão a comer uma pastilha JBL que colei no vidro estes já não querem só os microvermes, no canto superior esquerdo, mesmo debaixo do termoestacto, num montinho escuro estão 200 Alevinos com 4 dias. O filtro é muito prático, tiramos a esponja e lavamos facilmente dentro do garrafão das TPA's, tens é de ver se os Alevinos não vão junto, andam sempre a comer o que fica na esponja. Boa sorte
ricardovigilante Publicado: Julho 20, 2008 Autor Publicado: Julho 20, 2008 Então tens o equivalente a uma "Maternidade-Infantário", consegues fazer a TPA rápidamente? acho que os ovos não secam se fores rápido, coloca o antifungos e retira os outros inquilinos para que não comam os ovos, se a água estiver boa acho que podes ir tirando e colocando mais (eu faço-o com garrafões de 5 litros cortados um bocado em cima, podes encher e deixar 24 horas em repouzo, assim evitas pôr anti-cloro) convém teres vários, depende da capacidade do aquário. De qualquer forma, na 3ª feira de manhã os alevinos nascem, aí os ovos já não são problema, já foste ver o tópico? no inicio matei uns quantos por causa do filtro mecânico, o ideal para os primeiros tempos é um de espuma que podes manter mesmo depois de ligar o outro daqui a uns tempos, a pedra difusora não substitui o filtro.No meu "Infantário" de 60 litros tenho Alevinos com 1 mês, 3 semanas, 2 semanas, 1 semana, 4 dias e os ovos de ontem, já vão deixando de caber, ora vê: Na maternidade estão os ovos, os maiores estão a comer uma pastilha JBL que colei no vidro estes já não querem só os microvermes, no canto superior esquerdo, mesmo debaixo do termoestacto, num montinho escuro estão 200 Alevinos com 4 dias. O filtro é muito prático, tiramos a esponja e lavamos facilmente dentro do garrafão das TPA's, tens é de ver se os Alevinos não vão junto, andam sempre a comer o que fica na esponja. Boa sorte obrigado pelas dicas. e sim o que tenho é uma maternidade grande (aqua 60*30*30). vou seguir os teus conselhos. mas na questao da agua vou tentar fazer as tpaºs tipo a meter agua e a tirar ao mesmo tempo, vai ser dificil mas vou tentar. e sim já li o topico de traz para a frente e da frente para traz por isso é que estou a tentar reproduzir as cory´s pq gosto muito desta especi. depois digo novidades na terça feira. já agora uma ultima pergunta de quanto em quanto tempo as coryºs desovam? cumps:Ricardo Mateus
Luisa Fonseca Publicado: Julho 20, 2008 Publicado: Julho 20, 2008 É que não faço a minima ideia... as posturas das minhas são entre a Aeneus Bronze-dois machos Aeneus Albinos e um casal de schwartzi, não sei quem tem tido o quê mas deixo-te os meus apontamentos: 19JUN08 - 70 ovos 22JUN08 - 160 29JUN08 - 160 03JUL08 - 160 15JUL08 - 200 19JUL08 - 213 (estes foram bem contados e são das Aeneus, devem nascer amanhã) Agora não sei quando vão parar as posturas, dos primeiros só se safou um, lá anda todo grandão, depois vou perdendo uns 3 a 10 por dia, mesmo assim são imensos, à pouco mudei 67 para outro aquário... nem se notou! Boa sorte!
mjm Publicado: Julho 20, 2008 Publicado: Julho 20, 2008 mas na questao da agua vou tentar fazer as tpaºs tipo a meter agua e a tirar ao mesmo tempo, vai ser dificil mas vou tentar. cumps:Ricardo Mateus Olá Ricardo, Tens o aquário completamente cheio? Se não, podes fazer a tpa ao contrário, isto é: primeiro acrescentas água e depois é que tiras. Assim os ovos nunca ficam a seco e é só ligeiramente menos eficiente(porque quando tiras a água estás a tirar também um pouco da nova). E só é preciso enquanto os ovos não eclodirem. Cumps, João
ricardovigilante Publicado: Julho 20, 2008 Autor Publicado: Julho 20, 2008 É que não faço a minima ideia... as posturas das minhas são entre a Aeneus Bronze-dois machos Aeneus Albinos e um casal de schwartzi, não sei quem tem tido o quê mas deixo-te os meus apontamentos: 19JUN08 - 70 ovos 22JUN08 - 160 29JUN08 - 160 03JUL08 - 160 15JUL08 - 200 19JUL08 - 213 (estes foram bem contados e são das Aeneus, devem nascer amanhã) Agora não sei quando vão parar as posturas, dos primeiros só se safou um, lá anda todo grandão, depois vou perdendo uns 3 a 10 por dia, mesmo assim são imensos, à pouco mudei 67 para outro aquário... nem se notou! Boa sorte! então terça feira conto mais da minha aventura. cumps:Ricardo Mateus
ricardovigilante Publicado: Julho 20, 2008 Autor Publicado: Julho 20, 2008 (editado) Olá Ricardo, Tens o aquário completamente cheio? Se não, podes fazer a tpa ao contrário, isto é: primeiro acrescentas água e depois é que tiras. Assim os ovos nunca ficam a seco e é só ligeiramente menos eficiente(porque quando tiras a água estás a tirar também um pouco da nova). E só é preciso enquanto os ovos não eclodirem. Cumps, João não está cheio ainda cabe +-10 litros.o aqua deve levar uns 50l é um 60*30*30. e deve ter uns 35 ou 40 litros. e a ideia foi boa é mesmo isso que vou fazer. cumps:Ricardo Mateus Editado Julho 20, 2008 por ricardovigilante
wilchespires Publicado: Julho 20, 2008 Publicado: Julho 20, 2008 Parabens pela desova só uma pergunta, para que serve a adição de antifungos? Cumpts CumprimentosHenrique Wilches Pires
ricardovigilante Publicado: Julho 21, 2008 Autor Publicado: Julho 21, 2008 (editado) Parabens pela desova só uma pergunta, para que serve a adição de antifungos?Cumpts boas olha eu não sou a pessoa mais indicada para te exclarecer sobre isso mas tenho lido que é para os ovos não fungarem. mas dá uma vista de olhos neste topico que está muito completo. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=80246 espero ter ajudado. cumps:Ricardo Mateus Editado Julho 21, 2008 por ricardovigilante
Luisa Fonseca Publicado: Julho 21, 2008 Publicado: Julho 21, 2008 então terça feira conto mais da minha aventura.cumps:Ricardo Mateus Os meus estão a nascer! Novidades?!
ricardovigilante Publicado: Julho 22, 2008 Autor Publicado: Julho 22, 2008 boas: bem já estou a ver que a reproduçao de coris albinas vai dar para o torto pq a desova foi no domingo de manha e hoje já é terca feira e nada de ver alevins. os ovos estão ainda colados ao vidro e a cor parece ser aquela que se fala no topico. cumps:Ricardo Mateus
Luisa Fonseca Publicado: Julho 22, 2008 Publicado: Julho 22, 2008 boas: bem já estou a ver que a reproduçao de coris albinas vai dar para o torto pq a desova foi no domingo de manha e hoje já é terca feira e nada de ver alevins. os ovos estão ainda colados ao vidro e a cor parece ser aquela que se fala no topico. cumps:Ricardo Mateus Os ovos continuam castanhos ou estão brancos?
ricardovigilante Publicado: Julho 23, 2008 Autor Publicado: Julho 23, 2008 Os ovos continuam castanhos ou estão brancos? boas: olha os ovos ainda tenho alguns esbranquiçados e outros mais escuros. Mas já estou mais contente encontrei dois alevins hoje de manha. o que eu não sabia, era que eles eram tão pequenos (do tamanho de uma pulga) parecem uma DAPHNIA mas com uma pequena cauda transparente. apanheios com uma concha e coloqueios numa caixa de gelado branca. será que á problema de a caixa ser branca? e o melhor fiquei a saber que tenho femea e macho.. lol cumps:Ricardo Mateus
Luisa Fonseca Publicado: Julho 23, 2008 Publicado: Julho 23, 2008 Parabéns Ricardo!! :D Agora sabes fazer o resto? A caixa desde que não tenha gelado tudo bem! Tens de tirar os ovos brancos. Para a caixa de gelados sugiro que compres numa farmácia uma daquelas seringas grandes de alimentação (50 CL?), controlas melhor o que limpas, eu retiro as cascas dos ovos, ovos fungados, também faço as primeiras TPA's com ela, tudo com muito jeitinho, durante 3 dias não dês comida, não te esqueças de colocar a pedra difusora na caixa. Tens filtro de espuma preparado? e comida? as colónias demoram uns dias a subir! Vai dando noticias. Adeus
Luisa Fonseca Publicado: Julho 24, 2008 Publicado: Julho 24, 2008 Boas Ricardo deixa-me só perguntar uma coisa... se tens um aquário só para os alevins, porque os colocas na caixa de gelados? isso eu faço quando tiro os ovos do aquário principal, coloco-os na caixa de gelados (a minha é de bombons) até começarem a comer , depois viro a caixa devagarinho e eles fogem para o infantário! Vê aí na imagem, o meu infantário com a maternidade lá dentro, na foto não está a pedra difusora porque tirei a foto antes de a recolocar: Este é o Infantário que tinha ao início, depois tornou-se pequeno, é com esta seringa que aspiro o fundo: Para os Alevins não "voarem" ao fazer a TPA podes cortar um garrafão de 5 litros de água, em cima e de lado no gargalo, ficas com a pega para agarrares melhor e fechado com a tampa, depois pões na água com a abertura para cima e empurras até ficar ao nível da água, sempre devagarinho, quando o nível da água do aquário for igual ao do garrafão, viras devagarinho e vais levantando, assim esvazia lentamente e não há deslocações bruscas nem corrente, se me expliquei mal posso tirar uma foto e mando, se calhar já conhecias esta técnica, eu uso o garrafão assim para lavar os filtros (são internos), a abertura é do tamanho da minha mão, encho com a água do aquário, lavo lá tudo e depois continuo a TPA, até tenho dois, um para tirar água e outro mais limpo só para colocar nova. Nasceram mais? Vai dando noticias! Adeus
ricardovigilante Publicado: Julho 25, 2008 Autor Publicado: Julho 25, 2008 Boas Ricardodeixa-me só perguntar uma coisa... se tens um aquário só para os alevins, porque os colocas na caixa de gelados? isso eu faço quando tiro os ovos do aquário principal, coloco-os na caixa de gelados (a minha é de bombons) até começarem a comer , depois viro a caixa devagarinho e eles fogem para o infantário! Vê aí na imagem, o meu infantário com a maternidade lá dentro, na foto não está a pedra difusora porque tirei a foto antes de a recolocar: Este é o Infantário que tinha ao início, depois tornou-se pequeno, é com esta seringa que aspiro o fundo: Para os Alevins não "voarem" ao fazer a TPA podes cortar um garrafão de 5 litros de água, em cima e de lado no gargalo, ficas com a pega para agarrares melhor e fechado com a tampa, depois pões na água com a abertura para cima e empurras até ficar ao nível da água, sempre devagarinho, quando o nível da água do aquário for igual ao do garrafão, viras devagarinho e vais levantando, assim esvazia lentamente e não há deslocações bruscas nem corrente, se me expliquei mal posso tirar uma foto e mando, se calhar já conhecias esta técnica, eu uso o garrafão assim para lavar os filtros (são internos), a abertura é do tamanho da minha mão, encho com a água do aquário, lavo lá tudo e depois continuo a TPA, até tenho dois, um para tirar água e outro mais limpo só para colocar nova. Nasceram mais? Vai dando noticias! Adeus boas: Antes de mais quero agradecer pela paciencia que tens para ensinar os mais novatos nestas andanças das cory´s.(OBRIGADO) Eu passei os alevin´s para a caixa de gelado para ver se encontro mais alguns, e tb para limpar os ovos fungados e outro lixos que estão no fundo e tambem para tirar alguns litros de agua visto que o aqua estava cheio, e pelo que li no link muita presão de agua não lhes dá saude.Mas amanha já os vou colocar de novo no infantario. continuam só a ser 2 mas vou tentar que eles safem. á e tenho tb outro problema o filtro só chega amanha. por isso a caixinha de gelados da OLA
Luisa Fonseca Publicado: Julho 25, 2008 Publicado: Julho 25, 2008 Eu também sou novata, só percebo um bocadinho dos Alevins de Corydoras porque fui obrigada a ler tudo o que pudesse quando eles começaram a nascer e nunca mais paravam... por falar nisso, há dois dias desovaram outra vez, mas acho que foi a Julli, ela não tem macho da sua espécie, mas deve ter querido juntar-se ao grupo dos reproductores, tenho de lhe arranjar umas companhias mas está dificil, tirei fotos destes ovos que um dia vou postar aqui, para se ver a diferênça entre um ovo com peixinho e outro sem nada, estes aposto que não vão nascer, mas estão na caixinha para ir tirando as fotos. As dicas que dou também recebi e não te preocupes que quando nós não pudermos ajudar ou alguém disser algum disparate os moderadores e outros membros mais experientes interferem ou corrigem-nos, aliás isso já aconteceu no teu tópico e nem deste por isso. De qualquer forma, se por acaso não nascer mais nenhum, não desistas, como disse antes, elas também estão a aprender! Adeus Ricardo, vai lá mudar-lhes as fraldas!
Recommended Posts