sTeVe-

Membro
  • #Conteúdo

    101
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Sobre sTeVe-

  • Aniversário 11/22/1988

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Ponta Delgada (Açores)
  • Localização
    Arrifes

Quem visitou o meu perfil

20374 visitas ao perfil

sTeVe-'s Achievements

Collaborator

Collaborator (7/14)

  • One Month Later Rare
  • Week One Done Rare
  • Dedicated Rare
  • Collaborator Rare
  • Conversation Starter Rare

Recent Badges

14

Reputação

  1. sTeVe-

    Aurora Rubra

    Está a sair da torneira já a 9, esse é que é o problema. Sim baixa, mas estes 2 aquas são low tech e vou manter dessa forma, já me estiquei no equipamento para este novo 😅
  2. sTeVe-

    Aurora Rubra

    Estou a usar folhas de Amendoeira e Pinhas de Amieiro no aqua de 30L e o resultado é nulo no que toca ao pH, de qualquer forma trás vantagens medicinais aos vivos por isso é uma mais valia para qualquer aquário, para te livrares dos taninos das folhas basta escaldares as mesmas durante uns minutos e está feito, no primeiro dia podes notar uma leve cor na água mas acaba por desaparecer.
  3. sTeVe-

    Aurora Rubra

    Já ponderei essa solução mas para mim é impossível por motivos de espaço , o máximo que consigo fazer é armazenar 30L num caldeiro que uso para as trocas por um período de 24h e mesmo assim já é um transtorno ter esse caldeiro "espalhado" aí pela casa. Está história está a provocar stress nos vivos, pois é uma diferença enorme do PH, que dentro do aqua de 60L se consegue manter ainda na casa dos 6.5, mas depois injectar 30L de água com pH entre 8.5 e 9 é simplesmente demasiado. O Aqua de 30L está constantemente nos 8 de pH o que é demasiado alto, mas os camarões não apresentam stress, apenas as plantas estão a mostrar alguns sinais, que pode ser a nutrição que não está a ser suficiente tipo Fosfatos, ou então é diatomáceas, o que visualmente é parecido, adicionei 2 Ottos ontem para tirar as dúvidas.
  4. sTeVe-

    Aurora Rubra

    Não sei, vamos ver. Estou a ter um stress tramado com a minha água da torneira que de uma semana para a outra começou a sair com o PH a 9, KH 4 e GH 0.... Não sei como raio vou solucionar este problema, pois até já me começou a afetar as plantas do aquário de 30L....
  5. sTeVe-

    Aurora Rubra

    Material não é sinônimo de resultados 🤣
  6. sTeVe-

    Aurora Rubra

    Sim de inicio é o que irei fazer, aqui na ilha consigo arranjar sem stress 2HR ATP Zero, mas para ser sincero acho que vou acabar por mandar vir o set completo de fertilizantes da ADA, sei que vai sair do bolso, mas também sei que será um bom investimento. O proprio Luca Galarraga depois de ter feito o workshop na Green Aqua passou a usar só os fertilizantes da ADA, a propria Green Aqua que tem linha de fertilizantes só usam os da ADA basicamente 😛 , por tanto só isso já é dizer qualquer coisa. Obrigado pelas dicas Tozé. Isto vai ser com feito com alguma calma, não a mesma que tu 🤣. E decidi investir um "bocadinho" mais para este projecto.
  7. Parece bem melhor, agora é não pensar muito e ir montando aos poucos dentro do aquário, com tempo e muita calma, aproveitar o processo. A caixa de areia é muito porreiro, mas a verdade é que chega a hora de meter para dentro do aquário e raras são as vezes que a coisa bate certo 😛 .
  8. sTeVe-

    Aurora Rubra

    Olá a todos, Tal como já tinha falado em outros tópicos, dentro em breve irei iniciar aquele que considero ser o meu primeiro projecto de aquascape, os restantes aquários que tenho serviram para me ensinar algumas coisas, algumas vezes na forma de abre olhos por não ter feito bem o trabalho de casa, outras vezes porque simplesmente não podemos controlar tudo a 100% e as coisas acontecem quando têm que acontecer. Aurora Rubra, é o nome que escolhi para este projecto, pois é meu objectivo fazer toda a montagem ao estilo Brasileiro que tem um grande destaque das Stems vermelhas a aparecer por trás da pedra principal, já para não falar na diversidade da flora como um todo. "Aurora Rubra" é um nome que vem do latim e que significa "Amanhecer Vermelho", transmitindo assim uma sensação atemporal e artística, (isto é tudo muito bonito, agora vamos ver se consigo transpor esta ideia para a minha "tela"). Material para a montagem: Armário: Aquael Ultrascape 60 Aquário: Strideways Sado 60P Iluminação: Twinstar 600SA Iluminação de fundo: Chihiros LED Background Filtro: Aquael Ultramax 1000 Pipes: WeekAqua SUS304 Pipe Set CO2: CO2 ART PRO-SE Series Regulator Difusor: Twinstar Difusor CO2 S U: CO2 Art Small U-bend Tubagem: CO2 Art Tubo CO2 6m Válvula anti-retorno: Aquael Check Valve Estou neste momento a aguardar que chegue a Power Sand Advance da ADA pra dar inicio à primeira fase do projecto. Sistema de Substrato + Hardscape: ADA Power Sand 2L ADA Aqua Soil Amazonia Ver. 2 9L Ryuoh Stone (quantidade a determinar durante a montagem) Suplementação/Fertilização Inicial: Green Aqua GH/KH 2HR ATP Complete Seachem Flourish Excel (quanto à fertilização vou tentar comprar a linha completa da ADA, pois segundo o que tenho lido e visto, é excelente para qualquer fase do aquário, contudo aqui pela ilha não é fácil de encontrar). Para este projecto irei ter uma abordagem diferente quanto ao inicio de todo o ciclo, estou neste momento a testar o Dark Start num aqua de 15L que me servirá de "hospital" e para já a coisa está a correr lindamente. Porquê o Dark Start, na minha opinião é uma mais valia para as plantas, serem introduzidas num ambiente já ciclado em que não há tanto o risco de ocorrerem picos de amónia, desta forma há também menos probabilidade de haver "melts". Seguem algumas imagens gerais do material: (Adquiri dois moveis para por os dois 60P que tenho lado a lado.) Irei atualizando este post com o andamento do projecto. Um abraço e bom fim-de-semana a todos!
  9. A observação que ia fazer já foi feita acima, contudo depende do teu objectivo para este aqua, se for uma coisa apenas para ti acho que devis ir pelo teu gosto, contudo se a ideia for um pouco além disso e quiseres propor o aqua a concurso aconselho a veres esta Masterclass do senhor Josh Sim:
  10. Segue a minha visão da coisa, e vale o que vale. Das duas uma, ou chegas essa montagem completamente à direita por forma a respeitar o Golden Ratio, ou à esquerda, em que a pedra maior fica a apontar ao centro, fazendo algo similar no lado oposto mas com uma pedra de menores dimensões. Não tenho o photoshop aqui à mão, mas quando chegar a casa posso dar um exemplo mais prático caso n me tenha explicado bem. Abraço
  11. Os camarões são lindíssimos, e os Oto são para mim os mais bonitos e eficazes em montagens mais pequenas, pelo menos foram o meu "Go to", para o meu 60P e 30P. Quanto às plantas,acho que estão com muito bom aspecto apesar do conhecimento e experiencia não serem de todo as mais adequadas para julgar ou analisar o que quer que seja. Todos vocês têm apresentado montagens que são para mim uma referência.
  12. Conheço ambos os vídeos, aliás a Green Aqua é um daqueles canais que sigo "religiosamente", principalmente os workshop que fazem no estúdio deles, através do qual fiquei a conhecer o estilo Brasileiro aquando a visita do Luca Galarraga. Para já ainda está em fase de orçamento, pois sou capaz de me ter esticado um bocado valente nos equipamentos 😛 , mas até ao final do ano é garantido que o material chegue. Depois com calma e tempo vou começando a pensar bem no Hardscape e na flora. Tenho uma ideia base mas nada em concreto ainda. O que me levou a ir para o estilo brasileiro é a mistura de duas coisas que acho lindíssimas, por um lado o Iwagumi, que na minha opinião é o estilo de scape mais bonito que existe, pela simplicidade à vista, e depois por outro lado as plantas, desenvolvi um carinho e gosto especial pelas plantas aquáticas, coisa que em tempos para mim estava quase fora de questão, mas depois de ter montado 2 aquários fiquei com a sensação que podia e devia ter feito muito mais, é verdade que o conhecimento que tenho agora não é o mesmo que tinha quando comecei com este hobby, entretanto li e vi muito, sentindo que agora começo a ficar mais preparado para montar uma coisa mais seria e complexa, pois finalmente decidi deixar as montagens Low tech de lado o que certamente me vai dar mais margem de manobra no projecto que se avizinha. É verdade que continuo a cometer alguns erros, mas quem não os comete não é? Ainda esta semana tive uma infelicidade no meu primeiro aqua (estou a falar do comunitário), em que abusei na dose de eSHa 2000 (uma vez que falava em dobrar a dose no caso de ter um peixe doente), pois tinha uma guppy com fungos na boca, o que levou à perda de vários Red Cherry, 4 planorbis, a Guppy doente e uma outra que aparentemente estava saudável, fiz uma troca de agua de "emergência" ontem à noite para tentar conter os danos e ver se não acontece mais nada aos peixes, agora só o tempo o dirá, (erro crasso, não ter um aqua hospital).
  13. Eu sei, eu sei, já lá vai um tempo que não posto nada 😛 mas ando sempre atento. Para quando vai ser a IAPLC? Dá uma vista de olhos neste artigo, tenho usado para estudar a coisa: https://aquascapinglove.com/basics/introduction-iwagumi-layout/ Perguntei pela data da IAPLC porque estou a pensar em ir a concurso com um 60P de estilo brasileiro, já ando de volta do orçamento para o próximo tank 😛, no espaço de meses já vou para o terceiro aqua, a coisa começa a complicar ahahaha.
  14. sTeVe-

    Shrimp Shrine

    sim vou meter mais umas plantas desse tipo, não gosto de ver as rochas assim tão vazias. Agradeço as vossas dicas e vou seguir sem duvida.
  15. sTeVe-

    Shrimp Shrine

    Muito obrigado. E sim tens toda a razão, é capaz de me ter "escapado a mão" com o areão 😛 , ou em verdade tive receio de o substrato começar a escorregar para a frente, mas vou tirar um bom pedaço sim.