Estimados @Alvaro Silva e @cesar_dias
Começo por agradecer a vossa atenção.
Comecei por realizar uma TPA de cerca de 25% do volume da água. Irei fazer outra no sábado e outra na segunda-feira para ver como evolui o estado do aquário. Se acharem que devo fazer com mais frequência (diária), também o poderei fazer.
Na loja que visitei (e é a habitual, mas não por muito tempo) indicaram-me também que estaria a dar comida a mais (6 "granulados que vão ao fundo" e 6 "bolinhas que ficam a flutuar" como dizem os meus sobrinhos, 2x por dia). Reduzi para metade, dando essa quantidade uma vez por dia, de acordo com as indicações dadas.
No que diz respeito ao filtro: fico um pouco embasbacado com as vossas respostas (e indignado até), porque comprei este filtro no sábado. Tinha um filtro de esponja e quando fui à loja disseram que era insuficiente e que para este aquário para estes peixes precisava do EHEIM BIOPOWER 160, que seria mais que suficiente para o meu sistema. Gastei 50€ há uns dias e estão-me a dizer agora que não é suficiente.
Atenção que a minha indignação não é com a vossa ajuda, que eu aprecio e agradeço muito, mas com a lojista que me sugeriu este filtro como sendo "mais que suficiente". E estamos a falar de uma das mais reconhecidas lojas no Porto de Aquariofilia.
Deixo aqui uma foto do meu cometa no fundo.
Resgatei este peixe de ir pela sanita abaixo quando julgavam que estava morto há 6 anos e pouco atrás. Estava num aquário de 30L, comprei um de 60L que entretanto passou para um de 80L. O meu objetivo passa por dar o máximo de qualidade de vida ao bicho enquanto estiver nas minhas mãos.
Como tal, todas as sugestões que possam ter, são muito bem vindas!
Nota adicional: tenho um aquário de 60L parado (que era onde estava o cometa antes). É um da CIANO. Acham que devo dividir os peixes pelos dois aquários? Se sim, como os devo migrar, ou seja, passo quais para qual aquário?
Obrigado a todos pelo tempo dispensado a ajudar um incauto nestas andanças.
Um abraço!