
ligia mango
MembroTipo de Conteúdo
Perfis
Fóruns
Eventos
Galeria
Downloads
Loja
Classificados
Community Map
Vídeos
Books
Tudo publicado por ligia mango
-
Já agora alguem me pode dizer onde comprar no norte (donde sou) discus de gente de confiança?
-
Olá Ricardo não entendi muito bem a tua pergunta mas suponho que queiras saber o que se designa por peixe bébado, certo? Não sei se te responderam ou se já encontraste, trata-se de tetras de "nariz vermelho" na giria popular, cientifico chama-se hemigrammus rhodostomus, gostam de andar em cardume, gostam de agua macia, acima de 25ºC. Eu tenho-os em aqua comunitário.
-
Olá a todos O amarelo morreu. Agradeço-vos a todos o esforço em ajudar que demonstraram, pois neste mes aprendi muito. Vou tratar da azul, essa sim está a 100%(embora nunca se saiba...). Espero proximamente entrar neste forum, mas que não esteja sob doenças e pragas e tenha um final mais feliz. Até la.
-
Vou tentar então outra vez o pp...Vou pedir numa farmacia para pesar exactamente o necessário Não aguento ver sofrer o pobre bicho, e não quero prolongar o seu sofrimento, pois eu penso que inchará ainda mais os olhos devido ao esforço que esta a fazer em querer pôr-se em posição normal.
-
Ainda a proposito de pp. Isto é grave, pois eu perguntei à farmaceutica de proposito quantas pastilhas devia pôr e fui informada de 4! Não inventei isto, foi o que ela me disse. Para tirar finalmente dúvidas fui hoje a otra farmacia e confirmam o que o João disse, mas também estavam com dúvidas e falaram para a marca...imagine-se! Sorte que os peixes tiveram, foi eu não ter despejado tudo la para dentro, pois mesmo assim apanharam com ca. de dois litros da diluição. Isto só para finalizar o tema pp.
-
Olá João, esto de rastos. Não é que hoje chego ao aquario e o amarelo anda de cabeça para baixo??! Ou seja, os olhos outra vez inchados, à volta sangue por baixo da pele. Suponho que devido a ele não comer e os olhos terem inchado, o peso maior esta na cabeça e então ele não se consegue pôr de posição normal! Estou desesperada e não sei que fazer-lhe. Isto foi de noite. Mudei 10 l de agua, meti otra vez Flagil e Melafix e o meu filho esta a vigiar (estou a trabalhar), mas a situação mantém-se.
-
Ôlá Pedro, afirmo e reafirmo, é um baião com 20 pastilhas e no total diz que são 500 mg, a farmacêutica confirmou. Quando chegar do trabalho vou fazer uma foto do dito.
-
Olá João, vou fazer como dizes. Vou então para a 1. hipotese, muda para o comunitario, depois de mudas de agua no hospital com parte da agua do comunitário e logo se verá...De seguida se o muco etc. persistir, ataco com o Praziquantel Ainda a respeito do PP, a quantidade que me indicaste pôs a agua LILAS escura de maneira que já nem via os peixes, de rosa nem falar... De verdade que não me atrevo a outra....como muito poria 1 pastilha para os 50 l, mais nada, mas isso não deve chegar. Outro dia li outro artigo a respeito do pp e dizia o que já escrevi, para ter cuidado com o ph em simultaneo com temperaturas elevadas, embora não partilhes dessa teoria, eu sei, mas enfim..
-
Olá João Parece que sim. Porém, o amarelo continua com muco nas barbatanas. A que se deverá? não achas melhor deixá-los mais um pouco e fazer algum tratamento contra esse muco? E caso sim, o quê? Além disso ele continua a respirar mais por uma guelra que pela outra. Será que continuam os parasitas nas guelras (se é que os tinha, pois não vejo nada)? E será por isso o muco, ou seja, que ele continue a sentir-se desconfortável? De resto estão muito bem.
-
Olá Ze, Estou a fazer o tratamento num aqua hospital, embora já pensasse se não deveria fazer algum tratamento aos que estão no comunitário, para parasitas externos p.ex.. pois penso que este que estou a fazer com os discos, derivado à temp. elevada (subi para 34º) não seja viável no outro atendendo aos peixes que tenho (kribensis, tetras congo, borrachõess, Neon etc. Quanto aos discos, o amarelo está cada vez melhor, a ferido por cimo do olho esta a sarar e tem algum interesse por comida. Estão com o tratamento até amanhã inclusive. O azul esta o.k e come. Que achas devo dar-lhes de comer para despertar o apetite? Estou a dar-lhes granulado para discos, e flocos, mas há alguma receita "milagrosa" para restabelecerem forças? Por falar em Kribensis, nos ultimos dias vejo dois machos muito sossegados, com pouca cor e alguma respiração acelarada, e isolam-se, estando sempre no memso sitio. Será parasitas de guelras?
-
Olá Ze, A situação esta mais ou menos controlada. Muda de agua ontem e hoje de 20%. Meti o Flagyl, hoje à noite farei o mesmo. Estão ambos, atendendo à situação passada, bastante bem e para mim é simplesmente espantoso. Ambos estão com fezes pretas, o amarelo ainda não vi comer e está com ligeirissimo muco na numa barbatana. A azul não tem nada. Estão calmos e respiram relativamente bem. O amarelo continua com os olhos inchados, mas pouco e um pouco turvo desde ontem. Continua com a ferida por cima do olho, mas não piorou (sorry não sou tão corajosa como gostaria, não desinfectei). Apareceram outra vez o "palitos" embora só dois, justamente por cima do olho, porém não sei se serão também ainda restos das bolhas que ele teve há dois dias. De resto, até parece que comen normal, pois não emagreceram. A agua esta clara, turbidez quase nula. Continuo com Melafix e Haloex, sempre que faço TPA e parece ajudar.
-
Mudei os 20% de agua e já não está tão turva (ph 7,5 - não há maneira de baixar... temp. 34º C. O ph tão alto não será prejudicial?. Este deve-se às constantes adições de nova agua. Da torneira vem a 7,5 ou mais e não há nada no aqua, nem no filtro, para baixá-lo. Devo fazer algo para baixar p.ex. turfa? E caso sim, quando usar o flagyl, deixo a turfa dentro?). Noto é que o amarelo nada mais irrequieto dum lado para outro, nada de muito exagerado, mas ele normalmente é bastante calmo, e é como digo, vai contra os vidros. Será algo?. Vou apagar as luzes, pode ser que esteja estressado (as luzes do outro aquario naturalmente, pois estas iluminam o quarto todo.
-
Olá João, boa tarde eu retirei o algodão, alias tudo que podia tirar, do aqua antes de por pp. A fibra só a pús depois de por agua fresca e depois de eles se porem outra vez de pé. Eles estavam com muitissimo muco, depois daquilo tudo. Esse largaram durante a noite e de manhã andava este mesmo dentro da agua. Por isso pus a fibra, para o apanhar. Mas a agua já estava turva, provavelmente da porcaria toda que largaram. As folhas (sea almond(?) - é um condicionador natural para agua)que meti escurecem um pouco a agua mas isso é normal. Antes e durante o pp não havia rigorosamente nada dentro. Mas isso já é historia. A azul nada normal, como nada houvesse antes e come inclusive, embora poco e "faz negro. O amarelo continua com os olhos inchados, hoje de tarde até baços, mas o sangue e as bolhas à volta estão a diminuir. Ficou com uma ferida aberta por cima do olho que está pior, mas também esta sossegado, embora dê a sensaçção que esta um pouco desorientado, pois nada contra o vidro, parece que não vê (mas isto já desde ontem), embora nem sempre. Mas ele vê-me e olha curioso. As escamas de ambos está bem, o que me espanta depois do que vi antes. O Melafix parece resultar. Hoje vou tirar 20% da agua, vou meter Haloex para essa quantidade, amanha mais Melafix, e veremos....parece que estamos no bom caminho. Deopois vou começar com o Flagyl (parece que vocês apostam mais nisto, é porque é bom) e veremos.
-
Só aquele "algodão" branco próprio para aquarios, mais nada.É um filtro interio com 3 camaras, numa dela tenho a bomba do filtro, na do meio e na da entrada de agua esse "algodão"
-
De facto, é a unica hipotese (a do ph) que me dá uma explicação, pois asseguro-vos que não havia mais nada mesmo! às mudas que eu já tinha feito, não havia hipotese. Há bocado já fiz TPA, só 10% e limpei o fundo. Agua continua turva, mas eles estão calmos e com as barbatanas normais, nada encolhidos. O amarelon respira pelas duas guelras (aumenos isso), mas os olhos estão ulcerados. Espero que diminua, embora penso que já esta ligeiramente melhor, mas continua "feio". Vejo fezes pretas mas não sei de qual ou se de ambos. Com que devo retirar a turbidez? Mexo na composição do filto ou deixo? Não há duvida que tratar peixes é bem mais complicado que tratar aqua normal.
-
acabo de ler um artigo de um site muito conhecido (Drta-Archiv, lamento, é só em alemão) sobre o mundo aqua, em que dizem para ter muito cuidado com o pH quando se usa o pp pois pode provocar oxido de manganes (?) nas guelras dos peixes e conduzí-los à asfixia. Isto faz sentido no meu caso, pois o ph estava alto, e então temos aí a explicação. Pena não ter lido antes....
-
Por falar em Flagyl, então os produtos tradicionais para peixes contra a doença do buraco não fazem o mesmo efeito? Quais as diferenças? Os produtos para peixes devem estar preparados exactamente para este fim, enquanto o Flagyl esta orientado para humanos e as contraindicações são enormes....Não vá também agora reagir mal ao Flagyl, até por isto de ontem ter acontecido e agora sim, estarem mais fragilizados.
-
ó gente, eu compreendo que as vossas divergencias que no fundo têm um fim em comun: ajudar! E de verdade que vos agradeço e confio no que me dizem. Para ti João C.- de facto poderias ter razão, mas tudo começou com uns "pirulitos" que o peixe começou a ter, vé o inicio com atenção. Os olhos não ficaram baços. Só depois de desaparecerem ditos pirulitos, os olhos incharam etc. etc. Eu inclino-me mais para a doença do buraco, talvez por mudança de ambiente (o peixe vinha de aqua com 34º, ph 7 ou mais, No2 e N3 nem te conto, enfim) no meu aqua estava com 27/28º com ph de 6,4/6,8. Embora fizesse uma passagem lenta, talvez não fosse o suficiente e ele começasse a apresentar os sintomas só 2/3 semanas depois. Eu conheço este peixe ha MESES naquele aqua no estabelecimento, sem problemas (por isso ainda sinto mais remorsos. talvez estivesse já habituado às más condições que tinha e a reacção foi simplesmente mudança pela mudança. Para ti Hugo S: Foi pena não teres mostrado a foto antes, se qualhar tudo tinha sido diferente (afinal o que são os pirulitos??), mas não tens culpa. A tua opinião parece-me sensata e faz sentido. Eu não tenho experiencia com doenças, embora já tenha aqua há 10 anos, mas sempre com poucas baixas e nada tão complexo ou demorado. Para ti J. Machado: Eu não gosto de aumentar e se há quem tenha sangue frio e sensato, eu pertenço a eles. A agua estava lilas escura, alias, nem pude meter os 5 l, porque tudo se precipitou antes. O azul ficou branco, boca branca, a saltar fora da agua para apanhar ar, completamente descontrolado, os olhos do amarelo quase que le sairam foram a olhos vistos, igualmente a ficar de lado. Começaram a boiar, e eu não podia ficar indiferente, mudei-os. Ficaram como mortos, alias pensei que o estavam. Depois da muda para o aqua já limpo, ficaram deitados no chão até há meia-noite, porém a respirar. volta e meia mexi-lhes tentando pó-los na vertical, e o amarelo, muito mais doente que o outro estava, foi o primeiro a por-se de pé. Hoje continuam relativamente bem, embora o amarelo esteja com os olhos uma desgraça. A minha preocupação neste momento é - a agua esta turva derivado ao muco etc. Apesar de ter posto fibra branca no filto interior, ela continua assim. Faço TPA ou não? Mudo o interior do filtro?A minha ideia é mudar ca. 20%, (quanto mais não seja para limpar o chão) deixá-los em sossego e dentro de 1-2 dias compeçar com o Flagyl (este pode dar alguma reacção?) De manha deitei 3 grãos de granulado para disco e parece que o azul estava interessado (tive que sair para trabalhar, não deu para esperar)
-
Desta vez pus o Haloex, mas normalmente uso o da Sera. Garanto-te que fiz tudo como descrito. Não tenho explicação. Não sei como ainda estão vivos, estão calmos, só o amarelo tem aqueles olhos à volta todos "pisados" (parece sangue à volta, por baixo da pele) e respiram um pouco mais rápido que o costume, mas nada que seja excessivo. Hoje meti algodão sintético no filtro, mais um pouco de Melafix. O muco já não o têm, "nada" na agua devido ao ar que esta a circular, más deve ser apanhado agora no filtro. Vou agora trabalhar. Não sei como vivem, então o azul esta como sempre, se tivessem visto antes (quando jazia moribundo)e agora, incrivel, esta igual que sempre. O amarelo, tirando os olhos, nota-se que esta doente, mas nem magro, nem mudou cor, espero só que recupere de tudo. (Vou trabalhar, despois relato). Fiz o test rápido da Sera e o ph esta agora a 7, dureza 5 e o resto normal.
-
Fiz iexactamente como indicaste. A agua tinha tido tres mudas de 30% desde anteontem. Não alimentei desde há dois dias. Tirei o algodão sintetico do filtro interor. Limpei uma vez mais o chão, antes de meter o pp diluido previamente em 5 l da mesma agua do tanque. Intdroduzi lentamente mediante uma injeção grande, já para não ser brusco. Donde deveria vir o formol??? Não havia rigorosamente nada dentro tirando os discos. Deixei o filtro trabalhar sem nada, só jacto de agua e deixei a bomba de ar forte. Pensei que morriam. Começaram a ter muito muco, os olhos do amarelo sairam quase (ou estão) da orbita,. O mais espantoso é que, depois do que vos contei, não é que hoje de manhá estão os dois na vertical, crista em riste, a respirar relativamente normal, como nada tivesse acontecido!! Ainda só olhei de passagem. Meti ontem (pior já não podia acontecer...) o Haloex, vitaminas, e umas folhas de para baixar o ph) e o Melafix. Hoje a agua esta turva (do muco?) Faço tpa? Não irá estressar? Penso que o efeito do pp deve estar relacionado com o pH (estava seguramente a 7,5/:wink: e/ou c/atemperatura, tenho cá um feeling..
-
Gente estas foram as minhas piores horas desde que me lembro. Pus o pp e achei que estava a ficar muito escuro, embora fosse até menos dose, uma vez que tinha mais que os 50 l e as pastilhas não estavam completamente dissolvidas (dissolvi-as com 5 l agua do tanque em balde à parte). De repente vejo os bichos a ficarem intranquilos, a vir à superficie apanhar ar, etc. etc.. o azul já estava a ficar branco. So me lembrei de encher um balde com agua da torneira (32º, mas seguramente c/ph superior a 7,5/8!) , e mete-los la dentro. Ficaram completamente em estado de choque, inmóveis, a respirar muito lentamente. Pensei que tinham morrido. Esvaziei o tanque e enchi c/a mesma agua da torneira (melhor esta que nenhuma) e um pouco de haloex. Agora pú-los la dentro e (espantosamente) continuam a respirar, embora lento, o amarelo deitado no chão, o outro vertical, também no fundo. Alguem me sabe dizer o que se passou??? P.P nunca mais. Que faço de seguida, caso continuem vivos? O azul esta entretanto com a cor normal e estão tranquilos mas muito fracos. Que violencia
-
Boa tarde acabo de os por em pp e a agua esta lilas escuros, quase não os vejo. É normal?? usei 4x25 mg em pastilha para 50 l. parece que os peixes estão a ficar irrequietos. Isto é normal.Se vir que não estão bem, que faço??? Mudo-os ou faço tpa e quanto??
-
Na foto do Hugo é exactamento o que o meu tinha, so que mais comprido, aliás, vê-se bem na minha foto. Haleluja, o peixe hoje esta normal. Vou fazer hoje o p.p. mas estou ca com um receio.....
-
Olá Hugo, obrigada por, a esta hora, ainda estares tão atento. Não, na altura não tinha nenhum buraco, sobre o olho tens razão, não era buraco (pelo menos visível), mas sim uma infecção, provocada pelos "vermes" (continuo a não saber dar-lhe nome...) o que parece buracos são (poucas pintas/manchinhas que o peixe tem. Nesta foto porém vê-se perfeitamente os "vermes". Ele tem agora a pele lisa, excepto uma pequena cratera (cabeça de alfinete ou menos)visto de frente do lado esq., que parece estar a melhorar. Sobre o olho continua infectado e agora sim, pareçe aberto (olho dto.), e os olhos muito salientes, um deles principalmente. Visto de frente mais de que de trás. Além disso tem a zona da cabeça mais clara (dificil de distinguir, visto que é amarelo). Estão agora no escuro e esta em posição normal. Vamos ver amanha...
-
Intoxicar como?? Agua limpa, 30% de cada vez, 1 ontem, 2 xhoje. A unica coisa que poderia ter alterado o estado é a dureza (torneira), ou o ph, que já de si estava a ca. 7, porque com os tratamentos anteriores já tinha retirado a agua parcialmente do comunitário, que tinha posto no tanque de tratamento (ca.50%) para não sofrerem grande alteração do ph inicial, pois no comunitário estava a ca. 6,4/6,8. Estamos a falar em ca. 10 dias desde lá. Não sei o que poderia ser para envenenar. Medo de envenená-los tenho eu (acredito em voçês, de verdade, mas o p.p. está cá a fazer-me um nervoso miudinho....).