Olá a todos!
Sou novo aqui no fórum e venho recorrer a vós e à vossa experiência para me ajudarem a identificar uma situação que se tem vindo a desenvolver com o meu Betta macho que está comigo à 3 semanas, mas primeiro deixem-me listar o hardware que tenho:
Tanque de 55L;
Kit "starter" BioBox2 com termostato (definido para os 26ºC);
LED de 6W
No que toca a vivos, tenho para além do Betta, a Maintenance Crew composta por:
3 Caracois zebra;
2 Coridoras albinas;
3 Otocinclus;
2 Psuedogastromyzon (creio eu, é parecido aos Plecos mas não é bem Pleco)
e duas plantas:
Ceratopteris thalicroides;
Não consigo identificar pelo nome mas parece um pé de couve pequeno;
O tanque foi montado à mais de um mês e neste momento os parâmetros médios da água são os seguintes com 2 TPA's semanais de 20%:
pH: 6,5<pH<7,0
Amónia: 0 mg/L
Nitritos: 0 < NO2− <0,2 mg/L
Nitratos: 10mg/L< NO3- < 25mg/L
À cerca de uma semana que tenho notado o aparecimento de uns pontos negros na região do dorso do Betta como vos mostro nas fotografias e ele tem estado menos energético que o costume, até por vezes "cola-se" a uma das zonas de sucção do filtro e permanece lá por breves momentos, imóvel. Depois de pesquisar sobre esta situação aquela que mais se assemelha, creio eu no meu pouco entendimento, é a Black Spot Disease, que mesmo assim acho estranho pois ele veio perfeitinho aqui para casa e assim esteve por duas semanas. Para não mencionar a questão das aves, mas nunca se sabe.
Sem pontos:
Presença dos pontos:
Enfim, peço a vossa ajuda para iluminar esta situação na esperança de poder ajudar o meu Betta e o aquário em si, que são quase como segundos filhos para mim já. Desde já agradeço a atenção pessoal.