Hugo Sousa Photography

Membro
  • #Conteúdo

    30
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    2
  • Country

    Portugal

Posts publicado por Hugo Sousa Photography

  1. Faz sentido sim. Como sabes é o meu primeiro plantado e ainda estou a aprender como cuidar das plantas, e de facto a mais difícil até agora tem sido a carpete. Mas tens razão é bem mais interessante uns apontamentos que simplesmente retiram a monotonia, mas não disturbam a imagem global.

    • Gosto 2
  2. On 28/07/2024 at 08:45, JoseCarlosMarques disse:

    Afinal, @Hugo Sousa Photography, foi aqui que vi o vídeo que referi no teu post. Claro que tinha que ser o mestre Álvaro a trazê-lo para cá 🙂 .

    Também tinha visto este video, é impressionante. mas já consegui com mais alguma pesquisa perceber que no meu caso não parece ser planária. Se vires as Planárias têm a cabeça em forma de seta. Os que apanhei pelo que consegui descobrir num forum de aquariofilia lá fora, sendo que parece consensual que é Snail Leech, ou seja, uma lesma que se move como os caracóis e que se alimenta de porcaria e de caracois. Tenho estado atento, todas as noites, e não vi mais nenhuma até agora, e vou continuar a monitorizar. Mandei vir do Aliexpress umas armadilhas de caracois e de planárias/lesmas, porque não quero colocar produtos, e dado que se ainda existirem no meu aqua ainda são em número reduzido, pode ser que consiga controlar o assinto sem medicação. Veremos.

    @Alvaro Silva Esse último video está fantástico. Acabamos por respeitar um pouco mais estas pequenas criaturas que habitam nos nossos Aqua.

     

    • Obrigado(a) 1
  3. E hoje antes de fechar o dia/noite, fui ver os bichinhos que já dormiam e encontrei estes dois indivíduos a sair do substrato. pensei logo que era planária, mas tirei as fotos, e usei o IA do telefone e ele indica que poderá ser Rhabdocoela e não planária. Algum aquarista mais experiente pode dar a sua opinião??

    O Mais pequeno era completamente transparente e não se consegue sequer identificar cabeça. Normalmente as planárias têm a cabeça em forma de seta, e estas são redondas. São ambas ligeiramente transparentes. O segundo tem umas marcas no corpo e fica muito comprido (ver a segunda foto)

    AP1GczPoUlzisZAn_MSqEm2Wfbq2-JWjZwOcFdUt

    AP1GczPKq6TXFURD6HjnU_dyzJrEnxM3n9ktUcdX

     

    Que me dizem? Planária ou Rhabdocoela?

  4. Aparas muito raso a monte carlo? Deixas apenas como se fosse só uma linha no topo do substrato? Sempre fizeste asism, ou primeiro deixaste desenvolver?
    Eu noto que a minha está a fazer tufos grandes. Em zonas está a crescer para os lados e a espalhar, mas na maioria dos locais está a crescer em altura também a ficar com 2/3 dedos acima do substrato.

    Essa Hydrocotyle Verticillata é linda! Fica mesmo bem no teu estilo simples. Um toque de pormenor muito agradável! Já percebi o que me disseste sobre a parvula. Devia ter esperado mais e colocado só uns apontamentos, como fizeste! Eu tinha a ideia de ter zonas, não era bem misturar, mas assim fica bem melhor sem dúvida!

  5. há 15 horas, JoseCarlosMarques disse:

    esses bichos ajudam a limpar as pedras? Comem as algas verdes? E quando as luzes se acendem não te remexem o substrato?

    Todas estas Neritinas são muito tranquilas. Não se assustam e ajudam a limpar as algas do hardscape e do vidro. Aliás quando as coloquei no início, fiquei com padrões em Z nos vidros da limpeza que elas fizeram.
    Tenho as Neritinas de Pintas Vermelhas (são maiores e por isso andam mais no hardscape) e tenho Neritinas Zebra que enquanto mais pequenas tb andam por algumas plantas. O problema de teres estas neritinas, é que se quiseres meter Helenas, eles podem atacar em grupos estas Neritinas tb. 

  6. há 21 minutos, JoseCarlosMarques disse:

    Se eles comerem tudo, OK, mas se não comerem começas a ter muita matéria orgânica em decomposição no fundo do tanque e podes ter um pico de Amónia

    Isso tá claro, e por isso é que tenho de monitorizar. Eu preferia dar 2x ou 3x e dar a quantidade certa em cada vez, mas se não for possível controlar ou medir, então lá terá de ser apenas quando estou fisicamente perto do Aqua e assim seria provavelmente 1x por dia. Vamos ver.

  7. há 1 minuto, JoseCarlosMarques disse:

    se a ideia é ter um aquário aberto, é sempre uma solução um bocadinho estranha, porque em vez de uma tampa ficas com uma rede.

    Exacto. Percebo para quem tem peixes, como o @AquaAventureiro que são saltadores por natureza, pelo que percebi. No meu caso, não me parece que seja o caso, apesar de ter tido um Cardinal suicida que saltou de facto para cima da minha "tampa"

  8. Fiz como indicaste, acho que os estou a mimar demais. Reduzi para 2x por dia, e com os dedos reduzi o tamanho dos Sera Vipagran Nature, e assim tenho o alimentador automático a fazer uma dose às 13h30. À noite dou eu um mimo e controlo visualmente a comida e o desperdicio. Tenho artemia liofilizada, e congelada, tenho os flocos, e tenho granulado mais pequeno dos guppys e para os alevins. Vou variando, e dando essa variedade à noite.

    Quando for para fora, provavelmente deixo apenas 1x por dia. Logo vejo.

  9. há 20 horas, AquaAventureiro disse:

    Decidi fazer como video abaixo, materiais muito barato. Saiu por menos de R$ 20,00 ou €3,27

    Sistema interessante. Não resolve na questão da evaporação, mas daí não salta! Depois manda fotos do teu.
    Para mim algo assim não daria, pois tenho muito fio e material a entrar e sair do aquario, teria de ajustar e de comprometer o sistema. Mas muito interessante!

  10. On 20/07/2024 at 23:26, JoseCarlosMarques disse:

    A Parvula é uma espécie maior da Eleocharis. Devias ter deixado o tapete fechar, e depois podias adicionar a Mini, aqui e ali... só para acrescentar detalhe. Não te livres dela. Corta-a apenas ao ivil da Monte Carlo. Com tempo e paciência, consegues uma conjugação engraçada. Vais ver. Eu encomendei Parvula para o meu exactamente para ter esse efeito.

    Sim vou deixar ficar ... e vou aparando para ver como vai ficar. não está lá há muito tempo, por isso tenho de dar espaço ainda para crescer e espalhar.

    Pergunta!!! Alimentação.
    Eu só tenho peixes pequenos (os maiores são guppys), ou seja considerando que tenho 20 Tetra Cardinal, 10 Guppys e depois equipas de limpeza (Cory, Otto, etc..) que devo dar de alimentação. Já experimentei várias coisas e ainda não estou satisfeito.

    Flakes
    Tetra min Crisps: Não gostam .. rejeitam. Parece que das várias cores do mix, escolhem só 1 ou 2 e rejeitam as restantes. Parecem-me também mais duras que os flakes normais, e os Carinal muitas vezes tentam mordiscar e rejeitam e parece que é por acharem grande demais.
    Sera Vipan Nature (Flaskes): Não rejeitam mas sujam imenso. Mas por norma só os guppies lá vão. Ficam a boiar e acabam depois por se desfazer e parece que sujam mais que os restantes.

    Granulados/pellets:
    Sera Vipagran nature: Parece que gostam (todos) mas o granulado parece-me grande demais para os Cardinais. mesmo para os guppy's, eles vão comendo mas acabam por fazer afundar rapidamente, e o festim passa para a equipa de limpeza.
    Sera Guppy Gran Nature: Granulado muito pequeno (não sei se será 0,5mm), mas este sim é comido por todos, mas é vegetal, e queria algo mais "animal" para abarcar os tetra

    Tb dou às vezes e para variar, artemia congelada. Para os camarões e equipas de limpeza tenho alimentação específica, que dou por vezes. Mas a minha luta é mais com a alimentação dos Guppys e dos Tetra Cardinal.

    Existe um Site Papafish.com que vende granulados mix de 0,5mm (parece-me o mais aceite por todos (acho que é do tamanho dos sera guppy nature) e que pode ser uma alternativa, pois daria para todos. Recomendam alguma coisa?

  11. Eu comprei umas placas de PVC Transparente no leroy e fiz umas tampas amovíveis. Assim consigo controlar de certa forma a evaporação, e elas acabam por me dar uma bancada de apoio para quando preciso de mexer no aquário, para manuteção.
    De qualquer forma, dado que tenho lily pipes, e mais material a sair do aqua, não consigo tapar tudo, e já tive um peixe a suicidar-se. A ideia da rede é interessante, mas teria de dar para colocar e tirar facilmente.

    Eu com as tampas, não tenho feito reposição de água, todos os fins de semana quando faço a TPA coloco a água evaporada de volta já tratada. Mas se por acaso durante a semana for preciso, coloco normalmente. Será tão pouca que não irá afectar.

  12. há 11 horas, JoseCarlosMarques disse:

    Que equipamentos usas para fazer isso?

    Ora então, muita coisa! Para já todos os equipamentos estão ligados a tomadas inteligentes Tuya. Tenho uma tomada geral (para medir consumo total do aquário), e depois divide em várias extensões e tomadas inteligentes, com permitem controlar à distância o ligar/desligar e programar horários.

    Para a fertilização, comprei no OLX um doseador da Chihiros (4x dosing pump), que me trata de toda a fertilização. Faz a dosagem diária em horários especificos, e divido em duas tomas cada produto.

    Tenho alimentador automático (não é wifi, ainda estou à espera desse), mas tenho programado para 3 alimentações diárias. Prefiro dar pouco, mas 3x ao dia.

    Tenho um dispositivo de medição de parâmetros de água, que tb é tuya, que mede, a Temp, PH, TDS, ORP.

    Tudo isto está ligado à App da tuya e por sua vez configurado através do Local Tuya ao meu Home Assistant. O meu ecrâ no telemóvel fica assim:


    AP1GczPN7mpLot8YIe001K4Mrp_sGfvAverur4xT

    Depois é uma questão de programar cenários, e automatizações. Por exemplo:

    1º - 10 minutos antes de dar de comer, desligo o filtro e o skimmer, para que a comida não circule no aquário e não afunde mais rapidamente. 5 minutos depois de dar de comer, o filtro e o Skimmer são ligados, para limpar o que restar (que é pouco, porque dou pouco de cada vez.
    2º - O meu Co2 liga por norma entre as 12h e as 20h (1 horas antes de ligar a luz, e 1 hora antes de desligar a luz), mas se o PH subir acima dos 7,3 ligo o CO2 até ele baixar de novo para os 7. Se o PH descer abaixo dos 6,7, desligo o CO2 até chegar aos 7 novamente. Assim consigo ter sempre o PH entre os 6,7 e os 7,3 facilmente, a não ser que outro parâmetro fuja ao normal.
    3º - Para evitar que o skimmer maltrate alguns alevins/camarões, tenho-o a funcionar so entre as 07h00 e as 23h00, e funciona apenas em blocos de 30 minutos. de 30 em 30 minutos desliga e só volta a funcionar passado 30 minutos. Ou seja nas 16 horas de funcionamento, ele apenas trabalha 8 horas.
    4º - O medidor chinoca é muito fraco no que toca ao wifi e perde muitas vezes a ligação e por isso tenho uma rotina que se detectar que ele fica indisponível por mais de 15 minutos, desliga a tomada e volta a ligar para ele restabelecer a ligação.

    É necessário? Não ... de todo. Mas assim tenho o aquário controlado (até ver), e como gosto destas tretass, divirto-me a configurar.
     

  13. há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

    Estranha, essa tua opção. São dois fertilizantes que deveriam ser utilizados em separado... ou um ou outro. Mas podes ter aqui chegado a uma quantidade dos dois que te permite ter tudo o que precisas para o teu tanque - tudo indica que será assim, pelo aspecto das plantas. Não sei como ali chegaste, mas funciona.

    Já não me lembro exatamente onde vi esta solução e a matemática por detrás disto, mas a lógica era algo assim: Eles têm mais ou menos a mesma coisa, mas caso queiras adicionar mais micros sem adicionar os macros do Specialised, reduzes a quantidade recomendada de Specialised e adicionas o Premium, ou seja podem-se complementar. Se tivesse um aquário com pouca fauna, fazia só Specialised, mas como tenho um aquário com bastantes habitantes, reduzo um pouco o normal que colocaria de specialised e dou na mesma micros com o Premium.

    há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

    Preciso de plantas de crescimento mais rápido que ajudem a esgotar os nutrientes.

    Notei uma diferença enorme quando adicionei duas coisas. Amanos e plantas de crescimento rápido. Em uma semana, todas as algas começaram a desaparecer (com a fertilização tb). Tive também nessa primeira semana, apenas 6 horas diárias de luz. Quando me pareceu ter atingido o equilibrio, voltei às 8h/dia.

  14. há 8 horas, JoseCarlosMarques disse:

    Conseguiste um belo aquário, Hugo. Muito bonito... muito limpinho. Gosto bastante.

    Obrigado José! Tem sido uma experiência (um retorno) bem interessante. Mas tenho dedicado muito tempo ao aqua. Está a gostar mesmo muito.

     

    há 8 horas, JoseCarlosMarques disse:

    Acho que fizeste boas opções em termos de flora e fertilização. Depois tens que explicar um bocadinho mais este último ponto, para percebermos o que estás a fazer

    Estou a utilizar alguma informação que vi aqui no fórum e em vários vídeos sobre processo de Fertilização e acabei por definir uma estratégia e vamos ver como corre. O que estou a fazer é  isto:

    - Tropica Specialised (3.6ml/Dia seg a sex)

    - Tropica Premium (2.4ml/Dia seg a sex)

     - Flourish Excel (3.4ml/Dia 4x semana)

     - Sábado descansa (tiro medições de nutrientes)

     -Domingo 30 a 50% TPA

    Junto a isto período de luz das 13h às 21h e Co2 das 12h às 20h (o co2 controlo de outra forma tb)

     

    há 8 horas, JoseCarlosMarques disse:

    Nós pensamos que menos é menos, mas em situações particulares mais é que acaba por ser menos. Faz-me uma confusão tremenda.

    O que me explicaram é o que acabei depois por ler é que a deficiência de 1 nutriente pode ser o suficiente para "capar" o desenvolvimento e crescimento das plantas e consequentemente os restantes nutrientes ficam livremente no Aqua e as algas desenvolvem-se. Se os nutrientes estiverem equilibrados, as plantas acabam por consumir e crescer e as algas perdem a batalha.

  15. Ora cá estou de volta para mostrar a evolução do Aqua.

    Como não venho cá faz algum tempo, deixo algumas fotos do registo e da evolução.

    22 de Junho
    Já se via algum crescimento nas plantas. Tinha algas a desenvolver, desde filamentosas, às blue-green, e o tronco e pedras estavam a ficar todos verdes. Dado que estava a desenvolver muita alga comecei a pensar em colocar equipas de limpeza nesta fase, e após alguma leitura descobri que apesar de as algas aparecem por haver muito nutriente que não está a ser aproveitado pelas plantas, que fertilizar poderia até ajudar (achei que fosse contracenso, por estar a meter mais nutrientes ainda), mas resolvi testar e comecei aqui a idealizar o plano de fertilização.

    AP1GczPk7VPCrsF7kI-eZ1zXxriCqFOBjHcJoFe4

    AP1GczMgM0UKOkbCo50aghc53J3Y1b0LJ3i2wJpx

    AP1GczN2qMBOAHfhJx5SPwnxAaAi1qQ0TxPg3g-s

     

    06 de Julho
    Aqui já com a fertilização a funcionar a 100%, e com fauna tanto em limpeza como para alegrar a criançada. Parametros todos no sitio, com excepção do sIO2 que está muito alto, mas já percebi que é da minha torneira. Como pelo que li, não afecta os peixes ... vou manter vigilante e ver.
    Nota-se uma diferença muito grande no desenvolvimento das plantas, que após algumas podas, replantações, e acrescento de algumas espécies de crescimento rápido (Water Sprite, Rotalas), também adicionei Musgo Java, Anubias Mini Coin e parvula para misturar com a monte carlo. A Parvula tinha acabado de ser plkantada e ainda está assim meio em tufos e muito feia.

    AP1GczNNYOyeWGURBSKRHiDQGVf223X2PS6SpH4N

     

    14 de Julho
    Aqui podemos ver que a flora continua a desenvolver-se bem, tenho optado agora por não mexer, e apenas retiro aquilo que as minhas Cory vão libertando (principalmente parvula e monte carlo) Este fim de semana que vem, vou fazer uma pequena pode pois já tenho neste momento as Ludwigias e as Rotalas e Water Sprite a quererem sair do aquário.Vou ter de analisar se replanto os cortes, ou se não encho mais. Depois coloco video pois asism parece muito cheio, mas eles têm muito espaço para nadar 🙂

    Não tenho tido baixas na fauna, sendo que tenho apenas a lamentar um Tetra Cardinal que resolver saltar para o PVC que tenho no topo do aquário e ficar a apanhar luz durante um dia. Os Guppies já deram á luz, não faço ideia quando, nem quantos, mas já vejo alevins com à vontade para nadar perto dos outros, numa quantidade de 9 elementos novos. As minhas Neocaridinas Blue Dream, que adicionei na quantidade de 10, e que desapareceram logo de seguida (achei que as tinha perdido todas), começaram agora a aventurar-se mais, e já contei 7, bem maiores do que quando vieram. Os amanos têm trabalhado bem, e quase não tenho algas de momento.

    AP1GczOsoOiOv-riJQyR1IlAIjk9KwalbDoeyMUV

    O fim de semana é dia de TPA de 50%, para repor parametros, poda de flora, e alimentação especial da fauna. Volto cá para relatar.

    Nota: Sou um tipo extremamente geek, e por isso o aquario está todo automatizado no meu Home Assistant, onde consigo ver alguns parametros, e controlar a alimentação, fertilização, e todos os equipamentos. 

     

     

     

     

     

    • Gosto 1
  16. há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

    Como é a tua primeira montagem com elementos naturais, vou "desculpar" algumas coisas... eheh. Principalmente a reduzida utilização de hardscape. De futuro, como já me parece que estejas a preparar, tenta utilizar mais rochas e mais troncos. De qualquer maneira, acho que a escolha das plantas (as de caule, principalmente) foi bem pensada, e vai colmatar essa falta de material. Como ponto positivo, nota-se que tens uma estética apurada (normal, num fotógrafo 😉 ). Os poucos elementos que usaste estão muito bem colocados... gosto particularmente do lado direito do tanque.

    Concordo em absoluto, mas como o investimento ainda foi grande (só tinha o vidro), não consegui comprar mais hardscape (ainda é carote). Não sei também onde apanhar na natureza, mas isso vai com o tempo. Por isso digo que o objectivo é ter este ano para brincar, aprender principalmente a tratar dasplantas, e para o ano vou tentar fazer algo mais "trabalhado".

     

    há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

    Não precisas propagar a Monte Carlo... ela vai espalhar-se naturalmente... não mexas muito. Se quiseres, o que podes fazer é comprar mais um ou dois potes para acrescentar em alguns locais. Mas no teu lugar não mexia muito... só não a deixes crescer muito em altura para que ela se "habitue" a ficar rente ao solo e a crescer horizontalmente.

    Podia ter separado mais, coloquei tufos ainda grandes, e pelo que tenho visto para propagar mais depressa deveria quase ter colocado pé a pé. A minha ideia era fazer uma mistura de tapete. Mas já procurei e ainda não consegui perceber se ficaria bem ou não. Tinha inicialmente pensado em monte carlo e parvula, tinha idealizado um tapete de relva não uniforme, um tapete mais radical ou seja, ter parvula a imitar relva, e depois a monte carlo pareceria aquelas daninhas/trevo que aparecem nos relvados. Mas não arranjei na altura e agora estou an duvida se faço so a monte carlo ou se ainda coloco parvula.
     

    há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

    Já as Ludwigias podes cortar em quando pedaços quiseres... essas não se ressentem. Mas agora deixa-as enraizarem... tem paciência!

    A ideia das Anubias acho que pode funcionar. Não só no tronco, mas também na rocha da esquerda, para balancear a estética. E podes até optar por Anubias de várias espécies.

    Sim, as Ludwigia para já ficam assim, não mexo mais até garantir que pegaram bem e que fixaram bem. A ideia será quando chegarem a "meio do aquário", então faço algumas podas, mas não em todas para tapar algumas zonas com menos densidade. As Anubias ainda estou a pensar e a ideializar o que vou fazer. Há muitas e como não as conheço, quero ir com calma. Mas sim vários tipos e tamanhos era interessante.

     

    há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

    Por último, tem muita atenção ao cortar o Musgo... ao contrário das plantas, ele não flutua, e é muito difícil apará-lo e limpar o que tiras ao mesmo tempo. Desliga o filtro e tem um camaroeiro à mão para tornar a coisa mais fácil. O máximo que pode acontecer, também, é que ele se comece a espalhar a outros pontos do aquário, o que nem sempre é mau... dá um ar mais natural à coisa, e podes sempre depois eliminá-lo.

    Ora boa, não sabia. Estava a contar que tudo subisse. Boa dica! Já ia dar porcaria! Mas também é como dizes, se espalhar um pouco tb não faz mal. Mas a ideia é o exercício de controlar o máximo que conseguir o desenvolvimento das plantas, e o desenho delas no aquário, senão depois com mais hardscape e algo mais pensado, vai ficar uma balbúrdia se não souber controlar o plantado.

    Bom vou mostrando a evolução.

  17. Foto do após refazer o aquascaping por causa do tronco ter levantado. Desta vez o tronco foi colado a pedras por baixo para ter peso que estão escondidas debaixo do substrato. Do lado direito criei uma pequena formação rochosa com pedras pequenas (tb coladas) e do lado esquerdo arranjei uma pedra grande, mas o topo é uma outra pedra que colei também para dar mais altura. Foi o primeiro scape que fiz com elementos naturais, gostei do resultado, mas já estou a começar a reunir material (de estudo e fisico) para repensar num scape mais à séria para o próximo ano. Este vai ser vir para me habituar a jogar com elemtnos, e principalmente à questão da flora que tb será uma grande novidade para mim. 

    AP1GczOYeMoB9HDlIAzFNYshrMUezBg133PsnQji

     

    Esta foto é após plantado, vou agora deixar crescer e estabilizar para depois iniciar podas e alguma propagação.
    Flora utilizada:

    • Ludwigia Mesacana
    • Ludwigia Atlantis
    • Micranthemum Monte Carlo
    • Vesicularia MONTAGNEI 'CHRISTMAS'

    AP1GczO8ZtXOA_y--ddwxSVdCsKyrO-AMMdUu5Cl

    A Monte Carlo está a reagir bem e a crescer, mas vou deixar mais uma semana, para começar a propagar para ela fechar mais. As Ludwigias cortei logo e cada pé deu para 2 ou 3 pés. Tive receio de ser muito corte, mas arrisquei e parece que se estão a aguentar. O Musgo coloquei em 4 locais, mas ainda falta mais algum que daqui a alguns dias tentarei adquirir e colocar. Também pensei em colocar algumas Anubias BARTERI 'MINI COIN' no tronco em alguns locais para se misturarem depois com o musgo e ficarem alguns apontamentos.

     

    • Gosto 1
  18. On 13/06/2024 at 11:13, JoseCarlosMarques disse:

    Relativamente ao Skimmer, garanto-te que ele funciona com o filtro que tens na sua máxima potência, porque eu tinha um a funcionar no meu tanque com o mesmo filtro. A não ser que tenhas comprado um Skimmer com um design diferente da maioria dos que andam aí no mercado. Admito que não é a coisa mais fácil de montar, sim, e se achas que não é a solução mais adequada para ti, então procura uma que seja. Um Inflow sem Skimmer, por exemplo, e um Skimmer à parte. Feitas as contas, acho que o da Neo fica mais em conta, mas podes optar também pelo Inflow sem Skimmer e ir limpando o biofilme com um guardanapo de papel de vez em quando.

    Já devolvi o inflow com skimmer. Acredito que possa ser até defeito deste específico, mas o tipo da loja não me conseguiu solucionar o problema. Estou à espera de um inflow sem skimmer para colocar, e por isso para já tenho o inflow do filtro. 

    Vou ver como se colocam fotos aqui e já volto. Nota: Fotos com qualidade extremamente má. Descobri que não sei fotografar aquários 🙂

  19. há 7 horas, JoseCarlosMarques disse:

    Mesmo achando que estás a levar o teu tempo, acabou por ser um pouquinho precipitado, aquilo que fizeste

    Juro que não percebo o que é que foi precipitado. Podes elaborar o que te leva a achar que foi precipitado? Estou mesmo curioso.

    Relativamente ao Skimmer, já estive a ver os Neo, e poderá ser uma opção a seu tempo, mas este que tenho lamento ... Sou engenheiro de formação e a coisa está mesmo mal desenhada, e quando mais leio e vejo sobre isso, mais claro fica. Todos, repito, todos os videos que falam sobre este problema de "boobing" do skimmer em lily pipes como o que tenho, apresentam a mesma solução ... redução do flow do filtro. Aliás se fores ler a documentação dos Neo, verificas que a inovação que eles apresentam de colocar o skimmer no outflow é exactamente para evitar a redução de flow do filtro que é um problema. Enviei um video para a loja e não têm solução a não ser redução de flow. Aceito reduzir o flow se a fauna e flora assim o exigirem, não acho normal reduzir o flow porque uma peça de um equipamento não me permite utilizar o "potencial" de um filtro ... 

    Se alguém me apresentasse uma solução para colocar o skimmer a funcionar nestes lily pipes sem reduzir caudal do filtro, assino já por baixo. Infelizmente nem aqui, nem em mais 2 fóruns que participo lá fora, e nem no reddit consegui solução para este "problema".

  20. há 20 horas, JoseCarlosMarques disse:

    Aumenta o nivel da água.

    Já tentei e não funcionou. Vou levar à loja e trocar. Ver se é este que está defeituoso, ou se é melhor é ficar com um inflow sem skimmer, e tratar da parte superior do aquário de outra forma. Mas não me parece normal o funcionamento, de todo!

    há 20 horas, JoseCarlosMarques disse:

    Com o filtro a funcionar há apenas 24H, acho que o melhor seria abortares esse início, esvaziar o tanque, tratar do hardscape e depois ligar outra vez o filtro. Acho que seria mais seguro e mais prático, mas tu lá saberás como queres fazer.

    Sim é o que irei fazer. Faz sentido. Não tendo peixes nem plantas, é só tempo. Vou aproveitar para redesenhar com calma e melhor, colando os elementos todos.

     

    há 17 horas, Alvaro Silva disse:

    Já vi que estas com muita ansieidade,e ela tolda-te as ideias, se estas no princípio ´podes retirares a água toda colares o tronco ,e tens quer ter mais calma e paciência para fazeres as coisas,as pressas dão em geral muito mal resoltado .

    Olá Alvaro, não estou de todo ansioso, não entendo porque ficou com essa ideia. O problema do tronco deve-se ao facto de nunca ter trabalhado com hardscaping a sério (como já mencionei), e achei que um tronco com 2kg não iria flutuar (erro, assumido). Vou sim, seguir os conselhos e tirar a água, re-desenhar o hardscaping, introduzir algumas peças adicionais, e tendo em consideração a colagem de alguns elementos, para não se soltarem ou caírem depois com o uso normal do aquário.

    Vou dando noticias. Obrigado pela ajuda a ambos!

  21. há 39 minutos, JoseCarlosMarques disse:

    Então, com tanto estudo, não leste em lado nenhum que isso podia acontecer? Oh rapaz!!!! O ideal teria sido colares o tronco às rochas, em sítios específicos, com super-cola e papel de cozinha, para o hardscape ficar seguro. Não só para evitar que o tronco flutuasse, mas para evitar também o deslocamento das rochas! No teu lugar, fazia isso agora, mas se já colocaste o substrato dentro do aquário não sei... deixa a poeira assentar, e logo vês o que fazer.

    Pois é ... esta passou-me mesmo ao lado. Mas já aprendi. Como ainda só tenho água, pedras e tronco, vou mexer ainda e colar alguns elementos. Vou fazer algumas alterações antes de introduzir seja o que for mais. Assim já tenho o filtro em funcionamento o ciclo já começou, vou fazer porcaria cada vez que mexer, mas depois deixo assentar e o filtro faze ro seu trabalho. Hoje com menos de 24 horas de apenas filtro a trabalhar a água já está quase limpa.

     

    há 42 minutos, JoseCarlosMarques disse:

    É uma questão de ires experimentando a altura a que colocas o Lily Pipe, em relação à tona da água. Quanto maior essa distância (teoricamente) menos possibilidade tem o skimmer de afundar. Mas depende muito da força do filtro, e tens que ter em atenção a água que vai evaporando. De qualquer forma, garanto-te que com esse filtro o skimmer funciona. Eu usava um no meu aquário até muito pouco tempo atrás. Algumas dicas... tenta ter sempre o Lily Pipe livre de porcaria, para evitar, por exemplo, que a água deixe de circular por um dos lados e comece a fazer mais força no outro... se vires que o skimmer está a "saltitar" muito por ter pouco ar dentro dele, usa uma seringa para enche-lo novamente com ar... um truque que eu usava era inclinar ligeiramente o Lily Pipe - com a inclinação, o skimmer fica mais preso, e é mais difícil que ele afunde. Tem muita atenção a essa questão, porque é realmente uma armadilha grande para os peixes!

    Neste momento não há nenhuma justificação para ele afundar. Não há porcaria, ele está totalmente limpo, tenho a água a 3/4 cms da borda do aquário, e o lily está o mais baixo possível para que o skimmer suba o máximo e se distanciar da abertura de baixo. Mas tenho de ter o filtro regulado quase no mínimo para que ele se mantenha à tona e sem estar a balouçar e a engolir ar ... não estou satisfeito. Comprar um filtro de 100l/h e depois ter de reduzir o caudal para um minimo ridiculo para o skimmer funcionar sem engolir ar ou afundar, parece-me ridiculo. Para isso teria poupado no filtro uma dezenas de euros.

     

    há 44 minutos, JoseCarlosMarques disse:

    Eu achei estranho alguém falar em usar um filtro UV para um aquário plantado... até fui pesquisar se seria ou não uma solução adequada, mas não cheguei a nenhuma conclusão. Falei-te da utilização do Seachem Purigen (ou algum produto do género), para limpar as impurezas mais pequenas da água... acho uma opção mais barata e mais "natural". Por um lado gostava que experimentasses o filtro UV para nos relatares o resultado, mas muito sinceramente não acho isso uma opção muito viável.

    Pois, já li de tudo. Desde que não incomoda as plantas, a que é de facto prejudicial e que se deve reduzir as horas para o mínimo, ou só ligar quando a água está turva. Não me parece claro. Para já vai ficar de fora, e se depois se justificar logo penso nisso.