Boa tarde.
Há cerca de um ano montei de novo um aquário com todos os procedimentos adequados (ciclagem, etc).
O aquário tem 54L, luz LED, bastantes plantas low tech e filtro EHEIM CLASSIC 250 2213.
Como fauna tenho:
- 5 corydoras
- 7 tetra serpae
- 4 Macrotocinclus affinis
pH: 7,5
Temperatura: Costuma ser 25ºC mas estou a aumentar gradualmente até aos 30ºC, razão explicada no texto abaixo.
O tempo de luminosidade não costuma ser mais de 5h pois a minha sala é muito iluminada com luz natural e não só, o que faz com que apareçam algas se tiver mais tempo que isto acesa.
Dada a boa filtragem e a regular troca de água, nunca tive problemas com amónia, nitritos e nitratos desde que introduzi peixes. Contudo, no último mês apenas consegui efetuar 2 trocas de água devido à minha pouca disponibilidade o que fez com que começasse a ver pontos brancos nas barbatanas de uma corydora sendo que essa, na barbatana dorsal, lhe falta um bocado. É o único peixe diferente, o resto está tudo normal (por agora). Medi os parâmetros e estão todos normais menos a amónia, tendo neste momento um valor elevado. Por este motivo, troquei 15L do aquário por água nova e tenciono, nos próximos dias mudar sempre 6L até voltar a zerar a amónia.
Tendo este problema resolvido, não sei como resolver o da corydora pois, apesar de há uns anos, noutro aquário ter tido ictio, não me parece que seja o mesmo desta vez. Contudo, já tenho vindo a aumentar a temperatura há uns dias, estando neste momento nos 27ºC e tenciono aumentar 1 ºC por dia até chegar aos 30ºC. Sei que não posso usar sal por causa das corydoras e por isso, gostava de saber a vossa opinião para que me possam ajudar. Como devo proceder daqui para a frente e que doença acham que tem e como devo tratar?
Nota: gostava de inserir uma imagem do aquário e da dita corydora mas não sei como se faz. Basicamente ela não tem pontos espalhados pelo corpo todo, tem apenas uns "grãos" brancos salientes das barbatanas.
Obrigada,
Tânia