Boas,
Os peixes que tens não são incompativeis com discus apesar de eles não gostarem de muita agitação à sua volta, principalmente na hora da comida.
Quanto ao aquário se tem 150lt ou mais dá para 5 ou mais pois dois não é nada aconselhável um vai impor-se e o outro está condenado a médio prazo,
o minimo são três.Não te metas em estirpes selvagens, mas o que particulares ou lojas vendem na sua maioria não o são e se o forem eles informam-te.
No que diz respeito a plantas quantas mais melhor, peixes como companhia convém serem calmos, tens uma grande variedade de caracideos, por exemplo
os neons têem a desvantagem de quando os discus ficarem grandotes serem alimento, mas tens os narizes de bêbado, os diferentes peixes lápis,etc.
Quanto às plantas esta-me a esquecer do pormenor da temperatura, os discus requerem um minimo de 28ºC como temperatura de manutenção,
para as anubias não é problema mas terás que escolher as plantas tendo em conta a temperatura.
A água não necessita de trocas tão grandes 20% por semana está bom, o pH e a dureza também não é assim tão importante pois não sendo selvagens. e não
estando a falar de reprodução, já têem várias gerações de aquario, adaptando-se perfeitamente a um pH neutro e a uma dureza média.
Espero ter ajudado.
Abraço,
Luis