Olá a todos!
Este é o meu primeiro post no fórum, no entanto confesso que já sou seguidor do mesmo há anos sem nunca me ter registado e já retirei daqui valiosas informações. 😊
Bom, isto não é propriamente "primeiros passos", visto eu já estar no mundo da aquariofilia há vários anos, no entanto não consegui encontrar uma secção mais apropriada para a minha dúvida.
Então cá vai. Desde há 2 anos que não tenho aquário montado (por falta de tempo desde que mudei de casa). No entanto tenho aqui (na garagem) o meu bom velho amigo aquário de 200L. Tenho um colega de trabalho (que eu nem sabia que tinha aquário em casa) que me disse que se queria libertar urgentemente (por questões pessoais...) do seu aquário e eu prontamente aceitei em ficar com ele. É um aquário de aprox. 30L e que contém 6 neon tetras, 1 plecostomus e alguns camarões (red cherry, sem certezas).
É, obviamente, um aquário sem o volume adequado. Portanto, a minha dúvida é a seguinte. Eu vou montar "já" o meu aquário de 200L e prontamente plantá-lo (ahh, as saudades que eu já tinha disto 😊...). No entanto, a ciclagem vai demorar o seu tempo e custa-me bastante ver aqueles animais naquele "cubículo". Lá tem um filtro interno com algumas cerâmicas.
Será que usando essas cerâmicas no novo filtro (externo), isso ajudaria a ciclar o novo aquário mais rapidamente? Certamente que a o volume é muito maior, mas transferindo os animais, a carga biológica será a mesma, correcto?
Obrigado a todos desde já 😊