JoseCarlosMarques

Membro
  • Tópicos

    5265
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    218
  • Country

    Portugal

JoseCarlosMarques last won the day on Março 25

JoseCarlosMarques had the most liked content!

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Póvoa de Varzim (Porto)
  • Localização
    Póvoa de Varzim

Quem visitou o meu perfil

29501 visitas ao perfil

JoseCarlosMarques's Achievements

Grand Master

Grand Master (14/14)

  • Well Followed Rare
  • Dedicated Rare
  • Conversation Starter Rare
  • Reacting Well Rare
  • First Post Rare

Recent Badges

972

Reputação

  1. Para futura referência... caso algum dia alguém venha a ter interesse por este post. Sim, porque de comentários ou sugestões, tirando as do @Alvaro Silva, que têm sido preciosas, já não espero nenhuma. Nova TPA e nova fotografia. Tenho andado a tentar perceber o caminho que devo seguir com esta montagem. Considero-me um novato nesta coisa de manter plantas com uma altura maior. Usei-as ocasionalmente aqui e ali, mas nunca com esta presença ou esta densidade, por isso tenho visto muitos vídeos e imagens, para desenvolver um espirito crítico que me permita melhorar o que tenho dentro dos vidros (sem qualquer crítica por cá, é o que me resta fazer). Sempre gostei de um estilo mais "natural" ou "selvagem", mas ao mesmo tempo também gosto de manter as coisas "arrumadinhas". Vou tentando conciliar as duas. Em relação às plantas, continuam a portar-se bem, e com esta imagem já podem ver os peixes dentro do tanque. Um abraço a todos.
  2. Estou sempre a aprender consigo, Álvaro. Faz todo o sentido, claro... só achei que, tendo água a circular, as bactérias se mantinham vivas, mesmo sem comer. Pensei que entrassem num estado qualquer de hibernação. De qualquer forma, já coloquei os vivos que sobreviveram a todo este processo (que ainda demorou uns 3 meses) dentro do tanque. Tenho 27 Ember Tetras (de 35 que comprei há 7 meses), 13 Amanos (de 30 comprados há cerca de um ano) e 7 Otos (de 15 comprados também há um ano). Vou ter que repor os Amanos e os Otos, mas como o aquário desta vez está tão limpinho, não estou muito preocupado. Eu acho que não aprendi assim tanto com as minhas mais recentes montagens, mas só o facto de ter optado por um substrato diferente, ter diminuído a luz para 1/4 da potência da calha e de ter feito o dark start, parecem ter resolvido todos os problemas que tinha no passado. Ando encantado com este tanque... fez-me voltar a apaixonar pelo hobby.
  3. Acho que percebi... se as bactérias não forem "alimentadas", acabam por morrer, certo?
  4. Então porque fazemos o ciclo do azoto sem peixes 🙂 ?
  5. Um mês depois de plantado continuo sem problemas de maior. As plantas estão com óptimo aspecto e o maior desafio agora é conseguir que elas comecem a assumir a direção de crescimento que pretendo. A ideia é que atrás se inclinem para a esquerda e à frente para a direita. Depois de ontem ter limpado o filtro, a velocidade de circulação da água aumentou, e esse efeito consegue-se muito facilmente. Com o filtro desligado a montagem perde algum dinamismo porque as plantas tendem a endireitar-se. Com tempo e algum trabalho, espero conseguir "domá-las". Vamos ver 🙂 . Experimentei também colocar uma bomba de circulação do lado esquerdo do tanque, à frente, e o efeito fica ainda mais bonito, mas como tapava muito a luz naquele canto resolvi, por enquanto, não utiliza-la. Ainda em relação às plantas, continuo a minha luta para que a Glosso cresça cada vez mais rente ao solo, e já tenho tirado muitos pés de Helanthium que tentam ocupar espaços onde não os quero - isso tenho feito quase diariamente! Estou em duvida se coloco ou não os vivos dentro do tanque. Como as algas quase não se fazem notar (não preciso portanto de uma equipa de limpeza), e a coisa tem evoluído bem, acho que por agora não devia alterar a rotina do aquário. Continuo até sem fertilizar. Por outro lado, gostava de ver o comportamento dos bichos na sua nova casa. O que acham que devo fazer? Até para a semana 🙂 .
  6. Imagino os peixes a multiplicarem-se num aquário tão pequenito... ai jesus!
  7. Bons olhos te leiam, rapaz! Agora é só vídeos 😛 . Quero ver como vai ficar o tanque depois daquelas Rotalas ganharem tamanho, mas acho que prefiro assim mais simples. E o brasileiro que andavas a montar?
  8. Muito obrigado pela resposta, Álvaro. Foi isso que eu li, mas queria a confirmação de alguém que percebe mais disto do que eu. Como eles foram parar ao aquário não sei. O substrato é novo, as plantas foram todas compradas in-vitro com exceção da Eleocharis Montevidensis. As pedras também foram muito bem lavadas (bem demais, até... dei-lhes um banho de ácido muriático). Acredito mais que tenham vindo na água da torneira ou que já estivessem dentro do filtro (que preservei do último tanque que tive). Mais importante que isso será saber porque estão a sobreviver, e como não tenho ainda peixes no aquário, só pode ter haver com alguma matéria orgânica que esteja no tanque provocada por algumas plantas que tenham derretido. Amanhã vai ser dia de TPA e vou tentar limpar o filtro e o tanque o melhor que conseguir. Não quero mexer muito no substrato porque em alguns sítios as plantas ainda não o estabilizaram. Se fosse uma coisa mais séria, lá teria que o fazer, mas já fiquei mais descansado com as suas palavras. Vou apressar é a introdução da equipa de limpeza no aquário. Estava a pensar deixar o tanque sem vivos mais umas semanas, mas se estes bichos não desaparecerem com a TPA é sinal que ela é necessária. Um grande abraço!
  9. Sabes o que estás a fazer 🙂 .
  10. Estranho! Bem... melhor que o que estava, deve ter ficado com certeza. Não se esqueça é que o filtro vai ciclar novamente.
  11. @Alvaro Silva, preciso do seu conhecimento!!!!! Notei hoje a presença destes "seres" estranhos no vidro do meu aquário. Pesquisei na Internet e julgo serem "Detritus Worms" - minhocas de detritos - uma espécie de bicho que aparece com muita frequência em todos os aquários e se alimenta de restos de comida ou material em decomposição. Pela informação que encontrei, a sua presença não é uma ameaça, e com a limpeza regular do tanque acabam por desaparecer. Tem algum conhecimento sobre esta "coisa"? Acha que me devo preocupar, ou fazer alguma coisa em relação à situação? As imagens não são muito explicitas porque os seres são quase minúsculos... têm 2mm no máximo. Consigo ver que são de cor branca, e estão no sítio do tanque onde a circulação da água se nota menos.
  12. Boa! Vais ver que vais ficar com uma melhor filtragem. Eu colocava o Matrix no lugar das biobox, retirando-as. Ganhas muito mais espaço para a Media.
  13. Foi como eu disse... a aquariofilia tem ciência, mas não é exacta. Há 40 anos não tínhamos muito do equipamento que utilizamos agora, e que faz com que muitos dos nossos aquários sejam mantidos quase em "esteróides". Toda a ajuda é bem-vinda, portanto. Já essa coisa das bactérias só processarem os dejetos dos peixes é muito questionável... na sua maioria, sim, é isso que elas fazem, mas a Amónia não vem apenas dos peixes... já por isso fazemos o ciclo sem animais dentro do tanque. Posso dar-te a minha situação actual como exemplo: para montar o meu aquário de 120 litros, tive que retirar todos os vivos que lá tinha e coloquei-os num aquário de 30 litros. Esse aquário de 30 litros tem um filtro comprado numa Casa China com anéis cerâmicos que vieram num filtro externo que comprei em tempos, e o aquário de 120 litros tem um Fluval 307 com 2 Kgs de Neo Pure. Na teoria, a qualidade da água no aquário mais pequeno poderia provocar danos nos vivos, mas até agora isso não aconteceu, e já estão lá dentro há cerca de dois meses. Terá só haver com a Media utilizada? Claro que não! O pequeno é um aquário montado com plantas fáceis, pouca luz e sem CO2. O grande tem uma calha super-potente com plantas muito mais difíceis e injeção de CO2. Para o pequeno, a quantidade de Media é suficiente... no grande não me arriscaria sequer a colocar a mesma Media (que eu considero ser de qualidade mais baixa). Mais uma vez digo... tudo depende do que queremos atingir e dos meios que temos à disposição para isso.
  14. Olá Shaking. Não precisas pedir desculpa por nada... se tens uma dúvida, acho muito bem que a coloques. Já por isso tentamos manter um fórum e não uma página de Facebook ou Instagram. Aqui a informação fica alojada para sempre, e pode ser utilizada muito tempo depois de ter sido cá colocada 🙂 . Em relação à tua questão... não é por uma Media ser mais cara (na minha opinião, claro) que alguém deve ficar menos preocupado. Se assim fosse, andava tudo a comprar ADA! Mas se ela é mais cara, esse aumento de preço tem uma razão. Ou deve ter. E geralmente tem haver com a maior ou menor qualidade do material. Neste caso, com a maior ou menor capacidade de produzir bactérias na sua superfície. Eu não escolhi a Media da Aquario (a Neo Pure) por ser mais cara, mas porque pesquisei bastante na Internet e, em comparações onde usam imagens microscópicas, percebes que o material tem uma maior superfície de contacto com a água, onde depois se vão alojar as bactérias. A Matrix (da Seachem) também é boa, assim como a da Masterline. Na altura, em relação qualidade/preço, optei por essa, mas a maioria do pessoal até decide optar pela Matrix, que é a mais acessível, e tudo bem com isso também. Outra questão que define o preço é a capacidade de escoamento da água dentro do filtro (diferentes formas permitem mais ou menos caudal). Mais uma vez, na altura, a opção pela qual optei pareceu-me a mais indicada. Podes usar rocha de lava, sim. Eu uso Volcano Mineral em muitas das minhas montagens, por baixo do substrato. Também potencia a criação de bactérias benéficas. Mas procura um desses vídeos de comparação de media e vê a diferença no diâmetro dos "buracos" de cada uma. És capaz de ficar surpreendido. A aquariofilia tem ciência, mas não é exacta... já vi óptimos resultados com material (supostamente) de menor qualidade, e também já vi o contrário. Depende muito da experiência de cada um, da finalidade que cada um quer atingir e, principalmente, de saberes o dinheiro que tens para gastar... o que podes comprar com ele (ou fazer com ele)... e de adaptares as tuas expectativas ao que tens à tua disposição.
  15. Olá Telmo. Se é uma coisa que acontece sempre, então terá haver com a maneira como mantém os animais. Para o ajudar-mos, precisamos de mais informações. Qual o tamanho do tanque? Que filtro utiliza? Que luz utiliza? Qual a sua rotina de limpeza/troca de água? Quanto tempo tem a sua montagem? Deve dar-nos a conhecer tudo e mais alguma coisa que se lembre. Algumas imagens também poderão ajudar.