JoseCarlosMarques

Membro
  • #Conteúdo

    4606
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    194
  • Country

    Portugal

Tudo publicado por JoseCarlosMarques

  1. Quem me dera encontrar disso aqui pelo chão!
  2. Oh Vasco... só um teste de amónia, por exemplo, custa mais de 10€. Os peixes estão cada vez mais caros. Eu posso dizer com quase toda a certeza que gasto uns 100€ por mês no meu aquário.
  3. Por isso te disse que tens que experimentar aumentar o fluxo e ver o que acontece. À mínima coisa, voltas atrás.
  4. Estou mortinho por ver esse tanque. Eheh. Há imensa rocha de origem vulcânica a que nós não temos acesso aqui no continente. Aquela rocha negra com que se fazem os muros, por aí, é lindíssima! Procura. Gostas de caminhadas? Não te esqueças de levar contigo um pouco de vinagre... colocas em cima da rocha e se houver reação entre os dois, não é adequada ao uso no aquário. Se não houver reação nenhuma, carrega o carro com pedras e mostra-nos. Ah... e não te esqueças de as limpar muito bem antes de as colocares no tanque! (também não vale "rouba-las" dos muros ou outras construções... os donos podem não gostar)
  5. Se achas mesmo que o problema é esse (eu acho que tens "problemas" maiores, mas tudo bem), podes sempre adicionar um pouco mais de comida que aquelas que os peixes comem. Muita gente usa essa técnica para acelerar o processo de ciclagem. Ou então adicionar aqueles químicos vendidos para iniciar a ciclagem. Há muita gente que o faz, mesmo em aquário já maduros. De qualquer maneira continuo a dizer que começava por regra outras coisas no teu tanque, nomeadamente a luz e o CO2.
  6. Esse eu gostava de ver, mas não aconselho MESMO!!!!! Tu és doido rapaz? Já te disse... um passo de cada vez, com muita paciência, para tentares descobrir o que está errado. Não inventes. Não há soluções milagrosas. Daqui a pouco estás a sugerir adicionar plutónio ou qualquer coisa do género. Tu queres ou não resolver os problemas que tens no aquário? É que me parece que estás a tentar descobrir o segredo da pedra filosofal em vez de simplificares a coisa. Se a tua ideia é arranjar uma desculpa para desmontar o aquário, faz isso de uma vez por todas e fica resolvido.
  7. Não é verdade, Vasco. O hobby é caro. Pode tornar-se mais barato, mas é caro sim! Isso já eu lhe disse. Quem me dera a mim estar nos Açores quando vou procurar pedras. Com alguma ginástica ainda começa a vender para o continente!
  8. Percebo a tua explicação, mas não consigo perceber o sentido. Isso deve ter sido da adaptação dos bichos ao tanque. Eu tenho o meu filtro no máximo, tirei-lhe o difusor no outlet (para ter mais circulação) e nunca tive problemas de oxigenação. Aliás... imagina uma corrente tão forte que crie ondas... tens bolhas de oxigénio a entrar na água. Só digo isto porque podes estar a usar o filtro a meio quando o podias usar no máximo. Um dia destes tens que experimentar para ver o que acontece com os peixes.
  9. Antes de tudo, bem vindo ao fórum, Enrique! Não se consegue ver a tua imagem, mas pelo que descreves eu acho que o CO2 que estás a colocar no aquário está num nível muito baixo. Tens maneira de o medir? Um drop-checker, talvez? Eu tenho um aquário de 90cm, por exemplo, com 126 litros, e estou a fazer 3 bolhas por segundo. Não referes a fertilização que estás a fazer neste momento, e em que quantidades. Podes especificar? Não existe uma fertilização "ideal" para todos os aquários... terás que medir os valores da tua água e ver o que ela precisa, mas eu diria que, para o teu caso, um All-In-One da Tropica ou da Masterline, por exemplo, poderia ser mais adequado, em vez de te meteres a fazer os teus próprios fertilizantes - a não ser que tenhas algum prazer nisso, claro, e percebas alguma coisa de química. O teu filtro é muito bom... talvez o melhor do mercado. O substrato que escolheste também é muito bom, mas apenas 9 litros para um tanque desse tamanho parece-me pouco... quantos cm de altura tens por todo o aquário? A calha não conheço, mas também me parece bastante porreira. Para as plantas que referes, acho que é suficiente. E algas? Têm aparecido? Ausência de algas é sinal de que o aquário está a ser bem regulado, mas ao mesmo tempo também pode indicar insuficiência de nutrientes. Claro que as algas nunca são um bom indicativo, mas a ausência total de algas pode indicar os tais problemas de fertilização. Referes também um esterilizador UV. Não sei se isso será muito bom. Há quem diga que podem eliminar nutrientes do aquário. Estuda bem esse aspecto... vê alguns vídeos sobre o assunto. Em relação a isso não te sei responder porque (por muito que tenha vontade de experimentar) nunca tive coragem de comprar um por não lhe ver nenhuma vantagem. Faças o que fizeres, aconselho-te muita paciência. Um aquário é uma coisa complexa, e por vezes o problema pode estar na coisa mais simples. Faz uma mudança de cada vez, e avalia bem. Começa, por exemplo, pela subida de CO2, e vê como as plantas reagem (tira-lhes uma fotografia, espera umas 2 semanas, e compara o resultado). Boa sorte para o teu tanque. Vê se colocas aqui algumas fotografias para o pessoal poder apreciá-lo. Existe aqui um tópico que te ensina uma forma fácil de o fazeres: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259587-como-criar-álbuns-usar-fotos-editar-álbuns/ Grande abraço!
  10. Bom dia Steve. Para quem andava a assumir há uns dias que tinha feito "cagada", estava à espera de ver um resultado muito pior! O teu aquário está com muito bom aspecto, a meu ver. Aquelas Anubias todas em cima da árvore até me causam alguma inveja. Eheh. As algas castanhas que te apareceram devem ser diatomáceas... aparecem quase sempre no início de todas as montagens, mas também desaparecem muito rapidamente. Já as filamentosas são mais difíceis de controlar, mas não são, de todo, as mais difíceis! Tenho a certeza que os Molly e os camarões vão tratar disso num instante. Pessoalmente, teria optado apenas pelos Amano, mas compreendo porque compraste também os outros... são mais bonitos para ter num aquário. Em relação ao tal erro de que falas... pode até não ter sido erro nenhum, pelo que li. Um aquário com 3 semanas e meia já deve ter o ciclo completo. Eu opto, geralmente, por esperar 4, mas antigamente havia quem colocasse logo meia-dúzia de peixes dentro do tanque para ajudar a acelerar a ciclagem. Claro que não é o ideal... sabemos disso agora... mas não te martirizes com isso. Se o problema fosse o ciclo não estar completo, terias muito mais percas, principalmente junto dos camarões, que são mais sensíveis. Olha, isso nunca tinha ouvido! Estamos sempre a aprender, mas tens que me dar mais informações, porque estou com alguma dificuldade em acreditar que seja verdade. Então ondulação a mais impede a troca de oxigénio? Porquê? Continua o bom trabalho. Acho que entraste com o pé direito no hobby... o tanque está impecável e com muito bons indicativos de que as coisas estão a correr bem. Pessoalmente, como já te disse, tirava aquele arco ali da esquerda e trocava-o por umas plantas mais altas (nunca mais altas que a árvore), mas vai do gosto de cada um. Eu acho que ele rouba demasiado a atenção, quando a mesma devia estar na árvore, que está (mais uma vez) com um aspecto impecável. O único "problema" que vejo é a sombra que ela cria junto ao substrato... não sei se a longo prazo vais conseguir ter aí plantas saudáveis, mas é uma questão de colocares umas rochas nessa sombra, ou umas plantas com menos requerimentos de luz, como os musgos. Ou umas pedras com musgos 🙂 . Fica a dica. Um grande abraço Steve. Parabéns!
  11. OK. Assim já percebo melhor. Os Crossocheilus são os chamados "Siameses". Tem cuidado... esses peixes crescem muito e atingem por vezes os 14 cm. Para quem tem camarões no aquário, são um risco. Eu apostaria mais nos Otos, e em maior quantidade, e em mais Camarões Amano. São caros, eu sei, mas são a melhor conjugação que podes ter num aquário plantado. Não conheço essa calha, mas qualquer luz em demasia, pode ser a causa das algas. Tu, na prática, estás com 8 horas de luz mais 4 ao ligar e ao desligar. Não é necessário tanto. Essas luzes trazem o modo de "amanhecer" e "anoitecer" para que os peixes não sintam aquele impacto repentino quando as luzes ligam. Uma hora, no máximo, cada uma, é mais que suficiente, mas eu até optava por meia hora. E ao optar por essa meia-hora, reduzia o tempo de luz principal para 7 horas. Ficarias ao todo, com 8. Talvez as plantas não cresçam tão rapidamente, mas será uma opção mais segura para resolver o problema das algas. Outra coisa que tens que tentar fazer é limpar o máximo de algas que conseguires quando fazes a TPA. Mesmo diariamente, quando vires uma alga maior, enrola-a com uma escova de dentes e tira-a do aquário. Se fizeres disso uma prática, vais ver que lentamente elas vão desaparecendo. Mas acredito mesmo que, diminuindo o tempo de luz, já vás notar uma grande diferença. Mais coisas que podes fazer... comprar algumas plantas flutuantes. São um óptimo indício da quantidade de nutrientes que tens no aquário. Quando se reproduzem muito rapidamente, e uma vez que elas só utilizam os nutrientes em excesso dentro do tanque, é sinal que os tens em demasia. Se elas os aproveitarem, melhor, porque as algas ficam com menos para elas. Em relação ao KH e GH, faz o que disse atrás... compra o Seachem Equilibrium e vai ajustando a dose até teres no aquário os valores que gostavas de ter. Fiz isso no meu, depois de ter usado produtos da Sera (com sucesso), e veio facilitar-me imenso a vida! Só o uso uma vez por semana, quando faço a TPA, e os valores aguentam uma semana sem problema.
  12. Não... por enquanto nada. Eheh. Vou ter que inventar muito para conseguir fazer aquilo que quero, mas se entretanto houverem avanços, eu aviso. Em relação a esse tanque da tua esposa... vê lá se a convences a ser ela a escrever. Precisamos de membros activos no Fórum.
  13. Não tens nada que agradecer. Estamos aqui para ajudar. Espero que tudo corra pelo melhor, e que não seja nada de grave aquilo que aconteceu com o Betta. Para a próxima já sabes... coloca os camarões no tanque com muito cuidado, e tomando todas as precauções necessárias. Um abraço!
  14. Este vai dar mais trabalho enquanto estiver seco do que quando estiver molhado 🙂 . Fica só uma imagem para marcar o primeiro dia de uma montagem que deve demorar muitos meses.
  15. Há quanto tempo tens esses testes? Estão no prazo? Já te perguntei isso. OK. Se o efeito fica fixe... perfeito! O objectivo último de termos um aquário é podermos apreciá-lo. Sim. Seria fixe ver mais malta no teu aquário. Não serve qualquer camarão, como é óbvio. Tens que perceber o que queres e pesquisar o que te serve melhor. Continuo sem saber o que são para ti "Limpa-Vidros" e "Limpa-Filamentosas". Os Otocinclus fazem esses dois trabalhos. Se é desses que falas, eu teria, num tanque do tamanho do teu, uns 20, mais uns 50 Camarões Amano. É aquela coisa que se coloca por cima do aquário e dá luz. 12 horas de luz e não queres ter algas? Boa sorte! Um tanque High-Tech tem, no máximo, 8 horas de luz diária. Podem existir excepções, mas com aquariofilistas muito experientes que provavelmente estarão a preparar um aquário para um concurso. Está aí o teu problema!
  16. 170 litros, amigo! Eu tenho um aquário de 126 brutos onde tenho cerca de 40 Camarões Amano e 15 Otocinclus. Que é isso de "Limpa-Fundos" e "Limpa-Vidros"? Isso não existe no hobby. Tens que saber exactamente as espécies que estás a comprar. Já te dei indicações para aumentares o CO2, o KH e o GH... se tu achas que estás a fazer as coisas da maneira como elas devem ser feitas, e não estás disposto a alterá-las, não há muito mais que te possa dizer. Como tu próprio escreveste: Diz-me como podem estar bem ou se estão feias e com algas? A taxa de fluxo desse filtro é de 1100L/hora. Normalmente, um aquário deve ter um filtro que faça 10x por hora a capacidade do aquário. Se tens 170 litros, o filtro é curto. Não quer isso dizer que seja incapaz para tua montagem... durante muito tempo tive bons resultados com um filtro que não fazia as tais 10x por hora. Mas depois de ter escolhido um filtro mais adequado ao meu tanque, vi melhorias, claro. Para quê? As bombas só aumentam a circulação de água. Quanto muito estás a cansar os peixes. O in e o out do filtro devem ser colocados de forma a fazer circular toda a água por todo o aquário. Se não o fazem, então não estão posicionados correctamente. Eu tenho pena de falar assim, Garcia, mas se não fazes alterações no teu aquário, ou se optas por alguma solução "milagrosa" que viste em algum vídeo, em vez de resolveres o problema que tens, a coisa não se vai resolver por si mesma. Já agora, e por curiosidade... qual é a tua calha e o teu fotoperiodo?
  17. O filtro nunca deve ser desligado. Apenas durante as TPA's (ou tratamentos com medicamentos), e pelo tempo estritamente necessário. Podem estar a acontecer duas coisas ao mesmo tempo no teu aquário, porque não consigo encontrar ligação entre as duas. Os camarões morreram, ou estão a morrer, por má aclimatização. Como os introduziste no tanque? O Betta gostou do cheiro da comida dos camarões, e pode estar a ver se encontra mais, ou pode ele também estar a sofrer de alguma maleita. Por agora, tens que deixar tudo como está... se dizes que todos os parâmetros continuam normais, não há grande coisa que possas fazer. Mas liga o filtro! O pior que podia acontecer neste momento era teres um pico de amónia. Já agora vou deixar-te uma dica... eu sei que os camarões são caros, e que o hobby também não é barato, mas para a próxima em vez de 5 compra 10 ou 15. Há sempre um ou outro que se perde. Eu, por exemplo, quando quero 20 peixes de determinada espécie, compro sempre 22 ou 23. São bichos muito frágeis, aqueles com que lidamos. É mesmo normal que eles morram de vez em quando, infelizmente. Ainda ontem perdi um Otto de 4€. E percebi que ia acontecer... não houve nada que pudesse fazer.
  18. Pois são. Se fossem fáceis de remover não apareciam no meu aquário 😂 . A mim calham-me sempre as mais difíceis. Mas já percebi que são mesmo BBA. Aumentei o CO2, e vou ver como a coisa evolui. Ontem limpei-as todas com o sifão, e vou tentar esta tarde aplicar Carbono Líquido em cima de alguma que pode ter ficado no tanque, para ver se começo a controla-la. Vamos ver. Obrigado pela resposta, Álvaro. Grande abraço!
  19. É normal. A comida para camarões tem qualquer coisa que atrai todos os animais numa questão de segundos. Eu vejo pelo meu aquário... coloco 3 ou 4 pelletes num aquário de 120 litros, e todos os camarões aparecem sei lá de onde para as devorar. Muitas vezes há "luta" entre os camarões para ver quem come primeiro, e só depois dos maiores terem a barriga cheia é que os outros têm oportunidade para trincar qualquer coisita. Se o Betta quiser a comida, pode muito bem atacar os camarões, e se assim for eles não têm qualquer hipótese. Em relação à quantidade de camarões, podes colocar lá dentro quantos quiseres... aliás, fico admirado por ainda só teres os 5 iniciais, porque eles reproduzem-se com uma facilidade enorme. Ou são todos do mesmo sexo, ou as crias estão a ser comidas por alguém.
  20. Bem... com o problema do GH e KH resolvido, e como eu gosto muito de fomentar a discussão aqui no Fórum, apresento-vos mais um assunto para resolver no meu tanque 🙂 . Alguém me sabe identificar esta espécie de alga que se está a espalhar por toda a Monte Carlo? Quando uso o sifão para fazer a mudança de água, ela sai muito facilmente, mas passado uma semana parece igual ou pior. Ao início pensei que era Cianobactéria, mas depois desenvolveu para este formato mais filamentoso, portanto estou inclinado a pensar que será "Black Beard Algae". Qual é a vossa opinião, e o que acham que devo fazer para me tentar livrar dela? Desde já agradeço todas as respostas.
  21. Faço votos que um dia o consigas montar.
  22. Eh pá... eu não substituo fauna por químicos. A minha recomendação foi num dos sentidos, mas eu uso os dois e vou continuar a usar! E o teu aquário, Rui, como está?
  23. Claro que também convém dizer que: - é um hobby bastante dinâmico, porque cada fase da construção/manutenção de um aquário, apresenta-se como um desafio raramente fácil; - é um dos hobbys que nos permite estar mais perto de levar um bocadinho da natureza para dentro de nossa casa; - é um excelente motivo de conversa - então se encontrarmos alguém realmente interessado em todo o processo de montar um aquário, podemos passar horas a fio a falar sobre ele; - ter aquela fotografia final do aquário na parede é de um orgulho indiscritível, principalmente se por baixo tiver inscrita a classificação de um concurso qualquer... E mais um sem número de coisas. Não é para qualquer um... mas é para quem quer realmente ter um aquário.
  24. Belo tópico, Steve. Pessoalmente, quando alguém aparece aqui pelo fórum a fazer perguntas sobre a montagem de um aquário plantado, tento sempre deixar um alerta para os custos do hobby. Não é barato, não senhor. E mesmo quando pensas que tens tudo comprado e que estás "servido" para uns bons anos, há sempre as despesas de manutenção (água, luz, CO2, fertilizantes, etc., etc.) que, por baixo, representam uns 100€ por mês. Com um bocadinho de "jeito" algumas coisas podem ficar mais baratas se as fizeres tu mesmo (o meu primeiro aquário foi montado assim... arranjei um tanque antigo e só comprei o filtro, o termostato, as plantas e os vivos... fiz tudo o resto), mas à medida que avanças no hobby e começas a querer mais, percebes que um investimento superior no início, pode até significar uma poupança a longo prazo. Há hobbys mais baratos, mas também há hobbys mais caros. Cada um tem que decidir por si, e perceber se ter um aquário (plantado ou não) é uma coisa em que esteja disposto a gastar essa quantia. Ah... a acrescentar a tudo isto, há a dedicação e o tempo gasto. Um aquário não se monta uma vez para depois ficarmos a olhar para ele. No mínimo dos mínimos, eu gasto umas 5 horas semanais a tratar do meu tanque. Pode parecer pouco, mas há semanas em que tenho que fazer muita ginástica para as encaixar nas minhas obrigações.