RobertoFern

Membro
  • #Conteúdo

    3
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Brazil

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Brasil
  • Concelho
    non portuguese
  • Localização
    Rio de Janeiro

RobertoFern's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

  • One Month Later Rare
  • Week One Done Rare
  • Reacting Well Rare
  • Conversation Starter Rare
  • First Post Rare

Recent Badges

0

Reputação

  1. Eu realmente nunca vi ninguém beliscando essas ciano, realmente suspeitei delas no início porque a aparição delas foi um pouco próxima do inicio das mortes, mas em nenhum momento chegou a ser uma infestação. Atualmente são apenas uma ou outra algazinha em folhas de plantas, bem pouco. Quando pesquiso esses sintomas das Corydoras em inglês na internet, são muitos os relatos desde anos e ninguém sabe a solução. Uma loucura.
  2. Olá, tenho um aquário plantado de 105 litros com 1 betta fêmea e 10 Corydoras Adolfoi juvenis (eram 10). Parâmetros: Filtro Hang-on 600l/h PH:6,6 Amônia: 0 Nitrito: 0 Nitrato: Não tenho acesso a um teste, mas creio estar bem controlado. GH: 5.6 KH: não tenho acesso ao teste CO2 Acontece que conto com eles desde o fim da ciclagem em junho, a Betta está hiper saudável, foi comprada muito jovem, desde então cresceu e mudou de cor (passou de branco para azul). Já as Corydoras Adolfoi eram 10, todas juvenis, com aparencia saudável e crescendo em um ritmo mais lento (normal). Acontece que mês passado de repente uma começou a nadar muito estranho, como se tivesse problema na bexiga natatória e ao mesmo tempo muito ofegante, subia com frequência para buscar ar. Ao fim de 2 dias estava morta. Passaram-se duas semanas e uma outra ficou da mesma forma, dessa vez pude agir mais rápido e fiz TPA's de 1/3 e ela melhorou consideravelmente, porém, morreu repentinamente ao fim de uns 10 ou 11 dias. Vale lembrar que nessa época meu GH era muito baixo, entre 1 e 2. Passou-se 1 mês e as coisas seguiram normal, resolvi aumentar o GH do aquário na última terça-feira (24/09/2024) durante a TPA, consegui elevar para 5.6 usando Oceantech Minerals GH+. No dia seguinte uma Corydora amanheceu morta, o que me fez suspeita do choque provocado pela alta no GH, sobrando assim 7. Hoje (27/09/2024), mais 2 estão muito estranhas com os mesmos sintomas das que morreram semanas atrás, natação irregular, não conseguem se equilibrar e hiperofegantes. Todas tem boas aparências, não estão magras e com a pigmentação bonita. Uma já está quase morta neste momento que escrevo, a outra deu uma boa melhorada após a TPA que fiz hoje cedo. Em pesquisas em fórums de língua inglesa posso perceber posts há quase 15 anos de pessoas perdendo corydoras dessa exata mesma forma e sem resposta aparente. Eu sempre tive Corydoras quando era um aquarista leigo e elas viviam bastante, no entanto eram sempre espécies de Corydoras comuns e baratas ($) (aqui no Brasil), agora que sou um aquarista mais experiente e resolvo ter uma espécie um pouco mais rara aqui no Rio de Janeiro montando um aquário grande praticamente só pra elas, acontece isso. Bastante desanimador. Um fato importante: Há algum tempo surgiram algas verde-azuis (cianobacteria) no meu aquário, não entendi o motivo pois todos os parametros estavam otimos. Com as TPA's e diminuição da luz elas diminuiram bem, atualmente ainda há algumas poucas bem pontuais em cima de algumas folhas. Sempre soube que alga é apenas um problema estético mas não afetam diretamente a saúde dos peixes, seriam as Corydoras um peixe hipersensível as cianobacterias? Busco solução para um problema que ronda os fãs de Corydoras há anos pelo visto e não acho nenhum artigo científico que de conta disso.
  3. Olá, sou Roberto Fernandes e moro no Rio de Janeiro-Brasil. Montei meu aquário plantado de 105 litros em junho e então, após a ciclagem, inserir 10 Corydoras Adolfoi e 1 Betta Femea.