É uma abordagem completamente diferente daquela a que estou habituado na Aquariofilia, mas acredita que o efeito é imensamente prazeroso de se ver. No início, a coisa é um bocado esquisita... parece que tens um tanque sujo ao qual não dás atenção (recebi muitas críticas cá em casa 😄 ), mas no momento em que as algas começam a crescer, e limpas os vidros todos, a imagem que tens é hipnotizante. Não é o mesmo que ter um aquário plantado, mas também não dá sequer metade do trabalho a manter.
Ainda estou a estudar a coisa porque a experiência com isto das algas como decoração não é muita, mas parece-me que o principal desafio aqui é tentares manter o filtro limpo (para teres um bom fluxo de água) e as algas confinadas ao fundo. Para teres uma pequena noção... limpei os vidros no domingo e hoje já tenho algumas algas no vidro da frente. Nada que se note muito... só se espreitares de lado. Com mudanças de água regulares e uma iluminação adequada ao efeito, julgo que chegarei ao ponto em que apenas terei que fazer uma limpeza semanal com uma esponja e uma mudança de água para retirar o lixo acumulado. Também andei 2 meses sem tocar no aquário!
Estou a pensar seriamente deixa-lo assim uns tempos, e comprar dois Oranda para os manter como animais de estimação. No fundo, é a questão que sempre se discutiu muito aqui no fórum... manter plantas ou manter peixes? Talvez faça uma pausa no Aquascaping (para voltar um dia... com toda a certeza) e opte agora pelos peixitos como foco. Acho que vou ter mais tempo livre para outras coisas durante uns tempos, e depois monto o hardscape que já tenho preparado. Mais tempo, menos dinheiro a sair da carteira... mas tu já deves conhecer-me... amanhã tudo isto pode mudar 😄 .