Boa tarde.
Antes de mais, passo a contextualizar a minha experiência neste mundo imenso da aquariofilia:
- tive em casa, durante cerca de 6 anos e meio, dois peixinhos de água fria (vulgos peixes dourados), de seus nomes Bacalhau e Salmão, num "aquário" de aproximadamente 10L, com um filtro de 5,00€ e uma bomba de ar do mesmo valor, ambos comprados numa loja chinesa. Nunca tive plantas ou outros seres vivos no aquário.
- Tanto o filtro como a bomba, só trabalhavam cerca de 16h por dia e sempre que íamos de férias, lá iam os peixes conosco dentro de um saquinho e chegados ao destino, água nova da torneira e peixes lá para dentro. Passaram por isto mais de uma dúzia de vezes.
- toda a decoração andou sempre entre plantas artificiais do chinês e conchas ou pedrinhas apanhadas na praia. Nunca fervi nada.
- sempre que notava a água a ficar turva, mudava a totalidade da mesma e lavava tudo muito bem com água da torneira.
- Recentemente decidi dar-lhes uma casa um pouco maior e comprei um aquário de 60L, onde recreei as condições acima discritas.
Depois de ter lido bastante acerca do tema, surge-me uma questão para a qual não tenho o mínimo vislumbre de resposta: como é possível estes dois peixes ainda estarem vivos após quase 7 anos?
Já li bastante acerca das condições que devem ser dadas ao peixes num aquário, sobre a importância dos TPA's, sobre o ciclo de ntrogénio e dos níveis de PH, no entanto, apesar de tudo o que fiz até hoje ir contra o que tenho lido, o Bacalhau e o Salmão gozam de uma longevidade inexplicável (pelo menos para mim).
Alguém me pode dar umas luzes sobre este estranho fenómeno?
Obrigado!