Por falecimento de minha sogra herdei os peixes (não me expliquei bem).
Estavam todos num tanque no quintal dela ao ar livre.
O tanque somente tinha dentro uma pedra e levava cerca de 250 litros de água da torneira.
O maior já lá morava há mais de 10 anos. Umas vezes dava-lhe comida e outras esquecia-se.
Depois juntou os outros dois a quem acontecia o mesmo.
Quando adoeceu achei que os peixinhos mereciam melhor e passei a mudar-lhes a água uma vez por mês. Agua da torneira sem mais nada.
Por razões profissionais minhas só lá passava uma vez por semana e dava-lhes comida. Os resto dos dias talvez nem comessem.
Porque faleceu e os peixinhos, na minha opinião, já tinham padecido o suficiente comprei um aquário de 50 litros e trouxe-os para casa.
Depois de já muito ter lido fiquei a saber que o aquário precisava de ter estado um mês sem peixes. Comprei os produtos para o cloro, que nunca os tinha afectado, e coloquei na água. Comprei dois filtros, um externo e um interno, uma bomba de ar de saída dupla, um termómetro/aquecedor/com termostato (apesar de serem peixes de água fria) e passei a gostar de ver os peixinhos na minha sala.
Passados 20 dias começaram a aparecer os pontos brancos. Comprei o Protazin e coloquei na água e os pontos brancos desapareceram sendo substituídos pelas manchas negras.
Quando acabaram os pontos brancos e começaram as manchas negras fiz uma TPA de 80% da água tendo sifonado o aquário na totalidade por cerca de 15 minutos a fim de não deixar lá restos nenhuns.
Perante o aparecimento das manchas negras consultei um lojista que me aconselhou a fazer o teste de PH e o de Nitritos NO2 (Nutrafin test - 0.0-3.3 mg/L) (Valores que reportei anteriormente). É verdade de nunca consegui atingir o zero no teste dos nitritos).
Como conseguir combater a intoxicação que preconiza?
O filtro externo tem só mídias da bioring + perlon e o interno tinha carvão activado que o lojista me disse que devia retirar a fim de o medicamento para os pontos brancos funcionasse correctamente. Tem agora só perlon a fim de reter impurezas.
O aquário tem uma água cristalina que até parece que está tudo correcto.
Habituado que estou nos meus 67 anos habituado a tratar "Rafeiros Alentejanos" (meus cães de predileção e brutinhos q.b.) não queria concluir que não tenho jeito para tratar de peixinhos tão sensíveis.
Obrigado por tudo (Desculpe a extensão deste discurso)