Viva José Carlos
O que me aconteceu com um dos meus aquários acontece a qualquer um: fuga de água num dos cantos inferiores e a necessidade urgente (fim de semana) de resolver o problema.
Tenho 2 aquários: um em Paramos/Espinho (em casa dos meus pais, com anúbia, guppys, néons e uns caracóis pequeninos (que fazem uma limpeza 5* a todo o aquário e que um colega do Porto Santo me ofereceu e levei alguns para o aquário de Espinho) e um em Porto Santo/Madeira, onde resido, com anubia, mollys negra e caracóis.
Há cerca de ano e meio que não ia a casa dos meus pais e o aquário estava a "aguardar " apenas com 2 néons, caracóis e uma anúbia viçosa e forte. Em 2 semanas comprei 5 néons, 2 guppys fêmeas e um macho e ainda um coridorus albino. Repus a água (da torneira, com adição de Aquasafe) e tudo parecia bem até que... fuga de água!
Aproveitei todas as dicas do fórum e juntei a experiência acumulada: Peguei numa geleira, transferi a água cuidadosamente, as plantas, os peixes... e deixei o areão e o estrado antigo (filtro de fundo) no aquário.
No dia seguinte comprei o único aquário disponível numa das lojas mais perto de casa, com as dimensões aproximadas do antigo (mais de 15 anos):
«Aquário da marca Juwel, Primo Line 60 um aquário de elevada qualidade, com luz LED moderna e sistema filtrante eficiente.
Materiais de elevada qualidade e tecnologia perfeitamente coordenada que asseguram a máxima qualidade e segurança. Possui sistema de filtragem Bioflow, lâmpada fluorescente de baixo consumo de 8 W, termostato automático de 50 W, bomba EccoFlow de 300 l/h e impulsor. Dimensões disponíveis: 61 x 31 x 37 cm (capacidade 57 litros)»
Montei o novo aquário e comecei a colocar tudo, tentando não agitar a água e o areão. Não lavei qualquer peça do antigo aquário.
Optei por transferir o estrado de fundo e mantive a bomba de ar. Aproveitei praticamente quase toda a água (que não chegou a ficar turva) e não liguei o termostato, já que água estava morna.
No final do dia, os peixes estavam todos calmos e ao fim de 4 dias avistaram-se os caracóis.
Na semana seguinte, estavam ainda todos bem e as guppy brindaram-nos com os alevins (não os costumo separar, deixo a natureza trabalhar!)
Julgo que tive alguma sorte!
Gostei da lâmpada LED e vou tentar substituir a fluorescente do Porto Santo.