Boa tarde a todos!
Sou novo nisto da aquariofilia, tenho peixes desde Dezembro (prenda de Natal dos avós para o meu pequeno) e passo a descrever a minha jornada até aqui para dar algum contexto:
Os avós ofereceram um aquário de 17L ao pequeno e depois fomos todos contentes buscar uns peixinhos. Na loja, venderam-nos 4 Kinguios comuns, os tais peixinhos dourados, um acondicionador de água e se quizessemos podiamos também levar bactérias, que não fizemos.
Chegados a casa, enchemos o aquário com a água, juntámos o acondicionador e com o filtro ligado, lá metemos os peixinhos. De um dia para o outro a água ficava logo turva e suja e portanto o meu sogro mudou 3 vezes a água do aquário em 3 dias, usando apenas o acondicionador quando o fazia. Eu pensando que não podia ser aquilo ficar assim em 24H ou menos lá arranjei um tempo e fui ler e, claro está, caiu-me tudo ao chão quando descobri a triste realidade a que sujeitámos os nossos novos habitantes!
Confrontado com a dura realidade (e sendo dono de 5 gatos que tratamos como se fossem filhos) lá fui procurar um aquário maior para dar melhores condições aos nossos amigos. Arranjei um aquário de 80x40x35 com cerca de 112L brutos, um filtro interno de 1300L/h com esponja filtrante e linha de oxigénio e mudei os peixinhos para a nova casa. As condições melhoraram mas continuava com problemas a nível de água turva, pelo que li um pouco mais e descobri (tarde demais) o Ciclo de Azoto e logo percebi que tinha feito borrada novamente. Fui novamente à loja, pedi para falar com alguém que realmente percebesse do assunto e comecei a desbobinar o que tinha e não tinha feito. Daí resultou que comprei umas anúbias (tenho 5 neste momento), comprei as ditas bactérias, carvão ativo e substrato filtrante e fui fazendo como lá me disseram: durante uma semana, todos os dias bactérias para os litros do aquário. Na semana seguinte, bactérias dia sim, dia não. TPA's de 10% todas as semanas. A água aclarou e neste momento, penso que tenho a situação mais ou menos controlada. Falta ainda comprar testes e fazer (já mandei vir da net).
Neste momento e decidido a dar as melhores condições (dentro do que me é possível) aos meus novos amigos, adquiri em segunda mão um aquário de 120x50x40 com cerca de 221L brutos. Está neste momento em processo de limpeza final, pois estava bastante sujo e com marcas de sal e silicone degradado (que meteram por cima do original). Limpei e removi tudo, testei a estanquicidade do aquário e depois apliquei novo silicone para reforço. Encomendei também um filtro Eheim BioPower 240 (até 750L/h) que pela minha pesquisa me pareceu bastante decente e nas especificações dá para aquários de até 240L, uma bomba de ar regulável de dois canais (200L/h) da mesma marca e uma base da JBL aquapad.
Será que este é um bom combo para o novo aquário a nível de filtragem/fluxo e oxigenação?
Se o meu aquário atual estiver estável a nível de valores, posso transferir a água que já tenho para o novo e acrescentar a restante, adicionando o acondicionar e as bactérias ou não é recomendável?
Comprei silica de piscina da Maxmat para usar como substrato, aconselhado pela funcionária que diz que usa em casa e para estes peixes era bom, a granulagem é entre 0,4 e 0,8mm. Fiz bem ou existem alternativas melhores?
A nível de iluminação, recomendam alguma calha que seja boa e não custe tipo 200 e tal euros? O aquário não tem tampa. Neste momento uso uma chinesa de 60cm no meu atual, que adaptei à caixa estanque onde estava a lâmpada. tem cerca de 25W será que algo semelhante mas maior seria apropriada?
Cumprimentos,
David