Boas!
Tive o meu primeiro contacto com escalares há cerca de um mês, mas não correu muito bem... De 4 que comprei (2 mármore e 2 dourados), 3 morreram no espaço de uma semana e o outro passado um mês.
Entretanto na loja já me disseram que tiveram alguns problemas com aquele fornecimento de escalares, pelo que fiquei mais ou menos convencido que a culpa não foi necessariamente minha.
Em todo o caso, gostava de saber sa que devo estar atento da próxima vez que decidir aventurar-me por estes belos peixes, do género:
- há alguns tipos mais resistentes que outros (zebra, mármore, preto, dourado, ...)?
- é legítimo presumir que os maiores já são mais resistentes?
- alguma outra coisa...
Ficha do meu aqua:
Data de montagem: 4 de Fevereiro de 2008
Dimensões: 100x40x50 cm (Juwel Rio 180)
Volume: 180L
Iluminação: 2x 45W T5 (Juwel Nature + Juwel Day)
Substracto Tipo/Quantidade: 30L Akadama + 2L areia
Aquecimento/Refrigeração: Aquecedor Juwel 200W
Peixes: 2 Ancistrus sp., 3 Corydoras julii, 6 Hyphessobrycon pulchripinnis (Tetra limão), 1 hemigrammus rhodostomus (Nariz de bêbado), 2 Tetras (não identificados...)
Plantas: Cabomba, Valisneria spiralis, Heteranthera zosterifolia, Echinodorus tenellus, Echinodorus bleheri, Echinodorus 'ozelot'
Manutenção: em princípio 1 TPA/semana de 20%
Parâmetros: nada a assinalar
Decorações: pedras sedimentares, pedra de lava e tronco
Desde já obrigado pelas ajudas.
Jorge