Obrigado pelas respostas.
Não faço intenção de os "manter nesse sofrimento indefinidamente " , infelizmente comprei tudo no mesmo sitio e deixaram me fazer esta asneira... Estando longe o ideal, existe inconveniente de maior manter-los por uns meses no aquário novo? Tipo eles tem 3cm. Pergunto isto porque tenho de "gerir aqui umas afinidades criadas entretanto com os menos graúdos".
Filtro - Tendo isto na ideia, e dps de pedir aconselhamento numa loja física diferente indicaram me o seachem tidal 55. Do que percebi, tem a ver com a maior capacidade de volume de filtragem por hora e por esta fauna ser conhecida por fazer muita porcaria. A ideia é que depois de resolvido o tema da devolução dos cometas, possa migrar para agua quente. Pelo que a pergunta é: estou a comprar algo demasiado para o aqua que poderei ter?
Termostato - até fazer a transferencia para agua quente ficaria on-hold, pelo que me foi dito tb na loja física.
Iluminação - aconselharam me a twinstar 60b e como nao tenciono evoluir para coisas demasiado complexas até pq nao tenho espaço para isso e para o suporte necessário (CO2 e afins) pareceu me ok.
Substrato, mencionaram o do JBL Manado Dark 5L. Queria manter a coisa simples, mas pensei em ter anubias poucas so para tornar isto visualmente mais atrativo, mas com muitas dúvidas.
Quanto ao ciclo do azoto, ainda não porque não me quero precipitar desta vez e dar passos para trás. A ideia é que pudesse começar a montar isto algures na próxima semana, dando tempo para receber este material mais importante. Falaram me no seachem stability como acelerador, mas desconheço o modo de funcionamento pelo que depois de acertar estes detalhes vou ter de dedicar tempo a perceber o que fazer em concreto sobre este tema (sei que naturalmente se for colocando pouca comida inicio o processo e com uns kits de teste e uns valores de referencia consigo ter uma noção onde estou e devia estar) Se houver uma forma mais segura e com menor necessidade de conhecimento gostava de aprender.