Boa tarde,
Já faço aquariofilia desde criança, mas sempre numa lógica muito básica (aquário pequeno e 1 ou 2 peixes com pedras de rio no fundo e não passava disso). Nunca investiguei nada, apenas tinha porque achava engraçado e relaxava ficar a ver os peixes nadar e dava algum sentido de responsabilidade a uma criança tratar de um animal de estimação.
Há cerca de 4 anos recebi um Biorb 30 litros e tenho ganho interesse por trás deste hobby. Tenho 2 decorações de momento (ver foto). Para quem não conhece o aquário, é um sistema recente de aquariofilia (com preços acima da média) e que já vem integrado com um sistema de filtragem próprio e iluminação. Vinha com uma bomba, mas como era fraca, troquei por uma que tinha do meu aquário (Sera 275R - capacidade 275 L/H e pressão superior a 120 mbar). O aquário vem também com um conjunto de pedras com semelhança a vulcânicas. A juntar a isso, tenho nuns suportes junto à tona de água, algumas bolas de musgo (ver foto).
De momento tenho 2 carpas pequenas, 2 caudas de véu e um cometa (caso alguém me indique, eu sei que as carpas podem crescer imenso, mas tenho onde as colocar depois). Antes que me esqueça, não tem luz direta.
Tenho o aquário montado assim há uns 3 anos, ao qual faço o TPA 1x por mês com limpeza do filtro incluída e aspiração da superfície das pedras. Uso um biocondicionador (aquasana gold) e um amaciador de água com microorganismos (Amtra Clean) e resumidamente é isto.
Há cerca de 3 meses troquei a lâmpada que vinha de origem porque achei que poderia ter mais iluminação (consultei alguns fóruns sobre isso). A lâmpada de origem é de 3,5w e tem a indicação reef, o que achei estranho, mas não fiz caso porque a iluminação é meio fraca. Troquei por uma de leds 2700k 3,5w que julgo que equivale a 25 ou 30w (deitei fora a caixa e não me recordo). Passado 1 mês comecei a notar o tubo central meio esverdeado e o fundo do aquário também - verdete julgo eu e piorou de dia para dia, ao ponto de o verde ter passado a um verde quase castanho.
Como julguei que fosse da lâmpada, por ter uma luz algo forte (para o que eu estava habituado), voltei a colocar a original. Na altura fiz uma limpeza total do aquário, pedras incluídas, mas não andei ao pormenor na lavagem delas senão era semanas nisto, e voltou a aparecer. Fiz 1 ou 2 TPA's em modo de experiência para ver se resultava e nada. Fiz outra mudança total da água há 5 dias e já noto uma camada ligeira de verde à volta do tubo, como podem ver pela foto.
Já usei há umas semanas o AlguMin da Tetra e não fez nada. Fiz um teste à água ontem com umas tiras reativas da Sera que indicou que o NO2 e NO3 está acima do ideal e a dureza da água abaixo do ideal. PH, KH, e CL2 normal. Como o marketing funciona bem nestes casos para alguém que não domina, o primeiro instinto é ir comprar os produtos indicados "nas instruções" das tiras da Sera mas antes de gastar dinheiro à toa (que é o mais certo) queria saber se alguém me pode ajudar com este problema que persiste em não desaparecer.